quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SEDUÇÃO DO PODER

Para muitos, o poder é a susprema ambição. É a perversa maneira de se comparar a Deus. Vido os políticos que gastam somas bilionárias em campanhas eleitorais e, mesmo derrotados, voltam à cena, como se a sede de poder fosse proporcional à fortuna que dilapidam.

Há homens que, fora do poder, sentem-se terrivelmente humilhados, expulsos do Olimpo dos deuses. Caem em depressão e, passada a ressaca, voltam à disputa pelo espaço de poder ocm mais garra e menos escrúpulos.

Modificado o modo de viver de quem ocupa o poder, em pouco tempo altera-se tambémo modo de pensar. Pois o poder faz girar a toda da fortuna e opera na pessoa uma mudança de lugar social e ucltural. Ela se vê cercada de bajuladores, recebe convites ehomenagens, ganha presentes, dispõe de assessores e, sobretudo, passa dispor de uma infra-estrutura que a reveste de uma aura especial. Se não tiver princípios sólidos, troca de guarda-roupas, de casa, de amigos e de mulher ou marido.

Aos olhos do comum dos mortais, aquela autoridade possui as chaves da felicidade alheia. Tem o poder de aprovar projetos, liberar verbas, autorizar obras, permitir viagens, distribuir cargos, promover pessoas, conceder bolsas, e transformar seus gestos em fatos políticos.

Quem se apega ao poder, mira-se todas as manhãs no espelho da bruxa da Branca de Neve e não suporta críticas, pois minam sua auto-imagem e exibem suas contradições aos olhos de outrem. Daí porque se isola, fecha-se num círculo hermético ao qual só têm acesso os que cumprem suas ordens, dizem "amém" às suas ideias e palavras.

São rasos aqueles que fazem do poder, como ensinou Jesus, um dever de serviço à justiça, à solidariedade e à paz.

In: Frei Betto Gosto de Uva - Escritos Selecionados Ed. Garamond RJ 2003.

CANÇÃO AMIGA

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me veem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.
Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.
Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.

In: José & Outros, de Carlos Drummond de Andrade
Rio de Janeiro, Editora Record, 2003

indisciplina na escola

Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras...a escola deve investir em formação ética no convívio entre alunos, professores e funcionários para vencer a indisciplina...a dimensão moral da criança tem de ser trabalhada desde a pré-escola. Ética se aprende, não é uma coisa espontânea...não adianta falar de belas virtudes da justiça e da generosidade e ter um ambiente de desrespeito e indiferença...
LEIA a entrevista com Yves de La Taille na revista escola de junho/julho 2008 ou pelo site www.novaescola.org.br

Ouvir!!!!!!!!!!

"Nós seres humanos adoramos contar histórias, principalmente as nossas vitórias e conquistas ou quando nos sentimos injustiçados. Gostamos muito que nos ouçam, mas nos esquecemos de uma regra básica: é necessário saber ouvir para que possamos ser ouvidos" (Ana Cristina de Sá)

ABRAÇO

"ABRAÇO é uma palavra doce,
quente e gostosa.
Quando dado no capricho,
o abraço fica muito tempo
no corpo da gente" (p.39)

Leia o livro A POESIA PEDE PASSAGEM - um guia para levar a poesia às escolas; José, Elias. 2003, Paulus SP.