Quais
relações podemos estabelecer entre a Educação a Distância e a Pedagogia de
Paulo Freire?
São
várias as relações entre EaD e Pedagogia Freiriana. Faço o destaque dos
conceitos: professor e aluno. Tanto em
Feire como na EaD no que tange aos agentes e sujeitos do processo ensino
aprendizagem os conceitos usados por Freire para professor é ENSINANTE e para o
aluno APRENDENTE, eles estão profundamente relacionados ao conceitos de
PROFESSOR/TUTOR e ALUNO na proposta educativa em EaD. Para Freire o ENSINANTE é
reflexivo, crítico, oportuniza horizontes de busca e construção do saber; ele
não está como o que sabe e está para ensinar, senão pelo ato de ensinar
torna-se aprendente. Já o APRENDENTE não é a “tabula rasa” seu processo de
aprendizagem o torna sujeito e construtor do objeto a ser aprendido e, ao mesmo
tempo em que aprende ensina e na relação “professor-aluno =
ensinante-aprendente” professor-ensinante ensina e aprende, e o
aluno-aprendente aprende e ensina. Há uma troca construtiva e enriquecedora na
construção do “SABER” que está para interferir nos problemas sociais, humanos e
culturais e propor soluções para o bem de todos.