sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MEU OLHAR, ENTRE OS OLHARES DO OLHAR, DE SÃO VICENTE PALLOTTI


MEU OLHAR, ENTRE OS OLHARES DO OLHAR, DE SÃO VICENTE PALLOTTI

São Vicente Pallotti desenvolveu um olhar carismático na Igreja de seu tempo, que é também um olhar de nosso tempo e do futuro da Igreja. Seu olhar ecoou pela terra e do céu, há 50 anos, inspira homens e mulheres a assumir o Batismo crescendo na Fé, na Esperança e na Caridade, sendo Apóstolos do Pai no testemunho do amor que dá a vida pela humanidade. Na misericórdia de Deus, Pallotti encontra força para superação da miséria da humanidade e pelo pecado reparado torna-se alegria no perdão e, missão na ação apostólica sob a proteção de Maria, Rainha dos Apóstolos.

Meu olhar é pequeno na diversidade de olhares sobre esse carisma Palotino, porém expressa fundamentos que em 1963, meus Pais participantes de uma paróquia palotina plantaram pelas mãos do Pe. Emílio Becker - SAC, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, hoje Santuário N. Sra. Aparecida – Presidente Prudente, em 28 de abril no meu batizado. Começa aqui uma trajetória de compromisso, crescimento na Fé Cristã Católica marcada pelo Carisma da Sociedade do Apostolado Católico, entre percalços minha história de vida foi crescendo à luz desse carisma chegando a ser membro da Sociedade do Apostolado Católico e nela assumi o ministério sacerdotal, porém  deixei o ministério [...] Hoje e em todos os tempos o carisma palotino foi o alicerce e construção constante de minhas ações e sonhos.
Passo agora a destacar recortes desse homem e Santo, Vivente Pallotti que me faz acreditar que horizontes sempre novos são possíveis para que a Igreja de Cristo o testemunhe e, o torne conhecido e amado a fim de que Deus seja Glorificado.

Nos cinquenta anos de vida, que tenho, aprendi do Carisma Palotino a coerência, para Pallotti  “O QUE DIGO AOS OUTROS, DEVO FAZER EU MESMO, EM PRIMEIRO LUGAR”.

A ação humana é primordial para sua essência, por isso Pallotti diz: “QUALQUER DOS MEUS ATOS, MESMO O MENOR DELES, QUERO CONSIDERAR COMO MUITO IMPORTANTE E DESEJARIA RALIZÁ-LO COM INFINITA PERFEIÇÃO”. Pallotti não é um perfeccionista, mas propõe uma ação perfeita na dimensão do ato da criação divina “e Deus viu que era bom”. Assim devemos viver e fazer o que fazemos. Não se trata de um ativismo qualquer, mas de busca de perfeição para se obter a santidade. Assim, a ação humana torna-se instrumento, caminho para que possamos chegar ao conhecimento de Deus. Para Pallotti a “VERDADEIRA PERFEIÇÃO NÃO CONSISTE EM GRANDES IDEIAS E SANTAS ASPIRAÇÕES, MAS NO EXERCÍCIO CONSTANTE DE UMA VIDA SANTA”. Esse exercício a que se refere Pallotti é exatamente o desafio de deixar Cristo ser em nós “ANTES DE INICIAR QUALQUER TRABALHO, MAS TAMBÉM DURANTE QUALQUER ATIVIDADE, BEM COMO NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE CADA DIA, DEVEMOS REFLETIR SOBRE COMO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PENSARIA, FALARIA OU AGIRIA”.

A ação Palotina passa pela necessidade constante da oração, o Palotino é como seu fundador e faz da oração seu sustento: “SUPLICO A DEUS QUE EM TODAS AS MINHAS AÇÕES BRILHE UMA ELEVADA PERFEIÇÃO E SANTIDADE”.
Não há caminhos a seguir, mas todos os caminhos são oportunidades para fazer o bem, o carisma Palotino acontece na história e em qualquer história, diria ser relativamente fácil viver esse carisma dentro da Igreja, entretanto é no coração da Igreja, o mundo, que o carisma deve ser vivido. Vicente Pallotti em sua frase “QUERO APROVEITAR TODAS AS POSSIBILIDADES, MESMO AS MÍNIMAS, PARA FAZER O BEM”, testemunha que mesmo no pecado e no reconhecimento que somos nada temos o caminho para a realização do bem.

Princípios e valores é o sustento das escolhas e ações humanas, para Vicente Pallotti “NINGUÉM É CAPAZ DE AVALIAR ALGO PRECIOSO SE NÃO CONHECER O SEU VALOR E NÃO SOUBER APROVEITÁ-LO PARA SI E PARA OS OUTROS”. Nossas escolhas tem como fim último a promoção pessoal e social.

“EMPENHA-TE SINCERAMENTE EM CONDUZIR-TE COM TODOS COM HUMILDADE, MANSIDÃO E AFABILIDADE, A FIM DE TE TORNARES SEMELHANTE A JESUS CRISTO” eis o grande desejo de Pallotti, que tenhamos uma vida na sinceridade, com humildade, mansidão e afabilidade. Para ele “POR AMOR A JESUS CRISTO, PRECISAMOS ESFORÇAR-NOS DIARIAMENTE PARA CRESCER NA SANTIDADE E NA PERFEIÇÃO”. Isto, não por nosso mérito e esforço, mas porque “TU, MEU DEUS, QUE ME AMASTE E ME ATRAÍSTE A TI, CONDUZE-ME EM CADA UM DOS MEUS PENSAMENTOS, PALAVRAS E OBRAS”.

O legado de Pallotti, independentemente de sexo e gênero, de ser clérigo ou leigo, ser religioso ou diocesano, ser desse ou daquele movimento pastoral compromete-nos com a busca da perfeição: “COM TUA VIDA SANTÍSSIMA QUISESTE MOSTRAR-ME QUE TIPO DE VIDA TAMBÉM EU DEVO LEVAR, A FIM DE ME APERFEIÇOAR”.

Portanto, o Carisma Palotino que nasce na Família Pallotti em 21 de abril de 1795, configura-se com a inspiração, do Pe. Vicente em 09/01/1835 na fundação da União do Apostolado Católico (UAC) e, apesar da sombria experiência vivida com sua morte, em 22/01/1850, a UAC mantém-se no seguimento de Jesus e é ratificada com a benção da Beatificação de seu criador em 22/01/1950. Para jubilo na terra e glória de Deus, em 20/01/1963, o Pe. Vicente - como era chamado, é CANONIZADO.


Hoje, janeiro de 2013, dia 26, nossa Família Palotina se encontra no Santuário Nacional de Aparecida – SP; para aos pés da Mãe Maria, Rainha dos Apóstolos e Nossa Senhora Aparecida elevar pela Eucaristia, sacrifício único, nossos louvores a Deus por tão pequeno homem, Vicente Pallotti, ser no Céu e na Terra TÃO GRANDE E SANTO inspirador, que nos dá o propósito de “reavivar a fé e reacender a caridade em todos os membros do Povo de Deus e propagá-las em todo o mundo, a fim de que haja o quanto antes um só rebanho e um só pastor”. (http://www.sac.info/pt/finalidade-da-sociedade.html - acesso 04/01/13)

José Antonio Galiani
Filósofo – Teólogo - Pedagogo