quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Didática na formação e prática pedagógica de professores e tutores.

Quais as influências das diferentes concepções de Didática na formação e na prática pedagógica de professores e tutores?


Percebemos hoje a influência das 3 correntes constituidoras do Ensino Superior no Brasil,  os jesuítas, os franceses e alemães, mas também uma busca pela diferença e por uma educação que tem o e no ser humano, a possibilidade de inserção dele mesmo na sociedade e uma sociedade diferente, onde o saber é conhecer e, o conhecer é ciência que transforma para o bem, para o melhor, para o que torna a vida humana e para a vida do que cerca o humano melhor. As questões didáticas necessitam levar em conta o contexto da informação e ou, do conhecimento. A informação predomina e o desafio está em tornar (papel da didática) a informação em conhecimento, para este interferir na vida humana e social. Por outro lado a informação está a serviço do lucro, da lógica do capitalismo, do consumo o que faz o conhecimento recuar e a sociedade informada está a mercê de uma educação para a satisfação dos desejos, nascidos do hedonismo, do prazer pelo prazer de ter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário