sábado, 24 de março de 2012

Aguinaldo Silva "Fina estampa" desarranjo das faculdades mentais

“FOM FOM” – Aguinaldo Silva -“Fina estampa”

DESARRANJO DAS FACULADES MENTAIS

Navegando por um dicionário encontramos para o substantivo feminino estampa a definição:

es.tam.pa
sf (der regressiva de estampar) 1 Imagem impressa ou gravada; gravura. 2 Figura impressa por meio de chapa gravada. 3 Desenho. 4 Impressão deixada pelo pé, sinete etc. 5 Coisa perfeita, formosa. 6 Vestígio. 7 Tecn Matriz; molde. Col: iconoteca. Dar à estampa: imprimir, publicar.

Assistindo recortes da novela que nesta sexta feira bateu recorde de audiência, e por isso orgulho do “FOM FOM” que cumpriu sua missão termina como começou IMAGEM GRAVADA de “duas mulheres se agredindo”. Sob o DESENHO da,

 “personagem [que] foi uma espécie de ação de responsabilidade social ambulante, sempre pronta a matraquear lições de moral de almanaque. O filho arrivista (Antenor), o genro mau caráter (Rafael) e a nora bandidinha (Teodora) terminaram a novela sob as suas asas, mostrando que entenderam a diferença entre o certo e o errado.” (http://televisao.uol.com.br/critica/2012/03/23/missao-dada-e-missao-cumprida-pode-dizer-aguinaldo-silva.htm)

mais uma IMPRESSÃO DEIXADA PELO PÉ, na areia da vida de milhares de pessoas que tem no famoso horário televisivo nobre a fonte de sua inspiração e o modelo para sua família, de realidades tornadas telenovelas que retratam a realidade. Que realidade?

A realidade em que QUANDO SE TEM DINHEIRO tudo se pode, como na cena final em que Griselda, a santinha caminha simpática, leve e solta pela rua porque milionária por sorte que não mais precisa ser o “pereirão” e, quando menos espera o encontro do pobre e operário com a vilã Teresa Cristina a “COISA PERFEITA, FORMOSA” surge simpática, leve e solta dentro de um automóvel invólucro e sorrindo se vai como veio, ambas livres, leves e soltas sem saber a que vieram mostram: ricos e podres ditando valores putrefatos de uma sociedade impune, vingativa em decomposição que tira de sua bolsa uma “chave de cano” empunhada como arma na mão. E a população? Besta indaga: não entendi! Meu Deus, quanto desarranjo das faculdades mentais!

 JAG
24 MARÇO 2012