terça-feira, 9 de março de 2010

Dia 9 de março - DEUS EM TUDO E SEMPRE

Meu Deus! Não a inteligência, mas Deus.
Não a vontade, mas Deus.
Não a alma, mas Deus.
Não a visão, mas Deus.
Não o ouvido, mas Deus.
Não o gosto, mas Deus.
Não a respiração, mas Deus.
Não o tato, mas Deus.
Não ocoração, mas Deus.
Não o corpo, mas Deus.
Não o ar, mas Deus.
Não a comida e bebida, mas Deus.
Não as vestes, mas Deus.
Não aos bens materiais, mas Deus.
Não as riquezas, mas Deus.
Não as honras, mas Deus.
Não as distinções mundanas, mas Deus.
Não as dignidades, mas Deus.
Não as promoções, mas Deus.
Deus em tudo e sempre.
Sim, meu Deus, eu vos quero porque vós assim quereis. Por mim mesmo eu não deveria sequer ter a coragem de invocar-vos, porque eu vos traí e vos crucifiquei (OO CC X, 131).

Essa oração faz parte de uma coletânea organizada pelo Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC em um livro chamado UMA ORAÇÃO PARA CADA DIA, disponível nas comunidades palotinas da Provincia S.Paulo Apóstolo (São Paulo, Paraná, Maranhão, Bahia).

Como resolver meus problemas?

Dia desses no final de uma reunião, uma colega sacou um texto do meio de tantos outros e propôs a leitura. O texto é um de tantos que veiculam na Internet, daqueles que não tem autor, ou melhor, o autor é desconhecido. O título do texto é: PROBLEMA x SOLUÇÃO.
Veja o texto:

“ O paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:
- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Para baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
[...]
Como o psicólogo propôs um tratamento caro [...] o paciente numa conversa de botequim ao falar com outro frequentador do ponto de encontro habitual, verdadeira sala de terapia, decidiu seguir as orientações do companheiro.
Passado o tempo, o psicólogo encontra o paciente e pergunta:
- Porque você não me procurou mais? Respondeu o paciente....encontrei um tratamento mais barato.
- Ah é! Qual? Como?
O paciente responde:
- Meu companheiro de boteco era marceneiro e ao contar para ele meu problema, e propôs uma solução por R$10,00.
- Mentira! Admirado afirmou o psicólogo.
- Ele cortou os pés da cama...”

Bom, pouca novidade no gênero desse texto. Todos esses textos cujo autor é desconhecido, dizem do nada tudo o que precisamos ouvir.

Na verdade nós diante de um problema nos tornamos uns coitados, onde todos precisam saber e tomar nossas dores; e quanto mais dizemos do que sofremos, menos resolvemos nosso sofrimento e mais dizemos dele, para mais sofrermos. Assim, essa história, desafia o homem de hoje a buscar soluções para seus problemas e mostra que a solução pode estar bem perto de nós mesmos. Focarmos nossa atenção no problema, pode não trazer uma solução uma vez que o problema na medida que é vivido intensamente, toma conta de nossa mente, de nosso corpo, de nossa criatividade e passamos a não mais querer soluções, senão dizer dos problemas. É preciso neutralizar o PROBLEMA e deixar fluir a SOLUÇÃO.

D. Pedro Luiz



Acabo de receber uma ligação de D. Pedro Luiz e com alegria partilho com você que ele está bem! Deverá nesses próximos dias passar com sua família, para descanso e recuperação de sua energia física para com ardor assumir seus trabalhos pastorais na Igreja de Franca!  Rezemos uns pelos outros!!!!!!!!