domingo, 13 de janeiro de 2013

Cinquentenário da Canonização de São VICENTE PALLOTTI

O mês de janeiro é um mês de festa todos os anos para a Igreja e para a família Palotina. Quatro datas marcam a história da Sociedade do Apostolado Católico - Irmãs, padres e irmãos Palotinos.

Dia 09/01/1835 - Vicente Pallotti sente-se inspirado e funda a UAC (União do Apostolado Católico)
Dia 22/01/1850 - Morre Vicente Pallotti.
Dia 22/01/ 1950 - Vicente Pallotti é beatificado.
Dia 20/01/1963 - Vicente Pallotti é canonizado.

" O que digo aos outros,
devo fazer eu mesmo, 
em primeiro lugar" 
(São Vicente Pallotti)

FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER 20 de janeiro 2013


“Fazei o que ele vos disser” - Evangelho de João 2, 1-11

O cenário é uma festa de casamento. Há muita alegria, comida, bebida, dança, cores, sorrisos e gargalhadas. Um encontro fraterno, não tão diferente das nossas festas de casamento em que há os sóbrios que se divertem e fazem a alegria dos outros, onde há o ébrio que perturba a si e aos demais com sua bebedeira. Lá num canto estavam Jesus e os seus, sua mãe estava lá.
De um fato comum da vida, uma festa de casamento, uma grande lição. Jesus está atendo às necessidades dos outros e preocupado com seus problemas: falta o vinho.
Nesse episódio temos uma presença fundamental, o coração materno de Deus, que em Maria se manifesta: “filhos, eles não tem mais vinho”.
Assim como cremos que Jesus está atento a todas as nossas necessidades, o texto de João apresenta um coração intercessor, o coração de Maria. Ela intercede e Ele atende.
Não se trata de ter em Maria a Salvação, mas de ter em Maria um caminho para se chegar ao Salvador. Não que isso seja regra, mas é predileção de todos os que creem que ela nos trouxe o Salvador. Só por este motivo ela já é digna de nosso louvor, de nossa admiração, de nossos cuidados, de nosso amor. Somos felizes e gratos ao Deus, nosso Criador, por nos ter dado por Maria, o Salvador e, por ter deixado Maria como mediadora.
Não tenhamos vergonha de proclamá-la bem-aventurada, de torná-la conhecida e amada, não tenhamos vergonha de a ela recorrer, caso nosso humano coração de Jesus se afastar, se em nós estiver faltando vinho, vida, alma, alegria, coragem e força peçamos à mãe ela dará o jeitinho que toda mãe dá. Mas não esqueça, a intercessão de Maria está atrelada ao seu pedido: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”.

Abreijos,
Galiani