LEITURAS - Revista Religião e Sociedade
O novo número de Religião e Sociedade (volume 29, número 1) está disponível no portal do SciELO (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0100-8587&lng=pt&nrm=iso) e acaba de ser lançado em versão impressa. A maior parte dos artigos traz discussões em torno da temática das performances rituais experimentadas em contextos brasileiros e latinoamericanos mais amplos, tanto de uma perspectiva histórica quanto etnográfica antropológica. O número conta ainda com artigos sobre missões indígenas e conversões.
Encenando o invisível: a noção de pessoa e de subjetividade em ritos medinúnicos e performances de "auto-ajuda" -Sandra Jacqueline Stoll
La meditación em la Luz Sai Baba como performance ritual: acceso corpóreo-experiencial a Dios - Rodolfo Puglisi
La estructuracion ritual del cuerpo, la experiencia y la intersubjetividad em la practica del budismo zen argentino -Catón Eduardo Carini
A teatralização do sagrado Islâmico: a palavra, a voz e o gesto - Francirosy Ferreira
Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango en Buenos Aires - María Julia Carozzi
Santos e devotos no Império Ultramarino Português - Beatriz Catão Cruz Santos
Celebrando São Besso, ou o que Robert Hertz e a Escola Francesa de Sociologia ainda têm a nos dizer sobre festas, rituais e simbolismo - Renata Menezes
Conversão, com versões: a respeito de modelos de conversão religiosa -Gabriel Banaggia
Do trabalho missionário para se salvar uma nação: um estudo dos sucessos missionários - Jayne Hunger Collevatti
e muito mais.......... Editorial
A noção de ritual tem sido para a antropologia um modo profícuo de articular a reflexão sobre a natureza simbólica do comportamento e da ação humanos. [...] Nas últimas décadas, em especial, esse campo de estudos ampliou-se imensamente através de múltiplas conexões interdisciplinares... Este número da revista Religião e Sociedade traz a público um conjunto de textos expressivos dos desdobramentos e potencialidades desse campo de estudos, enfocando em especial os temas da corporalidade e das performances rituais e seus correlatos.
Na atualidade, as noções de corporalidade e de performance em especial, ao buscarem desfazer, ou re-equacionar os dualismos mente/corpo, representações e práticas, experiência e simbolização, têm servido para o alargamento de horizontes e renovação desse campo de estudos. Ao percorrerem variadas formas de experiência de contato com o sagrado - teatro mediúnico, bailado, meditação, oração, culto e devoção (e ainda a conversão), os textos aqui reunidos trazem com suas pesquisas e etnografias aportes instigantes a esse amplo debate.
[...] e muito mais........
Fonte: Boletim Plural - ISER - Texto: Maria Laura Cavalcanti e Emerson Giumbelli
acesse e veja que maravilha.....
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1468
BLOG DO PROFESSOR GALIANI Filosofia, teologia, pedagogia, e tantas "ias" que fazem o dia-a-dia.... "Aflictis lentae, celeres gaudentibus horae"
domingo, 14 de março de 2010
Proposta diática para discutir o que é Religião
MAPER - O que é Religião ?
Objetivo geral: Proporcionar o conhecimento através da definição de Religião no contexto histórico.
Habilidades a serem desenvolvidas: Diálogo, Reverência, Conhecimento e Convivência.
Conteúdo/atividade:
As religiões vêm orientando os povos em sua relação com o Transcendente (Deus), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.
Nenhuma aventura humana pode ser comparada às experiências que constituem uma das maiores riquezas da humanidade.
A religião é parte integrante da vida dos povos, independe de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano. A religião faz parte de nossa vida. Isto não quer dizer que todas as pessoas sejam profundamente religiosas, pois como acontece com a arte, a política e outras manifestações humanas, a religião não afeta a todas as pessoas da mesma forma e com a mesma intensidade.
Procedimentos (estratégia):
Leitura do texto: O que é religião.
Realizar atividades em sala de aula de interação do texto.
Coleta de atividades realizadas.
Recursos: Texto, papel sulfite.
