domingo, 28 de março de 2010

Conheça a Semana Santa e tenha uma Santa Semana

Nos artigos anteriores publicados nesse blob você conheceu um pouco mais do que é a Semana Santa. Já disponibilizei informações sobre o domingo de ramos, sobre a segunda, terça e quarta feira da semana santa. Na quarta feira irei disponibilizar informações sobre o Tríduo Pascal. Fique conectado, apareça, visite este blog e conheça um pouco mais da Semana Santa e, tenha uma Santa Semana.

SEMANA SANTA –quarta feira / quinta feira MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Em algumas Igrejas, dioceses, por questões pastorais, para que o povo pudesse também participar a Celebração dos Santos Óleos, passou a ser feita na quarta feira à noite e não mais pela manhã da quinta feira. É uma celebração que data do século VI, para a benção dos óleos usados para a unção nos sacramentos do Batismo, da Crisma (Ordem) e Unção dos Enfermos.

Há também nessa celebração o grande encontro do Bispo com seus presbíteros, nela os sacerdotes renovam a promessa sacerdotal de obediência, castidade e serviço à Igreja e ao Evangelho. Algumas dioceses valorizam nessa celebração o ministério leigo e a vida religiosa como constituintes essenciais da vida da igreja e agentes pastorais em parceria com o sacerdócio ministerial.
(fonte: anotações pessoais nas aulas de teologia - 1987)

As imagens que seguem foram tiradas do meu celular, hoje na missa às 9h na Catedral da Sé -SP

SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA SANTAS

A Segunda e Terça-feira da Semana Santa não remontam aos primeiros tempos da liturgia da Igreja Católica.

Porém, na Quarta-feira Santa duas celebrações faziam parte da programação: pela manhã, uma reunião comunitária simples com a liturgia da palavra e, ao anoitecer, uma missa.

Segundo os princípios da Igreja, esses três dias são uma preparação para o Tríduo Sacro, ou seja, para os dias da Crucificação, Morte e Ressurreição de Jesus.
(anotações pessoais das aulas de teologia 1987)

SEMANA SANTA – DOMINGO DE RAMOS

A semana santa tem início com o Domingo de Ramos. Essa celebração data do ano 600 aproximadamente. Esse domingo já foi chamado de CAPITULAVIUM (Lavação das cabeças) era o domingo que se preparavam, os que iam ser batizados na Páscoa, para o batismo.

Hoje de forma bem reduzida, o domingo de ramos consiste em uma pequena procissão nas imediações da igreja ou local da celebração, mas no século IV mais que uma lembrança era a forma pública de dar testemunho da FÉ em Jesus como o salvador da humanidade e, nada melhor que iniciar aclamando-o como o MESSIAS. Era uma celebração longa, procissão que começava no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, com hinos e salmos, e ouviam leituras da Sagrada Escritura na caminhada até a cidade, em torno de 5 ou 6 horas de procissão. Todos com ramos de oliveira e palmas nas mãos testemunhavam a Fé em Jesus, o Messias prometido. Característica marcante nesse domingo, a partir do ano 1000, foi a introdução da leitura da Paixão.
(fonte: anotações pessoais das aulas de teologia - 1987)

O que é e origem da Semana Santa.

Os primeiros cristãos, antes da celebração da Páscoa, passaram a reviver os principais e finais episódios da vida de Jesus, sobretudo na sexta feira e sábado. Foi pelo século IV e V que a Semana Santa, foi assim chamada. Era a “semana pascal” (Hebdomana paschalis) e logo, passou a ser chamada de “semana autêntica”. Já no Oriente, chamava-se “Semana Maior”.
Certamente foram os apóstolos que iniciaram essa experiência. A sexta feira e o sábado eram vividos sob um rigoroso jejum em preparação para o domingo de páscoa, em que se celebrava a RESSURREIÇÃO DE JESUS. Logo, foi introduzida também a quarta feira, onde lembravam o episódio em que os chefes judeus decidiram prender Jesus. Há indícios de que já em 247 tínhamos a semana toda como SEMANA SANTA. Era uma semana de vigílias e jejum intenso, em algumas igrejas os servos e escravos eram dispensados de suas funções.

Tudo indica que foi em Jerusalém que se iniciou essa tradição de celebrar a Semana Santa, isto porque os fatos ocorridos com Jesus em seus últimos dias antes de ser crucificado ficaram cravados na memória do povo.

A Igreja do Oriente foi a primeira que manteve esse costume, e a igreja do ocidente, só lá pelo século IX é que passou a celebrar a Semana Santa. Uma característica comum no oriente e no ocidente é que na sexta e sábado, não se celebrava a Eucaristia, o que ainda hoje acontece.
(não há fonte de pesquisa, porque são anotações de aulas do curso de teologia – 1987).