sábado, 23 de janeiro de 2010

A Arte de ser feliz de Frei Betto

Recebi de uma amiga este apelo: “Existe alguma receita capaz de fazer uma pessoa se apaixonar por algo - seja o que for??? Nem precisa ser coisa transcendental. Algo que dê um sentido à vida. Não que a vida seja desprovida de sentido, mas desprovida de sabor.

“É claro que estou me referindo a mim, e posso até estar sendo exigente demais, ou cruel demais com a minha pessoa. Mas é esta a reflexão de hoje, de agora. Me dou conta de que não tenho paixão alguma. Pelo menos é o que a minha mente me fala e o que percebo. Isso me faz sentir falta de algo...

“Tem gente que gosta de corrida de carros, de cavalos, de barcos. Gente que ama fazer tricô, escalar montanhas, meditar hoooooras a fio; gosta de ler, de ser médico, jornalista, político até. Puxa vida... como admiro isso. A vida frenética das cidades pulsa em algumas pessoas, e a vida pacata do campo, em outras. Tenho alegrias e uma normalidade ética permeada por um bom senso bem bacana. Mas eu sinto (até irracionalmente), de forma muito forte, a impermanência.

“Um dia você disse que gostaria de ser semente. Refleti sobre e... nada aconteceu. O ritual inevitável da convivência e tudo o que envolve as relações interpessoais, somados a um bom astral, já cuidam disso. Queria me apaixonar. Ter um hobby. Qualquer um.

“Alegrias são muitas. Tenho o sorriso fácil... Mas a felicidade é coisa rara, de frágeis e preciosos momentos. Tenho uma implicância danada com aquela música do Zeca Pagodinho que diz: "...deixa a vida me levar... vida leva eu..." Quero sentir um sentido. A vida, o planeta, a diversidade religiosa, etc, são assombrosos de tanto infinito. Mas permaneço no raso. Sem querer explorar o seu tempo e os seus insights... digo: gostaria de saber o que você teria a dizer sobre isso.”

Fiquei pensativo. Há pessoas que me julgam portador de respostas para os impasses da vida. Mal sabem elas quantos acumulo em minha trajetória. Contudo, sei o que é felicidade. Difere da alegria. Felicidade é um estado de espírito, é estar bem consigo, com a natureza, com Deus. Com os outros, nem sempre. As relações humanas são amorosamente conflitivas. Invejas, mágoas, disputas, mal-entendidos, são pedras no sapato.

Alegria é algo que se experimenta eventualmente. Uma pessoa pode ser feliz sem parecer alegre. E conheço muitos que esbanjam alegria sem me convencerem de que são felizes.

Após meditar sobre a consulta de minha amiga, respondi: “Querida X: diria que a primeira coisa é sair da toca... Enturmar-se com quem já encontrou algum sentido na vida: a equipe de jogo de xadrez, a turma do cinema de arte em casa, o grupo político, a ONG da solidariedade etc. É preciso enturmar-se , sentir a emulação que vem da comunidade, dos outros, esse entusiasmo que, se hoje falta em mim, exala do companheiro ao lado...

“Você pode encontrar a paixão de viver em mil atividades: ler histórias num asilo, ajudar voluntariamente num hospital pediátrico, costurar para uma creche ou participar de um partido político, um grupo de apoio a movimentos sociais; alfabetizar domésticas e porteiros de prédios ou se dedicar a pesquisar a história do candomblé ou por que tantos jovens buscam na droga a utopia química que não encontram na vida.

“Mas, sobretudo, sugiro mergulhar numa experiência espiritual. Mergulhar. É o que, agora, nesta manhã luminosa de Cruz das Almas (BA), me vem à cabeça e ao coração.”

O sábio professor Milton Santos, que não tinha crença religiosa, frisava que a felicidade se encontra nos bens infinitos. No entanto, a cultura capitalista que respiramos centra a felicidade na posse de bens finitos. Ora, a psicanálise sabe que o nosso desejo é infinito, insaciável. E a teologia identifica Deus como o seu alvo.

Ninguém mais feliz, na minha opinião, do que os místicos. São pessoas que conseguem direcionar o desejo para dentro de si, ao contrário da pulsão consumista que faz buscar a satisfação do desejo naquilo que está fora de nós. O risco, ao não abraçar a via do Absoluto, é enveredar-se pela do absurdo.