Avaliação: A avaliação e a fixação do conteúdo se darão pela participação dos educandos, através de todo o processo de ensino aprendizagem.
Registro da aceitabilidade e envolvimento dos educandos.
Apresentação e exposição das atividades realizadas.
Referencias :
Nauroski. Everton Araújo – Redescobrindo o Universo Religioso – Ensino Fundamental – Ed. Vozes – Petrópolis – Vol 07 – pág 09 – 19.
Logen, Maria Renato. Redescobrindo o Universo Religioso: Ensino Fundamental. Ed. Vozes, 2001. Petrópolis RJ, v 8, p. 21 – 34.
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Ensino Religioso, Projeto Semente. Ed. Lemar, 2001. Contagem MG, p. 141 – 151.
Fonte: Joice da Silva - Moacir Batista da Silva - Ricardo Salamon
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1522
Objetivo geral: Proporcionar o conhecimento através da definição de Religião no contexto histórico.
Habilidades a serem desenvolvidas: Diálogo, Reverência, Conhecimento e Convivência.
Conteúdo/atividade:
As religiões vêm orientando os povos em sua relação com o Transcendente (Deus), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.
Nenhuma aventura humana pode ser comparada às experiências que constituem uma das maiores riquezas da humanidade.
A religião é parte integrante da vida dos povos, independe de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano. A religião faz parte de nossa vida. Isto não quer dizer que todas as pessoas sejam profundamente religiosas, pois como acontece com a arte, a política e outras manifestações humanas, a religião não afeta a todas as pessoas da mesma forma e com a mesma intensidade.
Procedimentos (estratégia):
Leitura do texto: O que é religião.
Realizar atividades em sala de aula de interação do texto.
Coleta de atividades realizadas.
Recursos: Texto, papel sulfite.
Avaliação: A avaliação e a fixação do conteúdo se darão pela participação dos educandos, através de todo o processo de ensino aprendizagem.
Registro da aceitabilidade e envolvimento dos educandos.
Apresentação e exposição das atividades realizadas.
Referencias :
Nauroski. Everton Araújo – Redescobrindo o Universo Religioso – Ensino Fundamental – Ed. Vozes – Petrópolis – Vol 07 – pág 09 – 19.
Logen, Maria Renato. Redescobrindo o Universo Religioso: Ensino Fundamental. Ed. Vozes, 2001. Petrópolis RJ, v 8, p. 21 – 34.
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Ensino Religioso, Projeto Semente. Ed. Lemar, 2001. Contagem MG, p. 141 – 151.
Fonte: Joice da Silva - Moacir Batista da Silva - Ricardo Salamon
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1522
Fé e Política
Queridos amigos!
Convidamos a todos para participar conosco da reunião com a Subprefeitura (Aricanduva), para tratarmos de assuntos de interesse da Comunidade.
A mesma acontecerá na próxima quarta-feira(17/03/2010), logo após a missa das 19:30, no salão ao lado da igreja S. João Batista - carrão. Rua Coronel Marques, 210
Venha! Traga suas reivindicações! Participe!
"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca". (Dom Helder Camara)
Mônica de Cássia Vieira Lopes -Membro da Pastoral Fé e Política
Paróquia São João Batista - Setor Vila Carrão - Região Belem
Acesse:
http://sites.google.com/site/pastoralfeepolitica
http://pastoralfp.blogspot.com
Convidamos a todos para participar conosco da reunião com a Subprefeitura (Aricanduva), para tratarmos de assuntos de interesse da Comunidade.
A mesma acontecerá na próxima quarta-feira(17/03/2010), logo após a missa das 19:30, no salão ao lado da igreja S. João Batista - carrão. Rua Coronel Marques, 210
Venha! Traga suas reivindicações! Participe!
"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca". (Dom Helder Camara)
Mônica de Cássia Vieira Lopes -Membro da Pastoral Fé e Política
Paróquia São João Batista - Setor Vila Carrão - Região Belem
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http://www.colegiomaryward.com.br/aberto/mostra_NOTICIAS.asp?cod=1038
abreijos,
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