quarta-feira, 25 de julho de 2012

Peregrinar é característica de Mary Ward e de seus peregrinos!

O que tem marcado a ação dos PEREGRINOS DE MARY WARD é exatamente o PEREGRINAR

Liderança da comunidade assume com os Peregrinos de Mary Ward a missão de visitar as famílias.

Esta foto mostra o assoalho e parte do telhado. Realidade abaixo do assoalho água do Rio. O assoalho é erguido para poder se defenderem das águas e manterem-se em suas casas!

Famílias grandes, muitas crianças!

Entre todas as casas são construidas essas passarelas, para que as pessoas permaneçam em suas residências e dentro de suas casas vão fazendo um piso falso acima do nível da água e na medida que o rio sobe, sobem também o piso.

Apesar da realidade não falta acolhida, amizade e simpatia por entre as pessoas que encontramos.

Dificuldades das mais diversas no PEREGRINAR, porém para Mary Ward não há caminho que não possa ser percorrido e, para Jesus se seus apóstolos se calarem as pedras falarão.

As MISSÕES dos Peregrinos de Mary Ward aconteceu no município de Codajás AM, a terra do Açaí veja a foto do CABOCLO do AÇAÍ

A ESPIRITUALIDADE DO BEM COMUM

No próximo dia 29 de julho terei a enorme tarefa de orientar o Retiro do Grupo Pastoral Fé e Política da Paróquia S. João Batista, Setor Carrrão Formosa da Região Espiscopal Belém SP; participarão também membros do Movimento Integração Campo Cidade.
Realizaremos o Retino na "Casa da Pedra" uma propriedade das Irmãs Marcelinas, em Itaquera, SP. O local é propício para o recolhimento e oração, vejam as fotos do externo da casa





A proposta do tema para a motivação e oração dos participantes será "A ESPIRITUALIDADE DO BEM COMUM"

E, para servir como aperitivo reflita sobre o conceito:

Bem Comum.

"O bem comum busca a felicidade natural, sendo portanto, o valor político por excelência, sempre, porém, subordinado à moral. O bem comum se distingue do bem individual e do bem público. Enquanto o bem público é um bem de todos por estarem unidos, o bem comum é dos indivíduos por serem membros de um Estado; trata-se de um valor comum que os indivíduos podem perseguir somente em conjunto, na concórdia. Além disso, com relação ao bem individual, o Bem Comum não é um simples somatório destes bens; não é tampouco a negação deles; ele coloca-se unicamente como sua própria verdade ou síntese harmoniosa, tendo como ponto de partida a distinção entre indivíduo, subordinado à comunidade, e a pessoa que permanece o verdadeiro e último fim."

BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. 2. ed. Brasília: UNB, 1986.