quarta-feira, 25 de julho de 2012

A ESPIRITUALIDADE DO BEM COMUM

No próximo dia 29 de julho terei a enorme tarefa de orientar o Retiro do Grupo Pastoral Fé e Política da Paróquia S. João Batista, Setor Carrrão Formosa da Região Espiscopal Belém SP; participarão também membros do Movimento Integração Campo Cidade.
Realizaremos o Retino na "Casa da Pedra" uma propriedade das Irmãs Marcelinas, em Itaquera, SP. O local é propício para o recolhimento e oração, vejam as fotos do externo da casa





A proposta do tema para a motivação e oração dos participantes será "A ESPIRITUALIDADE DO BEM COMUM"

E, para servir como aperitivo reflita sobre o conceito:

Bem Comum.

"O bem comum busca a felicidade natural, sendo portanto, o valor político por excelência, sempre, porém, subordinado à moral. O bem comum se distingue do bem individual e do bem público. Enquanto o bem público é um bem de todos por estarem unidos, o bem comum é dos indivíduos por serem membros de um Estado; trata-se de um valor comum que os indivíduos podem perseguir somente em conjunto, na concórdia. Além disso, com relação ao bem individual, o Bem Comum não é um simples somatório destes bens; não é tampouco a negação deles; ele coloca-se unicamente como sua própria verdade ou síntese harmoniosa, tendo como ponto de partida a distinção entre indivíduo, subordinado à comunidade, e a pessoa que permanece o verdadeiro e último fim."

BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. 2. ed. Brasília: UNB, 1986.

Um comentário:

  1. poderia colocar o telefone da Casa de Pedra para contato por favor?

    ResponderExcluir