OLHAR TÉCNICO E OLHAR SENSÍVEL do Pedagogo
O olhar técnico deve ser fruto e entendido, sob o prisma da seguinte epigrafe: “A experiência sem o conceito é cega e o conceito sem a experiência é vazio.” (G. Bachelard),
O pedagogo deve acima de tudo ser um homem da experiência, porém sua experiência não é fruto do acaso, senão uma iniciativa fundada em conhecimentos construídos ao longo da história, que de tempos em tempos exigem re-elaborações frente às novas necessidades surgidas através dos novos tempos.
Esse olhar técnico passa pelas novas tecnologias, novos equipamentos mas, sobretudo, pela atualização e capacitação profissional. O olhar técnico prioriza o capital humano do pedagogo e o próprio pedagogo é agente ativo em todo processo de sua ação. Pelo olhar técnico o pedagogo exercita sua capacidade de ver o invisível e, desenvolve atitudes espontâneas e criativas.
O olhar técnico é imprescindível para o olhar sensível. Veja o que diz Kant: "Nós não vemos as coisas como elas são, porém, como nós somos." (I. Kant)
O olhar que lançamos sobre a Educação é tão delicado quanto aquele que lançamos sobre o educando, isto porque olhamos como nós somos. Se somos parte de todo processo educativo seremos capazes de ver o processo ensino aprendizagem não como um fim, mas como caminho a ser percorrido e em todo caminho há tropeços, desafios, frustrações que não enquadram desistência da caminhada, mas significam, pelo olhar técnico, motivações constantes de pesquisa, atualização e criação de novas estratégias, metodologias e reconstrução do saber, do saber fazer e do saber ser. O olhar sensível vê o invisível da estrutura organizacional da educação e a estrutura inelegível que trás o educando.
Olhar técnico e sensível na educação valoriza o capital humano, seja do pedagogo seja do educado. O capital humano está na diversidade, na criatividade, na possibilidade infinita do aperfeiçoamento, na criação de vínculos, no diálogo, na intuição e no pressentimento, na sensibilidade, nas competências e capacidades individuais, na necessidade humana de pertencer a um grupo e de sentir-se útil, nas crenças e nos valores, entre outros aspectos encontrados nos seres humanos. Quanto mais saudáveis a estrutura educacional, o pedagogo e todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mais saudáveis serão os olhares, técnico e sensível, capazes de criar, produzir e retro-alimentar-se.
Muitas vezes, olhamos para algo sem vê-lo de fato.
É preciso olhar o mundo como se fosse a primeira vez.
Penso que pelo assunto que vc escreveu, iria se interessar por nosso blog tb. http://www.educador21.com
ResponderExcluirSônia visitei seu blog e é muito bom ver gente pensando em gente pela educação!
ResponderExcluirObrigado apareça sempre!
Abreijos,