Como o Mercado, que tudo oferece em sedutoras embalagens, ainda não foi capaz de ofertar o que todos nós mais buscamos – a felicidade -, então tenta nos incutir a idéia de que a felicidade resulta da soma dos prazeres. Possuir aquele carro, aquela casa, fazer aquela viagem, vestir aquela roupa... nos tornará tão felizes quanto o visual dos atores e atrizes que aparecem em peças publicitárias.

Tenho certeza de que nada torna uma pessoa mais feliz do que empenhar-se em prol da felicidade alheia: isto vale tanto na relação íntima quanto no compromisso social de lutar pelo “outro mundo possível”, sem desigualdades gritantes e onde todos possam viver com dignidade e paz.

O direito à felicidade deveria constar na Declaração Universal dos Direitos Humanos. E os países não deveriam mais almejar o crescimento do PIB, e sim do FIB – a Felicidade Interna Bruta.

Frei Betto é escritor, autor do romance “Um homem chamado Jesus”, que a editora Rocco faz chegar

http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=53&cod_noticia=13782

A mãe do Brasil, Zilda Arns

Veja que belo texto Frei Betto escreveu sobre Zilda Arns http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=14127&cod_canal=53

Eduardo Galeano: A história do Haiti é a história do racismo na civilização ocidental

Eduardo Galeano: A história do Haiti é a história do racismo na civilização ocidental

O bem e o mal que nos enviam por e-mail

Por Engel Paschoal

Todo mundo que tem e-mail recebe dezenas de mensagens absolutamente inúteis, quando não perigosas por causa de prejuízo financeiro.Isso sem falar nos casos extremos que podem levar, como de fato já levaram, pessoas à morte.

leia o artigo http://educacao.uol.com.br/colunas/engel/ult3637u201.jhtm

se quisermos viver em um mundo melhor, comecemos por uma mudança dentro de nós mesmos

A importância do perdão na nossa sociedade


Por Içami Tiba

"Perdoai-os, Senhor... Eles não sabem o que fazem...", disse Jesus, nos últimos e agonizantes momentos de sua vida! É um dos maiores perdões já ouvidos na história da humanidade.

Só iremos compreender a magnitude destas palavras e a grandeza de quem as proferiu quando lidarmos com os nossos sentimentos.

Em uma época em que reina o "não engulo sapos", o "bateu, levou", o "não levo desaforos para casa", é bom lembrarmos o quanto perpetuamos a cadeia de violência que tanto queremos combater. Raramente uma violência tem causa única. Ela é o resultado prático de inúmeras questões, geralmente envolvendo violências anteriores.

lei a matéria http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/ult6425u32.jhtm

o que está por vir em 2010. São datas, eventos e acontecimentos relevantes.

Aos/As amigos/as de perto e de longe

Envio esta pesquisa sobre o que está por vir em 2010. São datas, eventos e acontecimentos relevantes. O mais será feito por nós em cada canto de nossas vidas. O passado é memória e celebração. O presente é ação e consciência de ser sujeito histórico. O futuro é a promessa e a possibilidade de construir um outro mundo possível. Façamos este futuro assumindo o presente sem perder a memória de nosso passado. Feliz 2010 fecundo e livre para cada um de vocês. Abraço acompanhado de um brinde e votos de feliz ano novo. Melhor, novíssimo.

Prof. Dr. Fernando Altemeyer junior - Depto. de Ciências da Religião da Pontificia Universidade Católica de São Paulo - Brasil     SP, 11 de janeiro de 2010/versão 11.

