quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A PESQUISA

Embora a pesquisa científica esteja mais presente na universidade, é na escola que podemos viver as primeiras experiências nesse importante exercício de curiosidade e aprendizagem.

Para realizar um projeto de pesquisa é preciso estar atento a alguns passos:

* Ter uma dúvida, um problema para ser resolvido, algo que mereça o investimento de tempo para pesquisar e estimular a sua curiosidade.
* Ler, conhecer a opinião das pessoas, de estudiosos e especialistas, e outras pesquisas acerca do tema que se vai pesquisar.
* Buscar conhecer o objeto da pesquisa. No caso de uma pesquisa de campo, ir até o local; no caso de uma pesquisa bibliográfica, apronfundar-se em leituras e referências teóricas.
*Identificar as fontes de informação, que podem ser leituras, textos, pessoas ou profissionais envolvidos no tema a ser pesquisado.
* Coletar os dados, as dúvidas principais, através de instrumentos (entrevistas, questionários, conversas).
* Analisar os dados a fim de ver pontos em comum e divergentes entre as pessoas e as fontes consultadas. 
*Chegar às conclusões e buscar responder as dúvidas iniciais da pesquisa, tendo a mente aberta para novos projetos.

ATENÇÃO A DOIS ASPECTOS

1. Busque um orientador (a), que pode ser um professor ou um especialista no tema. Essa pessoa é importante para compartilhar as dúvidas e orientar os passos a seguir. 
2. Sempre que usamos alguma opinião de outra pessoa, principalmente quando extraída de um texto, devemos citar a fonte, preservando a autoria.


Fonte:  MUNDO JOVEM um Jornal de ideias. novembro 2012 - www.mundojovem.com.br

USP lança aplicativo mobile de calendário de eventos

Publicado na revista de GESTÃO EDUCACIONAL de novembro de 2012 sobre o aplicativo mobile de calendário de eventos da USP confira:

www.gestaoeducacional.com.br/blog