quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acordo Brasil Santa Sé: principios da laicidade estatal, da igualdade e da liberdade religiosa

Família e escola!

Secretária eletrônica para escolas


(CALIFORNIA - EUA)

Esta é a mensagem que os professores de uma escola da California decidiram gravar na secretária eletrônica. A escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.



Aqui a mensagem gravada:



"OLÁ! Para podermos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:

- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1

- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2

- Para se queixar sobre o que não fazemos - tecle 3

- Para insultar os professores - tecle 4

- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5

- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6

- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7

- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano -Â tecle 8

- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9

- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola -Â tecle 0

Mas se você já compreendeu que este é um mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

----- ooooo -----

A ÚLTIMA SUGESTÃO PARA AS ESCOLAS BRASILEIRAS, ONDE O PROFESSOR É CHAMADO DE "EDUCADOR" E OS PAIS DE "CLIENTES"



Esse texto recebi por e-mail, desconheço a fonte e por considerar um texto que faz refletir e mudar atitudes publiquei, porém se o autor aparecer e julgar que fiz mal uso do texto... tiramos o texto do blog....

Ficha Limpa. Senado aprova.... VITÓRIA POPULAR

O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (19) o projeto Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). A inelegibilidade do político será de oito anos.


Senadores comemoram, mas têm dúvidas se lei valerá para as eleições 2010

Como o Senado não mudou o mérito do projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Não há consenso, no entanto, para a aplicação da lei na eleição de outubro. Para alguns, caso o projeto seja sancionado por Lula antes das convenções que definem os candidatos, as regras podem ser aplicadas; outros parlamentares dizem que a proposta teria de ter sido aprovada em 2009 para poder valer neste ano. Essa questão deve ser decidida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, já entrou com um questionamento no tribunal sobre a validade da lei, mas o TSE ainda não se pronunciou.

O Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular: recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) estimou que cerca de 25% dos futuros candidatos devem ser barrados com a nova lei. “Eu acredito que o número vai ser muito grande, pelo menos 1 em cada 4, porque tem muita gente acostumada a praticar irregularidades e o leque de crimes que passam a provocar inelegibilidade se amplia muito”, disse o democrata.

Para o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o texto "ainda precisará ser aperfeiçoado no futuro, porque ainda é muito genérico, pode cometer injustiças e não pegar quem tem que pegar. Mas é um avanço, sem dúvida”.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, que dirige uma das instituições que promoveram o projeto, afirma que a nova lei vai inibir os criminosos. “Ao recorrer, o recurso ganhará prioridade para ser julgado. Então, se o candidato tiver culpa no cartório, ele vai preferir cumprir os trâmites normais da justiça e abrir mão da eleição, porque se recorrer ele pode ser preso.” Ainda segundo ele, a expectativa é que a nova lei abra precedentes para que a ética no trato com as coisas públicas se amplie.

Mais cedo, o presidente da República em exercício, José Alencar, defendeu a aprovação do projeto. “Tenho pedido para que votem [o Ficha Limpa], o Brasil precisa disso. Aliás, a impunidade não pode continuar no país, é preciso que haja rigor em todas as investigações e também no cumprimento da lei”, disse Alencar.

Cientista político contesta

Para o cientista político e sócio da CAC Consultoria Política, José Luciano Dias, ainda existe a possibilidade de que o STF (Supremo Tribunal Federal) conteste a validade legal do projeto. Dias afirma que a iniciativa é importante, mas viola o direito individual da defesa. “Eu acho que, no formato que veio da Câmara, ele vai ser objeto de uma contestação judicial por aquelas pessoas que, eventualmente, sejam prejudicadas.”

Além disso, Dias acredita que seja pouco provável que o projeto entre em vigor este ano, uma vez que ele contraria o artigo 16 da Constituição Federal. O texto diz que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

Pré-sal e aposentados

Após conversas entre líderes partidários da base governista e da oposição, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou a retirada da urgência do primeiro projeto do marco regulatório do pré-sal na Casa.

Ficou acordado um calendário para a votação dos projetos. No dia 8 de junho, deverá ser colocada em pauta a criação do Fundo Social, seguido pelo projeto de capitalização do Petrobras (no dia 9 de junho). O debate sobre o sistema de partilha da produção nos campos pré-sal ficou para o dia 16 de junho.

Jucá pretende ainda levar para votação o projeto do reajuste dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo. A Câmara estabeleceu reajuste de 7,7% e, agora, o projeto deve ser referendado pelo Senado.