Ano vulgar de 2010 com 365 dias.
Calendário gregoriano2010 – MMX
Ab urbe condita2763
Calendário arménio1459
Calendário chinês4706 – 4707
Calendario hebraico5770 – 5771
Calendários hindus
– Vikram Samvat
– Shaka Samvat
- Kali Yuga
2065 – 2066
1932 – 1933
5111 – 5112
Calendário persa1388 – 1389
Calendário islâmico1431 – 1432
Calendário rúnico2260
ONU – Ano Internacional da Biodiversidade e Ano internacional para a aproximação das culturas – 2010
1950 do naufrágio do apóstolo Paulo na ilha de Malta – 60 d.C.
1900 anos da morte do bispo Inácio de Antioquia - ao redor de 110 d.C.
1850 anos do nascimento de Quintus Septimus Flores Tertuliano – 18/11/160 d.C. Cartagena
1800 anos do nascimento de São Cipriano – 16/09/210 d.C.
1750 anos da morte de São Marius – 19/01/260 d.C.
1700 anos da morte de São Panfílio – 1/06/310 d.C. – líder intelectual da Cesaréia
1700 anos da morte de Santo Eusébio, o grego, martir e Papa – 17/08/310 d.C.
1650 anos da morte de São Laurent de Novara – 30/04/360 d.C.
1600 anos da morte do poeta Prudêncio – Roma é saqueada pelos bárbaros - Alarico
1600 anos da morte de Santo Isaque de Constantinopla – 30 de maio de 410 d.C.
1500 anos da morte de São Simão de Emese, 21/07/510 d.C.
1400 anos da morte de São Vital de Gaza, 22/04/610 d.C.
1400 anos da fundação da Abadia de Westminster – 610 d.C.
1400 anos do início da pregação do profeta Muhammad – Islã – 610 d.C.
1100 anos da fundação do Mosteiro de Cluny – 910 d.C.
1000 anos do nascimento do monge saxão São Bennon, de Varsóvia, 10/06/1010 d.C.
1000 anos da destruição da Basílica do Santo Sepulcro – 1010 d.C.
850 anos da morte de Pedro Lombardo – 21/08/1160 d.C.
800 anos do nascimento do Papa Bem-aventurado Gregório X – 10/01/1210 d.C.
750 anos do nascimento do Mestre Eckhart – 28/03/1260 d.C.
650 anos do nascimento do iconografo russo Andrei Rublev – 30/01/1360 d.C. autor do ícone Trindade
600 anos da morte de Jean Froissart – autor de Chroniques – 1410 d.C.
518 anos da chegada de Colombo à América - 1492
510 anos da chegada dos portugueses ao Brasil – Pedro Alvares Cabral - 1500
500 anos da chegada dos frades dominicanos à América – Universidade Autônoma de Santo Domingo
500 anos do nascimento de São Francisco de Borgia, geral dos jesuitas – 10/10/1510 d.C.
400 anos das primeiras reduções jesuíticas do Paraguai - 1610
350 anos da morte de São Vicente de Paula e Santa Luisa de Marillac – 1660 d.C. Paris
300 anos do início da guerra dos Mascates – Brasil - 1710
200 anos da insurreição das colônias espanholas na América - 1810
188 anos da independência do Brasil – 1822
130 anos da abolição da escravidão em Cuba - 1880
130 anos da publicação de Os irmãos Karamazóvi – Fiódor Dostoiévski - 1880
121 anos da proclamação da República no Brasil – 1889
120 anos da publicação de A besta humana – E. Zola - 1890
120 anos da fundação em Jerusalém da École pratique d´etudes bibliques pelo padre dominicano Joseph Marie Lagrange (1855-1938) - divulgador do método histórico-crítico - 1890
110 anos da construção do primeiro dirigível por Zeppelin – 1900
110 anos do lançamento por Freud do livro A interpretação dos sonhos
110 anos da morte de F. Nietzsche – 1900
110 anos da revolta dos Boxers – China
110 anos da publicação da teoria dos quanta – Max Planck – 1900
100 anos da Conferência missionária ecumênica de Edimburgh - Escócia - 1910
100 anos do Sport Clube Corinthias Paulista – São Paulo – Brasil - 1910
100 anos do início da revolução mexicana – 1910
100 anos da insurreição antiturca na Albânia
100 anos da descoberta dos raios cósmicos por Gockel – 1910
100 anos da publicação de Oferenda Lírica de Rabindranat Tagore - 1910
100 anos do Passaro de fogo, de Stravisnki – 1910
100 anos da obra de Claudel – Cinco grandes odes - 1910
100 anos que o russo Vassily Kandinsky inaugura a arte abstrata com "Esboço para composição IV" – 1910
100 anos da criação pelo Marechal Rondon do Serviço de Proteção ao índio – 1910
100 anos da revolta da Chibata – Rio de Janeiro – Brasil - 1910
90 anos da fundação do Partido Comunista – 1920
90 anos da campanha de não-cooperação de Mahatma Gandhi – 1920
90 anos da lançamento do romance Le Fer sur l’enclume, por Émile Baumann (1868-1941)
90 anos da canonização de Joana D’Arc – 1920
90 anos da publicação de As consequencias econômicas da paz – Keynes – 1920
80 anos que Jules Rimet organiza a primeira Copa do Mundo – 1930
80 anos do êxito nazista nas eleições alemãs – 1930
80 anos da crise econômica em Wall Street – EUA – 1930
80 anos que Getúlio Vargas depõe Washington Luis – 1930
80 anos da descoberta de Plutão, por Clyde Tombaungh – 1930
70 anos da utilização do radar – 1940
70 anos da publicação de Attente de Dieu, Simone Weil
70 anos da obra Volo di Notte, de Dallapiccola - 1940
70 anos que Getúlio Vargas institui o salário minimo no Brasil– 1940
70 anos do massacre de Katyn - 1940
70 anos que o nazismo instala o campo de concentração de Auschwitz na Polonia – 1940
60 anos do lançamento do jornal Folha de São Paulo – Brasil – 1950
60 anos da morte de Emmanuel Mounier - 1950
60 anos da ocupação do Tibete pela China
60 anos do início da guerra da Coréia – 1950
60 anos da proclamação do dogma da Assunção de Maria pelo Papa Pio XII – 01/11/1950
60 anos da obra de Pablo Neruda, Canto General de Chile – 1950
60 anos da obra La Terra promessa, de Ungaretti, 1950
50 anos da inauguração de Brasília, Brasil - projetada por Niemeyer e Lúcio Costa – 1960
50 anos do lançamento de Dolce Vita, de Federico Fellini – 1960
50 anos da morte do Bem aventurado croata Cardeal Alizije Stepinac – 10/02/1960
50 anos da eleição de Kennedy para presidente dos EUA - 1960
50 anos da invenção do laser
50 anos da Reforma Agrária em Cuba – 1960
50 anos da explosão da primeira bomba atômica francesa, em Reggane – 1960
50 anos da publicação de Crítica da razão dialética, por Jean Paul Sartre – 1960
50 anos da publicação de Intolerância, de Ionesco – 1960
50 anos da guerra civil no Congo Belga - 1960
40 anos do começo da guerra do Camboja com golpe militar apoiado pelos EUA – 1970
40 anos do voo do Boeing 747 Jumbo Jet – 1970
40 anos da morte do prêmio Nobel da literatura, François Mauriac - 1970
40 anos do Setembro Negro – Guerra da Jordania contra a OLP
30 anos do início da guerra entre Irã e Iraque – morreram 700 mil pessoas – 1980-1988
30 anos da descoberta das jazidas de Serra Pelada – PA – Brasil - 1980
30 anos de eleições diretas para governadores e fim dos senadores biônicos no Brasil – 1980
20 anos da reunificação da Alemanha – 1990
20 anos da guerra de secessão da Eslovênia contra a Sérvia - 1990
20 anos da saída de Nelson Mandela da prisão depois de 27 anos de cárcere – Africa do Sul - 1990
20 anos da invasão do Kuweit pelo Iraque – 1990
20 anos do início do Projeto Genoma Humano por norte-americanos – 1990
20 anos do confisco de depósitos pelo plano Collor no Brasil – 1990
20 anos da morte do padre dominicano Marie-Dominique Chenu (1895-1990)
20 anos da morte de Marcel Légaut (1900-1990)
20 anos da morte do cantor CAZUZA – Brasil - 1990
15 anos de Mercosul - 01 de janeiro de 1995
15 anos da morte de Florestan Fernandes – Brasil - 10/08/1995
10 anos – jubileu do ano 2000
10 anos da Segunda Intifada – Israel/Palestina - 2000
5 anos do pontificado de Bento XVI – 19 de abril de 2005

