Educação Infantil: espaço de formação ou limitação da criança?
Nos últimos anos, diversos estudos acadêmicos têm levado os profissionais que atuam na educação a discutirem sobre os fatores que interferem no processo de formação e desenvolvimento das crianças de zero a seis anos, bem como desvendar até que ponto a educação infantil é um espaço de formação, ou apenas, de limitação para as crianças. Vista como a primeira etapa da educação básica, essa modalidade da educação tem como finalidade, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o desenvolvimento integral das crianças até seis anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É sabido que para atingir seus objetivos, a educação da criança precisa ser vista pela equipe escolar e pela família como um espaço de formação em que as crianças possam construir conhecimentos e fazer trocas significativas, e não como um espaço que limita as crianças a serem meros depósitos de conhecimento. A construção do espaço de formação deve objetivar o desenvolvimento de crianças com posturas mais críticas, autônomas e criativas diante do processo de aprender, o contrário do espaço limitado, que acaba por formar crianças dependentes, passivas, inseguras e até em risco de desenvolver problemas de aprendizagem no futuro. O papel do professor também é outro fator importante que interfere na formação desse espaço, além do apoio da família à criança em fase escolar. O professor precisa ter consciência de que a criança, apesar de estar em desenvolvimento constante, é um ser completo. Criança gosta de brincar, assistir desenho, ler e escrever, desenhar, fazer poesia, interagir com os colegas, explorar os espaços à sua volta, jogar todos os dias, expressar-se pelas artes, enfim, gosta de rolar, pular e dançar. Por isso, as instituições de educação infantil juntamente com o professor e as famílias precisam estar atentos à importância de oferecer um espaço que respeite as necessidades e especificidades das crianças. Desta forma, poderão evitar que em outro momento da vida, as crianças tenham lembranças negativas da fase escolar; ou ainda, que se tornem adultos frustrados e inseguros. Pais e educadores não podem esquecer que o processo de aprender, para as crianças de zero a seis anos, é o marco inicial de suas vidas, e deve ser um processo natural, espontâneo e prazeroso. Sendo assim, as crianças podem desenvolver suas habilidades, incorporar novos conhecimentos e valores. Não somente a escola e os professores são responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem da criança, mas também, é importante resgatar o papel da família, porque ela é o lugar de socialização primária, onde a criança forma seus hábitos e valores que serão reformulados mais tarde, com a entrada da criança na instituição educativa, portanto, o espaço de socialização secundária, que deve permitir o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos dispostos pela lei da educação. Portanto, educadores e pais devem estar atentos e de braços abertos para educar e cuidar das crianças garantindo-lhes um espaço digno e mais justo que respeite a sua individualidade, que tenha amor e compreensão, que eduque para a vida e as encaminhe para um futuro promissor de grandes oportunidades.
Autora: Simone Galiani Milan
Formação: Graduada em Pedagogia (Unesp) e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (ESAP)