quinta-feira, 23 de maio de 2013

Segunda Feira depois de PENTECOSTES!


Segunda feira depois de PENTECOSTES!
Os tempos que vivo o hoje lançam desafios insondáveis! No acompanhamento do processo ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Ensino Técnico de Análises Clínicas, Radiologia, Enfermagem vejo que somos tragados a todo instante por situações desconcertantes, hora pelas conquistas, hora pelos percalços nascidos pela falta de estudo e descompromisso de alunos e pais. Seria possível outra realidade escolar e familiar?
Na celebração de Pentecostes e orações comunitárias tive a oportunidade de realimentar meu espírito e ver que é possível uma nova estrutura escolar e familiar.
Recebi dois recortes de papel. No primeiro as poucas palavras diziam do DOM DO CONSELHO: “É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...” e, na minha oração partilhada refleti exatamente os desafios vividos nos atendimentos pedagógicos e educacionais; como há pessoas “separadas”, separadas delas mesmas; é como se fossem duas pessoas ou mais, não há centralidade, não há coerência, não há integridade vivem como se não houvesse o amanhã, o ontem e o hoje. Senti o Espírito Santo de Deus, recebido no Pentecostes a me desafiar, a ser o conselheiro, não porque sou mais, ou melhor, mas porque a mim foi dado à oportunidade de ser a liga, ser a cola, ser o elo. E, como se não bastasse, no final da oração recebi o recorte com o DOM DA FORTALEZA, que veio solidificar a oração, a partilha e o desejo de fazer o que pela Fé professo: “A FORTALEZA é o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajudar aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna”.

JA Galiani
20/05/13