terça-feira, 9 de março de 2010

Como resolver meus problemas?

Dia desses no final de uma reunião, uma colega sacou um texto do meio de tantos outros e propôs a leitura. O texto é um de tantos que veiculam na Internet, daqueles que não tem autor, ou melhor, o autor é desconhecido. O título do texto é: PROBLEMA x SOLUÇÃO.
Veja o texto:

“ O paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:
- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Para baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
[...]
Como o psicólogo propôs um tratamento caro [...] o paciente numa conversa de botequim ao falar com outro frequentador do ponto de encontro habitual, verdadeira sala de terapia, decidiu seguir as orientações do companheiro.
Passado o tempo, o psicólogo encontra o paciente e pergunta:
- Porque você não me procurou mais? Respondeu o paciente....encontrei um tratamento mais barato.
- Ah é! Qual? Como?
O paciente responde:
- Meu companheiro de boteco era marceneiro e ao contar para ele meu problema, e propôs uma solução por R$10,00.
- Mentira! Admirado afirmou o psicólogo.
- Ele cortou os pés da cama...”

Bom, pouca novidade no gênero desse texto. Todos esses textos cujo autor é desconhecido, dizem do nada tudo o que precisamos ouvir.

Na verdade nós diante de um problema nos tornamos uns coitados, onde todos precisam saber e tomar nossas dores; e quanto mais dizemos do que sofremos, menos resolvemos nosso sofrimento e mais dizemos dele, para mais sofrermos. Assim, essa história, desafia o homem de hoje a buscar soluções para seus problemas e mostra que a solução pode estar bem perto de nós mesmos. Focarmos nossa atenção no problema, pode não trazer uma solução uma vez que o problema na medida que é vivido intensamente, toma conta de nossa mente, de nosso corpo, de nossa criatividade e passamos a não mais querer soluções, senão dizer dos problemas. É preciso neutralizar o PROBLEMA e deixar fluir a SOLUÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário