Quais as influências das
diferentes concepções de Didática na formação e na prática pedagógica de
professores e tutores?
Percebemos hoje a influência
das 3 correntes constituidoras do Ensino Superior no Brasil, os jesuítas, os franceses e alemães, mas
também uma busca pela diferença e por uma educação que tem o e no ser humano, a
possibilidade de inserção dele mesmo na sociedade e uma sociedade diferente,
onde o saber é conhecer e, o conhecer é ciência que transforma para o bem, para
o melhor, para o que torna a vida humana e para a vida do que cerca o humano
melhor. As questões didáticas necessitam levar em conta o contexto da
informação e ou, do conhecimento. A informação predomina e o desafio está em
tornar (papel da didática) a informação em conhecimento, para este interferir
na vida humana e social. Por outro lado a informação está a serviço do lucro,
da lógica do capitalismo, do consumo o que faz o conhecimento recuar e a
sociedade informada está a mercê de uma educação para a satisfação dos desejos,
nascidos do hedonismo, do prazer pelo prazer de ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário