sábado, 16 de julho de 2011

Dom Julio Endi Akamine, por José Elias Fadul, Pe. Provincial dos Palotinos

As figuras de Dom Julio Endi Akamine, SAC

Com o passar do tempo, a gente percebe que não aprende muitas coisas novas. Mas, é possível aprender coisas velhas. Algumas são milenares. Eu soube, recentemente, que o japonês raciocina por imagens. Isso lhe confere uma maneira muito própria de encarar a vida.

Dom Julio é prova disso. Ele pensa por imagem e sua mãe pensa por imagem. Não fosse assim, o novo bispo, ao fazer seu agradecimento no final da celebração de ordenação, não teria citado, dentre os inúmeros conselhos que sua mãe lhe deu, a imagem da árvore, que se mantém nítida em nossa mente: “Filho, não se esqueça! Quanto mais você sobe numa árvore, mais fino fica o galho e mais forte fica o vento”. Também, ao fazer a primeira pregação na apresentação em sua Região Episcopal Lapa, usou a imagem da atual competição de futebol dizendo: “a primeira pregação do bispo tem de ser como a final da Copa América entre Brasil e Argentina... tem de se jogar tudo”.

A belíssima liturgia de ordenação, com suas inúmeras imagens culturais, não escondeu o mais importante, o senso do sagrado. Por sinal, tudo o que foi oferecido favoreceu o essencial do sacramento. Como cantamos no ofertório: “de todos esses bens, escolhemos o pão, escolhemos o vinho, para o sacrifício”.

Em nome de nossa Comunidade Provincial, quero louvar a Deus agradecendo a confirmação de sua Palavra na Sociedade do Apostolado Católico: “A semente caiu em terra boa e deu fruto” (Sl.64/ 65). Dom Julio Endi Akamine, SAC é a confirmação de que a Família Palotina é terra boa, que a Paróquia Santa Marina é terra boa, que a Arquidiocese de São Paulo é terra boa.


Meu amigo e irmão, Julio “semente”, Julio “ponte”, Deus já havia lhe dado a virtude de unir e aproximar as pessoas. Esse seu testemunho foi marcante em nossa comunidade. Agora o será mais ainda para toda a Igreja. Com sua maneira própria de ser e sem se cansar de fazer o bem, viva seus melhores dias no serviço de seu Ministério Episcopal na Igreja de São Paulo.

São Paulo, 10 de julho de 2011.
Pe. José Elias Fadul, SAC

UMA EXPERIENCIA INDESCRITÍVEL peregrinos de mary ward em S. João do Piauí

UMA EXPERIENCIA INDESCRITÍVEL




Do aeroporto de Petrolina ao campo de missão em um ônibus partimos com a expectativa de chegarmos em Lagoa do Barro, São João do Piuai e Paes Landin. A estrada é uma pista de mão dupla com pouca sinalização, porém com asfalto bom; a visão da região é bela; a caatinga com suas características próprias encantam e desencantam. No encanto está o seco das plantas com alguns arbustos verdes, com o xexéu e outros cactos, além dos montes e pedras exuberantes. Logo adiante um grupo de cabra e cabritos pastando e curiosamente onde há sinal de plantação existe um cercado, diferentemente do sul do país em que os animais ficam confinados para não atacarem a plantação, aqui é o oposto os animais ficam soltos e as plantações ficam presas; rodamos, rodamos e parecia não ter fim talvez essa sensação devido ao cansaço de um dia de serviço somado à viagem que ainda estava iniciando. Tão logo chegamos em Lagoa do Barro fomos acolhidos pelo padre e membros da comunidade que nos ofereceram um farto e delicioso café. Um grupo de missionários aí ficou e seguimos viagem... estrada “sem fim” até que avistamos S. João do Piauí e ao lado da Igreja um grupo enorme de paroquianos com faixas e muita animação acolheram-nos, fomos para a Igreja quando lideres e o padre nos deram as boas vindas. O outro grupo de missionário retornou ao ônibus e partiram para Paes Landin, o terceiro município a ser visitado pelos missionários.









Retiro catequistas no Piauí: Oração alimento cristão para testemunho da Palavra

No dia 3 de julho fiz 2 palestras no Retiro para os Catequistas da Paróquia S. João Batista em São João do Piauí. O tema do retiro foi: Oração alimento cristão para testemunho da Palavra



Inspirado pelo tema eu falei na primeira palestra da Oração na vida cristã. O ponto de partida foi o mandato de Jesus de onde dois ou mais estiverem reunidos em nome d´Ele, Ele estará. Falamos do poder da oração, “peçam o que quiserem e Eu vos concederei”... falamos da importância da oração comunitária, sobretudo da Eucaristia. Na parte da tarde trabalhei três grandes personagens da Bíblia, para motivar o catequista a dar testemunho da Biblia. O primeiro foi Judas, o segundo Pedro e o terceiro Paulo. Todos homens de muita garra e convicção, porém assumiram posturas diferentes diante de Jesus. Judas recebeu de Jesus tudo o que o Pai quis, e traiu Jesus. Pedro foi fiel servidor, mas na hora H negou-o. Paulo o perseguidor! Caiu do cavalo e tornou-se o grande anunciador de Jesus. Provoquei os catequistas a pensarem em sua missão e como estão respondendo aos apelos de Jesus. Depois da primeira palestra a irmã Cleide orientou a oração pessoal com o texto bíblico sobre os frutos do Espírito e, depois da segunda palestra orientou a oração com o texto sobre ser sal e luz da terra. Teminamos o retiro com uma dinâmica feita pela missionária Maria de Lourdes, em que cada catequista assumiu sua tarefa de ser LUZ DO MUNDO!