quarta-feira, 8 de abril de 2020



Confiante Esperança!

Quem diria que seríamos pegos de surpresa por aquilo que não vemos? Que nossas próprias mãos introduziriam, o não visível a olho nu, em nosso aparelho respiratório a ponto de causar nosso óbito. Quem com bola de cristal teria visto uma China, pelo COVID-19 parar sua produção e ter o céu limpo, aberto para as nuvens e as estrelas? Quem com um microscópio teria visto o COVID-19 e se calado? Há respostas verdadeiras sobre a Pandemia? Como explicar a dor dos milhões mortos pelo coronavírus? Dizer o que console os que perderam e não puderam cuidar e velar pelos seus mortos? Você que é contra o isolamento poderia apresentar uma solução para a não proliferação do vírus? Como contribuir para que o mundo capitalista não entre em colapso e não haja perdas ainda maiores? Alguém poderia elucidar o mistério do que não vemos destruindo o que enxergamos? Vamos criar soluções para que empregadores não ficarem no prejuízo, por conta o isolamento social, e empregados possam ganhar seus salários? Você poderia alimentar os que dependem da venda ambulante para sobreviver? Filhos e netos poderiam cuidar dos idosos que já vivem sozinhos e agora em isolamento social? Onde estão os gurus e líderes religiosos com a sabedoria suprema para responder a todas as perguntas nascidas pelo CODIV-19?
       A resposta evidentemente é simples: você! Simples e mais evidente ainda, é a droga controladora da transmissão: você! Simplesmente isso, você é o único e absoluto responsável para que o estado pandêmico passe e, rapidamente possamos voltar ao frenético mundo do produzir.
       Produzir para gerar emprego, produzir para que a vida volte ao normal, produzir para que acabe esta histeria midiática, produzir para que o trabalho informal não mate de fome os ambulantes, produzir para que os que vivem de esmola tenham como pagar sua comida nos refeitórios populares, produzir para que homens e mulheres em situação de rua possam receber as sobras de alimentos dos restaurantes e bares, produzir para que a cadeia do lucro a qualquer custo não quebre, produzir porque preciso viajar, produzir porque não dá para ficar 24h com meu filho e família em casa, produzir porque o trabalho home office é bom, mas já não aguento mais trabalhar, cuidar da casa e ver televisão o dia todo, produzir para que os templos religiosos possam continuar sua missão e manter as doações que insuflam suas aplicações financeiras, produzir para que possamos comprar o que é necessário, produzir para que haja EPI para os profissionais da saúde, produzir para que não tenhamos desemprego, produzir para que a economia não pare!
      Sim se faz necessário produzir, sem a produção nossa espécie está ameaçada, subjugada ao flagelo. Necessitamos voltar ao normal. A mídia não pode continuar a intoxicar a sociedade. Os templos necessitam voltar a atender espiritualmente seus fiéis, que precisam ser curados e continuarem a fazer suas doações e ofertas. As famílias necessitam mandar seus filhos para a Escola, lá são educados. Precisamos ir ao Shopping, aos hipermercados para comprar nosso alimento. Necessitamos voltar à empresa e cumprir as 40h semanais de trabalho, garantindo assim nosso salário e emprego. Governantes necessitam da pandemia para serem vistos, uns para fazerem comício, outros para mostrarem sua incompetência governamental. Sim vamos voltar a produzir, mas o que realmente a espécie humana precisa para ser útil e continuar produzindo e comprando?

      O humano perdeu sua essência. Deletou de seu repertório de produção os “húmus” que é! Tudo está relativizado. Nada mais tem sustentação em si mesmo. Ele se basta. A verdade se restringiu ao que cada um pensa. O relacionamento perdeu afeto e ganhou aplicativos. A distância social antes saudável, geradora de saudades, hoje corrompida pela aproximação nas redes sociais. A fé expressão da relação humana com Deus, hoje fonte de lucro. Educar, papel da família transferida para as instituições de ensino. Panelas cozendo substituídas pelo Delivery iFood, a refeição ao redor da mesa pela televisão como ponto de encontro. O brincar das crianças pelo Smartfhone e jogos virtuais. Substituímos tudo, o caminhar pelo controle remoto, o vertical pelo horizontal, porque estamos exaustos. Que essência tem a nossa? Viver para produzir. Viver, produzir e ganhar. Viver, produzir, ganhar e comprar. Quer coisa melhor que poder comprar? Comprar para ter, ter para ser. Pronto aí está a solução tanto essencial para os “húmus” que o humano é, ter para ser!

      Não, porém, entretanto, talvez, provavelmente, tampouco, nunca, jamais, de maneira alguma, apenas, salvo, só, somente uma necessidade sermos: SER HUMANO.
Que o momento histórico que vivemos, provocado pela Pandemia COVID-19, nos proporcione a confiante esperança de recuperarmos nossa essência humana de ser.



Que não nos falte a confiança em nós, que sejamos seguros,
firmes e despreocupados no palco da vida.
Sejamos crédulos e nada nos abalará!
Que pela esperança e com fé realizemos aquilo que desejamos!
Que ancorados em nós mesmos sejamos resilientes e não nos falte a
CONFIANTE ESPERANÇA!

6 comentários:

  1. Meu querido amigo, francas palavras sobre um momento tão delicado, no qual se faz necessário de fato uma reflexão sobre o modo como vivemos!
    Parabéns, pelo texto!
    Sensacional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari gratidão pela apreciação. Na torcida e oração por você e todos os profissionais da Saúde.

      Abreijos,

      Excluir
  2. Respostas
    1. Mônica agradeço o parecer. Sucesso na luta pela vida.

      Abreijos,

      Excluir
  3. Muito bem. Mostrou a realidade é infelizmente muitas pessoas não acreditam no isolamento e que possam vir a ter essa doença. Oremos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela presença e comentário. Esperemos que nunca e ninguém fique doente, mas que alguns brasileiros estão merecendo susto, estão.

    ResponderExcluir