Uma contribuição aos educadores: TEXTO DIDÁTICO MEDIACIONAL NA PRATICA ! *
ACÁCIA BARBOSA CUNHA
GISELE DE OLIVEIRA TACCHELLI
JOSÉ ANTONIO GALIANI
a) Distinção entre texto didático e material didático
O material
didático se refere a um conjunto de componentes que podem ser físicos
(apostila, livros etc.) ou digitais (vídeo-aula, mídia etc.). Segundo a
professora Garcia (2011) “Materiais didáticos são mediadores entre professores,
alunos e conhecimentos” os quais são produzidos em diferentes suportes e funções, enquanto os textos didáticos são
aqueles que devem “possibilitar ao aluno por meio de um processo dialógico
construir o conhecimento sobre a área ou o tema em foco” (Neder, 2009, p. 17).
Portanto, o material didático contém os textos didáticos (o conteúdo), que
serão utilizados para o desenvolvimento do curso/disciplina.
b) Relacionar "conteúdo" e "suporte"
Os componentes
pertencentes ao material didático (livros, mídia etc.) são os suportes que vão
disponibilizar o conteúdo didático, ou seja, o "texto didático". Sem
esses suportes físicos ou digitais não seria possível desenvolver materiais
didáticos.
O conteúdo
didático não é um texto meramente auto instrucional e nem recortes retirados de
livros, da internet etc., e jogados de qualquer maneira num formato impresso ou
digital. Ele pressupõe uma elaboração a partir
de uma finalidade didático-pedagógica de mediação humana e tecnológica
que contenha em si características próprias de um texto mediacional. A escolha
de um suporte depende de vários fatores como as especificidades de determinado
curso na modalidade EaD, o perfil do público-alvo que se quer atingir e as
condições institucionais e seu plano estratégico.
Sendo assim, é
importante sabermos quais os objetivos que pretendemos atingir ao escolher um ou
outro suporte, de modo que independente da escolha em que o conteúdo seja
veiculado, o suporte deve servir de recurso mediador e facilitador de
ensino-aprendizagem.
c) Explicar por que a construção de conteúdos instrucionais implica uma
discussão sobre o que é educação e como esta se configura num mundo globalizado.
No contexto da
globalização, a construção de conteúdos instrucionais requer rebobinar a mente
às diferentes fases históricas das sociedades que aos poucos foram geradoras e
geradas por ela. O momento atual da globalização aponta para diversos desafios,
sendo um deles e o de maior relevância a educação.
O atual
processo de desenvolvimento econômico e social expõe as sociedades ao
desemprego emergindo novas ocupações e, para atender a essa demanda a educação
passa a ser prioridade na era pós-industrial.
Não falamos
aqui de uma educação qualquer, estamos falando de um educação mediada por um
“texto” que seja relevante no processo ensino-aprendizagem e com
especificidades em EaD. Assim, o mundo globalizado exige uma educação que
requer, conforme Toffler “homens que sejam capazes de fazer julgamentos
críticos, abrir caminhos por meio de ambientes novos; agir com rapidez para
identificar novos relacionamentos numa sociedade em mutação permanente”.
Portanto, a
construção de conteúdos instrucionais, ajudados por Torres e Fialho (2009, p.
460) no contexto da globalização sob o
olhar da EaD exige do “construtor” uma autonomia, ambos referem-se a Paulo
Freire, Gutierrez e Prieto que desafiam a educação na globalização a:
“Educar para assumir a incerteza;
Educar para gozar a vida;
Educar para a significação;
Educar para a expressão;
Educar para a convivência;
Educar para se apropriar da história e da cultura”.
Dessa maneira
a construção de conteúdos instrucionais no contexto globalizado exige um
processo de ensino-aprendizagem que brilhe aos olhos e faça brilhar o conjunto
de todo o olhar: o homem.
Referências
CLARETIANO. Unidade 1 - concepção de texto didático mediacional. Disponível
em: http://cg.claretiano.edu.br/ex/texdidmed/texto-didatico-mediacional/#texto-didatico-conceito
Acesso em: 24 ago. 2015.
LUCCI, Elian Alabi.
A Educação no Contexto da Globalização. http://www.hottopos.com/mirandum/globali.htm. Acesso em:
12 ago. 2015.
NEDER,
Maria Lúcia Cavalli. Planejando o texto didático específico ou o guia didático
para a ead. In POSSARI, Lucia Helena
Vendrúsculo; NEDER, Maria Lucia Cavalli
Material Didático para a EaD: Processo
de Produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009 Disponivel em
Acesso em: 25 ago. 2015.
ROCHA,Wellington.
Materiais didáticos são
mediadores entre professor, alunos e o conhecimento. Envolverde Portal de
Sustentabilidade do Brasil (Entrevista). 16 jun 2011
Disponível em: http://www.envolverde.com.br/educacao/entrevista-educacao/materiais-didaticos-sao-mediadores-entre-professor-alunos-e-o-conhecimento/. Acesso em: 25 ago. 2015.
TOFFLER, A. Future shock. Nova York: Bantam Books,
1970.
TORRES e FIALHO, In LITTO, Fredric Michael; FORMIGA,
Manuel Marcos Maciel (orgs.) Educação a
distância: o estado da arte. São
Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.