Acontecimentos previstos, efemérides, esportivos, políticos etc para 2010

Janeiro
1 de janeiro – Dia mundial da paz instituido por Papa Paulo VI em 1967 e comemorado a cada ano em todo o mundo católico – tema do Papa Bento XVI - Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação - FERIADO
1 de janeiro – Festa de Santa Maria, Mãe de Deus - FERIADO
4 de janeiro - Inauguração do complexo de Burj Dubai, o edifício mais alto do mundo, no Dubai.
4 de janeiro - 50 anos da morte de Albert Camus, Villeblevin, 1960.
06 de janeiro – Festa dos Santos Reis – Epifania
14 de janeiro – desde 1745 – Festa do Senhor do Bonfim, Salvador - BA
15 de janeiro - O eclipse solar anular com a maior duração na fase anular no século XXI, com 11 minutos e 8 segundos.
17 de janeiro de 1910 – 100 anos da morte de Joaquim Nabuco
26 de janeiro de 1500 – 510 anos do descobrimento do Cabo de Santo Agostinho, por Vicente Iañez Pinzón
28 de janeiro - Vinda da turnê "Death Magnetic Tour", do grupo norte americano Metallica ao Brasil nas cidades de Porto Alegre no dia 28 e São Paulo nos dias 30 e 31.

