domingo, 14 de março de 2010

LEITURAS - Revista Religião e Sociedade


O novo número de Religião e Sociedade (volume 29, número 1) está disponível no portal do SciELO (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0100-8587&lng=pt&nrm=iso) e acaba de ser lançado em versão impressa. A maior parte dos artigos traz discussões em torno da temática das performances rituais experimentadas em contextos brasileiros e latinoamericanos mais amplos, tanto de uma perspectiva histórica quanto etnográfica antropológica. O número conta ainda com artigos sobre missões indígenas e conversões.

Encenando o invisível: a noção de pessoa e de subjetividade em ritos medinúnicos e performances de "auto-ajuda" -Sandra Jacqueline Stoll

La meditación em la Luz Sai Baba como performance ritual: acceso corpóreo-experiencial a Dios - Rodolfo Puglisi

La estructuracion ritual del cuerpo, la experiencia y la intersubjetividad em la practica del budismo zen argentino -Catón Eduardo Carini

A teatralização do sagrado Islâmico: a palavra, a voz e o gesto - Francirosy Ferreira

Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango en Buenos Aires - María Julia Carozzi

Santos e devotos no Império Ultramarino Português - Beatriz Catão Cruz Santos

Celebrando São Besso, ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia ainda têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo - Renata Menezes

Conversão, com versões: a respeito de modelos de conversão religiosa -Gabriel Banaggia

Do trabalho missionário para se salvar uma nação: um estudo dos sucessos missionários - Jayne Hunger Collevatti




e muito mais..........    Editorial

A noção de ritual tem sido para a antropologia um modo profícuo de articular a reflexão sobre a natureza simbólica do comportamento e da ação humanos. [...]  Nas últimas décadas, em especial, esse campo de estudos ampliou-se imensamente através de múltiplas conexões interdisciplinares... Este número da revista Religião e Sociedade traz a público um conjunto de textos expressivos dos desdobramentos e potencialidades desse campo de estudos, enfocando em especial os temas da corporalidade e das performances rituais e seus correlatos.




Na atualidade, as noções de corporalidade e de performance em especial, ao buscarem desfazer, ou re-equacionar os dualismos mente/corpo, representações e práticas, experiência e simbolização, têm servido para o alargamento de horizontes e renovação desse campo de estudos. Ao percorrerem variadas formas de experiência de contato com o sagrado - teatro mediúnico, bailado, meditação, oração, culto e devoção (e ainda a conversão), os textos aqui reunidos trazem com suas pesquisas e etnografias aportes instigantes a esse amplo debate.


[...] e muito mais........


Fonte: Boletim Plural - ISER - Texto: Maria Laura Cavalcanti e Emerson Giumbelli
 
 
acesse e veja que maravilha.....
 
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1468

Proposta diática para discutir o que é Religião

MAPER - O que é Religião ?


Objetivo geral: Proporcionar o conhecimento através da definição de Religião no contexto histórico.
Habilidades a serem desenvolvidas: Diálogo, Reverência, Conhecimento e Convivência.
Conteúdo/atividade:

As religiões vêm orientando os povos em sua relação com o Transcendente (Deus), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.
Nenhuma aventura humana pode ser comparada às experiências que constituem uma das maiores riquezas da humanidade.
A religião é parte integrante da vida dos povos, independe de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano. A religião faz parte de nossa vida. Isto não quer dizer que todas as pessoas sejam profundamente religiosas, pois como acontece com a arte, a política e outras manifestações humanas, a religião não afeta a todas as pessoas da mesma forma e com a mesma intensidade.



Procedimentos (estratégia):

Leitura do texto: O que é religião.

Realizar atividades em sala de aula de interação do texto.
Coleta de atividades realizadas.

Recursos: Texto, papel sulfite.

Avaliação: A avaliação e a fixação do conteúdo se darão pela participação dos educandos, através de todo o processo de ensino aprendizagem.
Registro da aceitabilidade e envolvimento dos educandos.
Apresentação e exposição das atividades realizadas.





Referencias :
Nauroski. Everton Araújo – Redescobrindo o Universo Religioso – Ensino Fundamental – Ed. Vozes – Petrópolis – Vol 07 – pág 09 – 19.

Logen, Maria Renato. Redescobrindo o Universo Religioso: Ensino Fundamental. Ed. Vozes, 2001. Petrópolis RJ, v 8, p. 21 – 34.

Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Ensino Religioso, Projeto Semente. Ed. Lemar, 2001. Contagem MG, p. 141 – 151.

Fonte: Joice da Silva - Moacir Batista da Silva - Ricardo Salamon
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1522

Fé e Política

Queridos amigos!


Convidamos a todos para participar conosco da reunião com a Subprefeitura (Aricanduva), para tratarmos de assuntos de interesse da Comunidade.

A mesma acontecerá na próxima quarta-feira(17/03/2010), logo após a missa das 19:30, no salão ao lado da igreja S. João Batista - carrão. Rua Coronel Marques, 210

Venha!   Traga suas reivindicações! Participe!


"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca". (Dom Helder Camara)

Mônica de Cássia Vieira Lopes -Membro da Pastoral Fé e Política
Paróquia São João Batista - Setor Vila Carrão - Região Belem

Acesse:

http://sites.google.com/site/pastoralfeepolitica

http://pastoralfp.blogspot.com

Projeto Valorize seu livro arrecada mais de 2 mil exemplares

visite o endereço e conheça o projeto...


http://www.colegiomaryward.com.br/aberto/mostra_NOTICIAS.asp?cod=1038


abreijos,

vida longa

"A vida bem preenchida,
torna-se longa."


Leonardo da Vinci