quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Paulo Freire e EaD

Quais relações podemos estabelecer entre a Educação a Distância e a Pedagogia de Paulo Freire?


São várias as relações entre EaD e Pedagogia Freiriana. Faço o destaque dos conceitos:  professor e aluno. Tanto em Feire como na EaD no que tange aos agentes e sujeitos do processo ensino aprendizagem os conceitos usados por Freire para professor é ENSINANTE e para o aluno APRENDENTE, eles estão profundamente relacionados ao conceitos de PROFESSOR/TUTOR e ALUNO na proposta educativa em EaD. Para Freire o ENSINANTE é reflexivo, crítico, oportuniza horizontes de busca e construção do saber; ele não está como o que sabe e está para ensinar, senão pelo ato de ensinar torna-se aprendente. Já o APRENDENTE não é a “tabula rasa” seu processo de aprendizagem o torna sujeito e construtor do objeto a ser aprendido e, ao mesmo tempo em que aprende ensina e na relação “professor-aluno = ensinante-aprendente” professor-ensinante ensina e aprende, e o aluno-aprendente aprende e ensina. Há uma troca construtiva e enriquecedora na construção do “SABER” que está para interferir nos problemas sociais, humanos e culturais e propor soluções para o bem de todos. 

Didática na formação e prática pedagógica de professores e tutores.

Quais as influências das diferentes concepções de Didática na formação e na prática pedagógica de professores e tutores?


Percebemos hoje a influência das 3 correntes constituidoras do Ensino Superior no Brasil,  os jesuítas, os franceses e alemães, mas também uma busca pela diferença e por uma educação que tem o e no ser humano, a possibilidade de inserção dele mesmo na sociedade e uma sociedade diferente, onde o saber é conhecer e, o conhecer é ciência que transforma para o bem, para o melhor, para o que torna a vida humana e para a vida do que cerca o humano melhor. As questões didáticas necessitam levar em conta o contexto da informação e ou, do conhecimento. A informação predomina e o desafio está em tornar (papel da didática) a informação em conhecimento, para este interferir na vida humana e social. Por outro lado a informação está a serviço do lucro, da lógica do capitalismo, do consumo o que faz o conhecimento recuar e a sociedade informada está a mercê de uma educação para a satisfação dos desejos, nascidos do hedonismo, do prazer pelo prazer de ter.