Fevereiro
3 de Fevereiro - Lançamento do Solar Dynamics Observatory (SDO), espaçonave da NASA
3 a 9 de fevereiro, Itaici – Indaiatuba – SP - 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) - 400 padres
4 de Fevereiro - Vinda da tour "I Am... Tour", da cantora Beyoncé, ao Brasil (nas cidades de Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador).
12 de Fevereiro - início das festividades de Carnaval
14 de fevereiro de 1630 – 380 anos da invasão holandesa no Brasil – Pernambuco
15 e 16 de fevereiro – CARNAVAL - Feriado
17 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas – início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade ecumênica 2010 – tema: Economia e vida - Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt6,24c), promovida pelo CONIC.  - Cerimônia de abertura dos XXI Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver. Inauguração das estações Tamanduateí e Vila Prudente da Linha 2 do Metrô de São Paulo.
27/28 de fevereiro – festa judaica do Purim ou Festa de Ester

Março
5 de Março - Estreia do filme Alice no País das Maravilhas sob direção de Tim Burton.
10 de Março - Último show da banda norueguesa A-ha na cidade de São Paulo, em sua tour de despedida.
13 de março de 1830 – 180 anos do nascimento do beato Antonio vicente Mendes Maciel – Antonio Conselheiro (líder de Canudos)
29 de março - Inauguração do trecho sul do Rodoanel Metropolitano de São Paulo.
29/30 de março – Festa judaica do Pessach ou Páscoa judaica

Abril
02 de abril – Sexta-feira da Paixão – Semana Santa – FERIADO
04 de abril – Páscoa de Jesus Cristo
16 de abril – 83 anos de vida do Papa Bento XVI
17-18 abril – 1950 anos do naufrágio do apóstolo Paulo em Malta – visita do Papa Bento XVI à ilha mediterrânea
21 de abril – Tiradentes – FERIADO
21 de abril – 50 anos da transferência da capital do Brasil do Rio para Brasília - 1960  - Início das operações comerciais da Linha 4 do metrô de São Paulo.
30 de Abril - Estréia do filme Homem de Ferro 2 sob direção de Jon Favreau.

Maio
01 de maio – dia de luta do Trabalhador – FERIADO
3 a 13 de maio - 48ª Assembleia Geral da CNBB – em Brasília (DF), com o tema central: CEBs.
13 de maio – visita do Papa Bento XVI a Fatima em Portugal
De:
13 a 16 de Maio - Realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional em Brasília - DF.
18-20 de maio – Festa judaica de Shavuot ou Pentecostes
21, 22, 27, 28 e 29 de Maio - Realização do Rock in Rio Lisboa 2010.
25, 27 e 29 de Maio- Realização do Festival Eurovisão da Canção 2010 em Oslo, na Noruega. Edição 55º.
40 anos do gibi Mônica, de Maurício de Sousa

Junho
03 de junho – Festa de Corpus Christi – FERIADO
4-6 junho – visita do Papa Bento XVI à Chipre
10 de junho de 1800 – 210 anos do Seminário de Olinda - PE
11 de Junho - Início da XIX Copa do Mundo de Futebol, na Africa do Sul, com 32 países.
15 de junho – jogo COPA Brasil e Coréia
19 de junho – jogo COPA Brasil e Costa do Marfim
18 de Junho - Lançamento do filme Toy Story 3 da Pixar.
17-19 de junho – encerramento do Ano Sacerdotal da Igreja Católica com o tema: Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote
25 de junho – jogo COPA Brasil e Portugal
30 de Junho - Lançamento do filme Eclipse, a continuação de Lua Nova.
Lançamento pela Microsoft do Office 2010.