* Com informações informações de Camila Campanerut, do UOL Notícias em Brasília, e da Agência Brasil

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2010/05/19/senado-aprova-ficha-limpa-que-segue-para-sancao-de-lula.jhtm (acesso 18/05/10)

Ensinem seus filhos a falhar

Ensinem seus filhos a falhar, por Eliani Gracez Nedel*


O modelo tradicional de família tem sofrido modificações significativas. O modelo do passado era de uma hierarquia em forma de pirâmide, na qual os filhos deviam obediência aos pais. Esse modelo tornou-se decadente e foi substituído por um novo modelo, em que o filho é tão respeitado quanto o pai, e a mulher tem a mesma igualdade e direitos que o homem. Esse novo modelo não é bom nem ruim, ele é apenas diferente.
O problema é que esse novo modelo requer uma nova forma de educação. A nova criança não tem medo, é ousada, não teme os pais e quer liberdade para fazer suas próprias escolhas. Ela quer ser “dona do seu nariz”. Com isso, os pais perderam a autoridade sobre os filhos. A educação pela autoridade deve ser substituída por um novo modelo rico em sabedoria, no qual a criança compreenda sua importância no mundo e seja preparada para exercer seu papel dentro da sociedade. Essa nova criança surge como espelho à liberdade da mulher. A submissão da mulher, no passado, também foi modelo para crianças que deram continuidade ao patriarcado.

Em meio a essa mudança toda, tem jovens que não sabem o que fazer com sua liberdade, porque não foram preparados para enfrentar o grande desafio que é viver e fazer escolhas. Se no passado os pais faziam escolhas pelos filhos, hoje são os próprios filhos que fazem suas próprias escolhas. Isso exige um preparo que muitos não têm. Exige que pais preparem seus filhos para fazer estas escolhas. Nesse novo paradigma, também é preciso ensinar os filhos a lidar com a adversidade e com as falhas humanas. Não somos perfeitos, vamos errar inevitavelmente mais cedo ou mais tarde. No entanto, os pais de hoje procuram dar de tudo aos filhos e criam a ilusão de uma vida sem erros. No passado, quando uma criança tirava notas baixas na escola, ela sabia que teria de se justificar diante dos pais. Hoje, quando uma criança vai mal na escola, os pais tratam como se a falha fosse do professor e não da criança.

No modelo atual, é o professor que tem que se justificar pelo baixo rendimento do aluno, eximindo a criança do erro. O sonho de uma vida sem erros e repleta de prazer muitas vezes acaba no consumo de drogas. Uma fuga às dificuldades da vida que nem sempre é tão perfeita quanta a infância. Um passarinho que cresceu em uma gaiola, quando é colocado em liberdade, morre, porque ele não aprendeu a voar livremente.

*FILÓSOFA

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2908155.xml&template=3898.dwt&edition=14719§ion=1012 (acesso 18/05/10)

abuso de autoridade por parte de policias civis e militares na prisão do padre Silvio Andrei

COMENTÁRIO DO DIA
A instauração de inquérito pela Polícia Civil de Ibiporã na última terça-feira (18), aberto a pedido do juiz de Ibiporã, Sérgio Neme, não minimizará a culpabilidade dos atos praticados pelo religioso, mas poderá constatar se houve abuso de autoridade por parte de policias civis e militares na prisão do padre Silvio Andrei, na madrugada de domingo (16). Existem indícios excesso de autoritarismo, principalmente pelo fato de o padre ter sido algemado pelos pés e pelas mãos, e de que forma as fotos de Silvio Andrei seminu foram parar na imprensa. Estes foram alguns dos detalhes que chamaram a atenção do magistrado.

Relatos da própria imprensa londrinense, que demonstra total imparcialidade nas formas de abordagens da uma notícia, informam que prisão do padre Silvio Andrei foi o assunto que abriu a sessão da terça-feira (18) da Câmara de Vereadores de Londrina. Vários parlamentares saíram em defesa do padre, criticando a forma como ele foi detido e como a imprensa tratou o caso.

“Foi uma fúria, uma afronta o que fizeram com ele, fotografá-lo nu. Precisa apurar quem foi o policial que fez aquelas fotografias. Ninguém, o pior criminoso, assassino, o policial não tem direito de fotografar ele nu e expor as fotografias. Quem este policial pensa que é?”, disse o indignado Joel Garcia (PDT). Ao lado do Padre Roque, presidente da Câmara, ele questionou que Silvio Andrei não estava de batina, e sim de casula, outra vestimenta usada por padres.

Outros vereadores aderiram na defesa do religioso. O vereador Tito Valle (PMDB), atacou a imprensa, acusando de sensacionalismo ao exibir as imagens do padre preso. Outro vereador, Rodrigo Gouvêa (sem partido), aproveitou para disparar em seguida: “o mal, além de ser mau, dá ibope”. Também Roberto Kanashiro (PSDB) defendeu o pároco e também prestou solidariedade. “Nós conhecemos muito bem o padre Silvio. Sempre foi uma figura de bem”, argumentou


http://www.hnews.com.br/2010/05/padre-silvio-andrei-o-outro-lado-da-prisao/

http://www.hnews.com.br/ (acesso 19/05/10)

Visite também e veja entrevista do Arcebispo de Maringá – Pr, D. Anuar




http://www.youtube.com/watch?v=kHJXPuXnSBQ&feature=player_embedded