sábado, 6 de fevereiro de 2010

Palestra no Curso de Noivos na Paróquia S. J. Batista

"O compromisso de sermos uma Família Cristã"


Iniciemos refletindo os conceitos:
COMPROMISSO: forma pública ou não, de se comprometer = pacto, trato, acordo.
SER: natureza intima de uma pessoa / essência; ter total ou parcialmente os mesmos atributos, qualidades ou condições de.
FAMÍLIA: é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.
CRISTÃO: pessoa que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, expressos no livro sagrado a Bíblia.

O momento atual exige COMPROMISSO. Em Lucas 15, 8-10 temos a narrativa da mulher que perde, de dez moedas, uma moeda e, incansavelmente a procura. Ao encontrar a moeda faz uma festa!

Num primeiro contato, com o texto, parece que essa história não tem nada a ver com a família, porém sem a noção de compromisso esvaziamos nosso SER, perdemos referenciais básicos, valores mestres e passamos da esfera do SER para o estar. Não somos mais ESSÊNCIA e por isso, nosso COMPROMISSO é tão vulnerável como o é, o TEMPO, passa e nem percebemos. Essa dinâmica camufla valores e causa enormes estragos ao SER e consequentemente à família.

Daí a necessidade de assumirmos a postura da mulher que procura a moeda perdida. Ela poderia ter deixado a moeda lá, sabe-se Deus onde, porém não, uma única moeda a fez tomar tempo de procura, de busca, de luta, de esforço. Não somos seres derrotados, nossa essência é de superação dos limites, de força, de garra; não nos acomodamos, não desistimos... Quem não tem porquê morrer, não tem porque viver!

Entendendo a família como núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto perguntamos: SEMPRE FOI e SEMPRE SERÁ ASSIM? Somos desafiados por inúmeras situações. Vejamos aspectos que desafiam a família hoje e pede conversão:

• Ciência e tecnologia X Tradição cultural e religiosa → ñ chega a novas gerações.

• Geração do descartável = degradação do ser humano e a debilitação de seus vínculos → Fé liberta o EU do EU!

• Rotina: destrói = vida sem graça, monótona, sem expectativa de melhora e transformação. VIVER INTENSAMENTE O PRESENTE, sem perder o PASSADO e a visão do FUTURO na presença de DEUS.

• Mediocridade: pessoa não quer aprender, participar, transformar. Opta por uma vida sem sacrifício, sem lutas, sem responsabilidade, com muita indiferença e desinteresse; é inimiga da disciplina, gosta de gabar-se, de criticar e diminuir os outros. É superficial. A mediocridade é superada com a força de vontade, buscando convicções e conversão.

• Omissão: é deixar de fazer o que devemos e podemos; é fuga, escape, desinteresse, irresponsabilidade. Venceremos a omissão adquirindo o senso de justiça, a sensibilidade pelos outros, a compaixão pelo irmão. AUTENTICIDADE.

• Apego: é decorrente de nossas brigas, ciúmes, discórdias e divisões; somos possessivos e não queremos perder. O apego é superado pela liberdade interior de que nada me pertence e que eu sou de todos e para todos. Caso contrário alimentamos sentimentos de raiva, tristeza e decepção.

• Preocupação: antecipa problemas, aumenta as dificuldades, desgasta as pessoas. A superação da preocupação está na PRÉ – OCUPAÇÃO = fé na providência divina e uma ação marcada pelo bom senso e discernimento.

• Idolatria: P (poder) D (dinheiro) S (sexo); a superação do PDS se dá na adoração de um Deus vivo e verdadeiro e no cumprimento da lei do AMOR. Amor que é: paciência; generosidade; não é ciumento, não é orgulhoso, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não é injusto. (1 Cor 13).

SER FAMÍLIA CRISTÃ - (Conferência Episcopal da América Latina e Caribe – Aparecida SP 2007) = defesa e cuidado da vida desde sua concepção até seu declínio natural, a solicitude pelas novas gerações, a vida de Jesus em nossas famílias e ser discípulos missionários:

1. Viver a alegria de ser discípulo: alegria de ser Igreja.
2. Conversão pastoral: abandonar estruturas caducas – comunidades vivas.
3. Missão Permanente: audácia criatividade na missão.
4. Primado da Palavra: escuta, interiorização e anuncio da Palavra de Deus.
5. Experiência do encontro com Cristo: Jesus Cristo amigo, salvador, profeta, Filho de Deus.
6. Centralidade do Reino de Deus: promoção humana, libertação, respeito pela dignidade da pessoa (Pai nosso).
7. Ser Igreja da atração: discípula, samaritana, ecumênica, misericordiosa.
8. Prioridade da vida: no ventre materno à morte natural / meio ambiente.
9. Formação dos discípulos missionários: formação + ação bíblica = Eucaristia e outros encontros da comunidade.
10. Igreja: comunhão e participação. Integração entre fiéis, ministérios, pastorais, movimentos e comunidades, dando vez e voz a todos, imbuídos de caridade, respeito, diálogo e paz.

Concluímos que O COMPROMISSO DE SERMOS UMA FAMÍLIA CRISTÃ está em criarmos consciência de nossa condição de discípulos e missionários na família, na comunidade e na sociedade para isso, é preciso renovar nosso compromisso de sermos uma Igreja viva que colabora na construção de uma sociedade justa e solidária; fundada no amor e na verdade, que é, de fato, sinal e instrumento do Reino de Deus.

É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO ACREDITAR NAQUELE QUE PROMETEU: “Eu estarei sempre convosco...” (Mt 28,20) JESUS CRISTO


J. A. Galiani / jgaliani@uol.com.br / professorgaliani.blogspot.com
Encontro de noivos
Paróquia S. João Batista Setor Carrão/Formosa
Arquidiocese de S. Paulo / Região Belém
10h30 – 11h15 / 07/02/10