Julho
2 de julho - Lançamento do filme The Last Airbender, que é baseado no desenho animado Avatar A Lenda De Aang
06 de julho – início da propaganda eleitoral
10 de julho - Festa da Independência da Colômbia – 200 anos
11 de julho – Final da XIX Copa do Mundo, na África do Sul.
11 de julho - Eclipse solar total.
12 a 15 de julho – 23º Congresso anual da SOTER 2010 – Belo Horizonte, MG – Religiões e paz mundial
18 de julho - Dia Internacional de Nelson Mandela, dedicado ao ativismo.
26 de julho de 1930 – 80 anos do assassinato de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Agosto
01 de agosto – 9 de setembro – Mês do Ramadan – Islam
17 de agosto – início da propaganda eleitoral gratuita na rádio e tv

Setembro
07 de setembro – Festa da Independência do Brasil- FERIADO
08/09 de setembro – festa judaica do Rosh Hoshaná – ano novo 5771
16 de setembro - Festa da Independência do México – 200 anos
17/18 de setembro – comemoração judaica do Yom Kippur ou Dia do Perdão
18 de setembro de 1860 – 150 anos da morte do poeta Casimiro de Abreu
22/23 a 30 de setembro – festa judaica do Sucot ou Festa dos Tabernáculos

Outubro
1 de outubro – Festa da Alegria da Torah – Simhat Torah
3 de outubro de 1930 – início da revolução de 1930
3 de outubro - Eleições Gerais na República Federativa do Brasil para presidente, governador, senador, deputado estadual, deputado federal, deputado do parlamento do Mercosul e deputado distrital (somente para o Distrito Federal).
12 de outubro – Festa da Padroeiro do Brasil – Nossa Senhora da Conceição Aparecida – FERIADO
17 de outubro de 1710 – 300 ANOS da Guerra dos Mascates - Pernambuco
17-19 de outubro – visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido
18 de outubro de 1970 – 40 anos da criação do Movimento Armorial em Pernambuco
31 de outubro - 2° turno das Eleições Gerais na República Federativa do Brasil. Somente em caso de um candidato a Governador e/ou Presidente não consiga a maioria dos votos da população.

Novembro
02 de novembro - Finados – dia dos mortos – FERIADO
15 de novembro – Proclamação da República – FERIADO
30 de novembro – 65 anos de ordenação presbiteral de Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns

Dezembro
2 a 9 de dezembro – festa judaica do Chanuká ou Festa das Luzes
8 de dezembro – Hegira – aniversário do Exodo de Muhammad – ano 1432
10 de Dezembro - Estreia Mundial de Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada
21 de Dezembro - Eclipse lunar total.
25 de dezembro – Natal de Jesus Cristo – FERIADO
31 de dezembro – Festa de final de ano – Reveillon 2011 - "O que a lagarta interpreta como fim do mundo é aquilo que o professor chama de borboleta – Richard Bach".

Eventos sem data fixa

Realização do Censo 2010 pelo IBGE;

A construção da Estação Espacial Internacional se completará;

Entrada em operação do CEV, o novo veículo espacial que substituirá os Ônibus Espaciais da NASA;

É esperada a entrada da Croácia na União Européia;

Lançamento do avião-foguete XCOR Aerospace lynx nos Estados Unidos;

Inauguração da Linha 1A do Metrô do Rio de Janeiro;

Inauguração do primeiro VLT do Brasil, VLT de Maceió.

Será anunciada a construção da Tour Geneve com 52 pavimentos, na cidade de João Pessoa, será o primeiro arranha-céu a ter mais de 50 andares, desde a construção do Mirante do Vale, em 1960, na cidade de São Paulo.

22 de janeiro dia de São Vicente Pallotti - APELO AO POVO

Esse homem morreu aos 55 anos, porém sua visão era já, a do século XXI e deixou esse grande apelo:

APELO AO POVO

Todos,
grandes e pequenos,
formados, estudantes, operários,
ricos e pobres,
padres, leitos, religiosos e seculares,
comerciantes e empresários,
funcionários, artistas e artesãos,
comunidades e indivíduos,
cada qual no seu próprio estado,
na própria condição,
de acordo com os próprios dons,
podem dedicar-se às obraas do Apostolado Católico
para REAVIVAR A FÉ, REACENDER A CARIDADE
e PROPAGÁ-LAS em todo o MUNDO. (1835)