segunda-feira, 7 de março de 2011

Aos meus colegas educadores

OLHAR TÉCNICO E OLHAR SENSÍVEL do Pedagogo



O olhar técnico deve ser fruto e entendido, sob o prisma da seguinte epigrafe: “A experiência sem o conceito é cega e o conceito sem a experiência é vazio.” (G. Bachelard),


O pedagogo deve acima de tudo ser um homem da experiência, porém sua experiência não é fruto do acaso, senão uma iniciativa fundada em conhecimentos construídos ao longo da história, que de tempos em tempos exigem re-elaborações frente às novas necessidades surgidas através dos novos tempos.

Esse olhar técnico passa pelas novas tecnologias, novos equipamentos mas, sobretudo, pela atualização e capacitação profissional. O olhar técnico prioriza o capital humano do pedagogo e o próprio pedagogo é agente ativo em todo processo de sua ação. Pelo olhar técnico o pedagogo exercita sua capacidade de ver o invisível e, desenvolve atitudes espontâneas e criativas.

O olhar técnico é imprescindível para o olhar sensível. Veja o que diz Kant: "Nós não vemos as coisas como elas são, porém, como nós somos." (I. Kant)

O olhar que lançamos sobre a Educação é tão delicado quanto aquele que lançamos sobre o educando, isto porque olhamos como nós somos. Se somos parte de todo processo educativo seremos capazes de ver o processo ensino aprendizagem não como um fim, mas como caminho a ser percorrido e em todo caminho há tropeços, desafios, frustrações que não enquadram desistência da caminhada, mas significam, pelo olhar técnico, motivações constantes de pesquisa, atualização e criação de novas estratégias, metodologias e reconstrução do saber, do saber fazer e do saber ser. O olhar sensível vê o invisível da estrutura organizacional da educação e a estrutura inelegível que trás o educando.

Olhar técnico e sensível na educação valoriza o capital humano, seja do pedagogo seja do educado. O capital humano está na diversidade, na criatividade, na possibilidade infinita do aperfeiçoamento, na criação de vínculos, no diálogo, na intuição e no pressentimento, na sensibilidade, nas competências e capacidades individuais, na necessidade humana de pertencer a um grupo e de sentir-se útil, nas crenças e nos valores, entre outros aspectos encontrados nos seres humanos. Quanto mais saudáveis a estrutura educacional, o pedagogo e todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mais saudáveis serão os olhares, técnico e sensível, capazes de criar, produzir e retro-alimentar-se.

Muitas vezes, olhamos para algo sem vê-lo de fato.
É preciso olhar o mundo como se fosse a primeira vez.

A VONTADE DE DEUS NOSSA FELICIDADE

A VONTADE DE DEUS NOSSA FELICIDADE
“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Todos nós sabemos onde está escrita esta Palavra de Vida. Sabemos também quem foi que disse esta Palavra: Maria, a mãe de Jesus. Sabemos ainda a quem Maria respondeu com esta frase: ao mensageiro de Deus, ao Arcanjo S.Gabriel.

Chiara Lubich diz: Como fez com Maria, Deus quer revelar também a nós tudo o que Ele projetou para cada um. Ele nos diz: “Você quer que eu faça de você e de sua vida uma obra-prima? Siga o caminho que estou lhe mostrando, e você se tornará o que você sempre foi e é no meu coração. Pois desde toda a eternidade eu o concebi e amei, pronunciei o seu nome. Quando lhe digo a minha vontade, estou lhe revelando seu verdadeiro eu”.

De fato, a vontade Dele não é uma imposição que nos oprime, mas a manifestação do seu amor por nós. A vontade de Deus é um fio de ouro, uma trama divina que tece toda a nossa vida terrena e a eterna; vai desde a eternidade até a eternidade – primeiro, na mente de Deus; depois, nesta terra e, enfim, no Paraíso.

Mas, para que o desígnio de Deus possa se cumprir plenamente, Deus pede a minha e a tua adesão, como a pediu a Maria. Só assim é possível que a palavra que Ele pronunciou para mim e para você se realize. Portanto, também nós somos chamados a dizer, como Maria:

“Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

SUGESTÕES PARA VIVER ESTA PALAVRA

1ª. SEMANA: Pensar: O Que Deus Quer De Mim?
É verdade, que a vontade Dele nem sempre é clara para nós. Como Maria, também nós teremos de pedir a luz para entender o que Deus quer. Por isso, demos atenção àquela voz dentro de nós, que nos diz: Faça isto agora! Não faça aquilo! Perguntemo-nos: Será que este programa que estou assistindo na TV ou no computador está de acordo com aquilo que Deus quer de mim? Amo a todos e sempre? Como trato meus irmã(o)s, meus pais, avós, professores, colegas?

2ª. SEMANA: Saber Perder Nossos Projetos:
Tendo entendido que a vontade de Deus é o que de maior e de mais bonito pode existir na vida, não vamos nos resignar a “ter de fazer” a vontade de Deus, mas vamos nos alegrar por “podermos fazer” a Sua vontade e seguirmos seu projeto, de modo que o que Ele imaginou para nós se realize. É a melhor coisa que podemos fazer, a mais inteligente. Temos todos pequenos vícios e apegos. Devemos ter coragem de lutar contra nossos defeitos sabendo que estes vícios não nós ajudam a sermos felizes.

3ª. SEMANA: Seja Feita!
Diante de cada vontade de Deus, seja ela dolorosa, alegre ou indiferente, podemos repetir: “Aconteça-me segundo a tua palavra” ou, como Jesus ensinou no pai-nosso: “Seja feita a tua vontade”. Digamos isso antes de cada ação nossa: “Aconteça”, “seja feita”. E estaremos compondo, momento após momento, pedrinha após pedrinha, o mosaico maravilhoso, único e irrepetível, da nossa vida, que o Senhor desde sempre imaginou para cada um de nós.

4ª. SEMANA: Ser Pontual!
Os grandes mestres da vida espiritual foram tão pontuais, que interromperam às vezes uma frase no meio de um texto que estavam escrevendo no momento que perceberam que Deus os chamou para uma outra tarefa. É preciso escutar bem a sua voz em nosso íntimo, com toda a sinceridade, aconselhando-nos, se necessário for, com alguém que nos ajude. Porém, uma vez compreendida a sua vontade, queremos dar-lhe imediatamente o nosso sim. Procuremos saber perder nossos planos e trabalhos começados, quando Deus nos chama através dos nossos pais, avós, professores.