sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Professor descompromissado

por Marcus De Mario*

É fato: muitos professores "não estão nem aí" para a educação, para a escola e para os alunos. Seu dia a dia é burocrático, desgastante, estressante ou sem compromisso: quem quiser passar de ano que estude! É fácil constatar isso, basta conviver com os professores, basta visitar uma escola e conversar com professores, alunos e coordenadores para constatar a falta de compromisso com a educação por parte de grande maioria dos professores.

Se a escola é pública a falta de compromisso é devida á burocracia centralizada do estado, aos dissabores com a direção escolar, aos perigos da profissão em comunidades carentes. Se a escola é particular o descompromisso é porque quem sabe obedecer garante o emprego, o salário é baixo, as questões de indisciplina e outras são de competência de outros profissionais.

A verdade é que, independente das motivações, a falta de compromisso é um fator lesa-educação, e professor que "não está nem aí" arca com sérias responsabilidades pela sociedade que temos, pois ele deveria ser o formador de consciências, de cidadãos, mas na medida em que apenas dá aula como mero repassador de conteúdos, sendo até mesmo mau exemplo para os alunos, com suas viciações de caráter estampadas, joga no viver social jovens despreparados, fazendo da escola uma instituição longe do seu grande objetivo de educar.

"Ah, mas a culpa é dos cursos de formação para o magistério, que estão muito fracos e não preparam para a realidade escolar". Seja, isso é em parte verdadeiro, mas quantos alunos, futuros professores, fazem esses cursos com má vontade, sem real aplicação, achando que não vale a pena maior esforço, pois, afinal, nada vai mudar na educação? Querem apenas ter uma profissão, e de preferência longe dos bancos escolares da educação básica, pois melhor é fazer carreira no ensino superior e, se possível, em áreas de pesquisa, pois magistério ...

Fácil é culpar a educação, a criança, o adolescente, a escola, o governo, a família, a sociedade e, se possível fosse, o cachorro e o papagaio, entretanto, parte da culpa pelos fracassos em educação está na falta de compromisso dos professores. Está na hora dos profissionais da educação olharem, primeiro, para si mesmos, pelo bem da própria educação.

http://www.educacaomoral.org.br/reconstruir/atualidade_edicao_74_professor_descompromissado.htm