domingo, 30 de maio de 2010

DES ANIMADOS

Para os que estão des – animados = sem alma = vivem sem sentido. VIVA O AGORA!!!!!!


Não esqueça que tempos atrás você não era “nadica” do que é hoje. Isso mostra o quanto você caminhou e conquistou. O ser humano não sabe olhar para seu passado e reconhecer os erros cometidos. O ser humano não sabe viver o presente porque está de olho no futuro. O ser humano não sabe ver o futuro porque imagina que ele ainda virá, depois, bem depois de muito sofrimento. Passado, presente e futuro fazem parte do AGORA; no agora o que vale é enfrentar-se, é abraçar o medo, e este é o maior inimigo que temos: nós próprios. O agora exige que eu olhe para dentro de mim e assuma aquilo que sou, e, não o que os outros querem que eu seja. O agora exige que eu olhe para dentro de mim mesmo e reconheça o passado; exige que eu olhe para dentro de mim mesmo e enxergue o futuro e na soma do passado, que vivi e do futuro que viverei encontre o PRESENTE que vivo. Isso mesmo, PRESENTE, literalmente presente: VIVER É UM PRESENTE. E presente é sempre surpresa, é sempre novidade, é sempre desafio, é sempre decepção, é sempre satisfação, é sempre mistério. E diante do mistério só nos resta uma coisa, não é desvendá-lo, mas vivê-lo intensamente e na medida que nos apropriamos dele, mergulhamos mais e mais em nós próprios e o horizonte, que parecia estar tão perto, está ainda a ser alcançado dentro do EU.

Um abraço AGORA!

Seja feliz AGORA!

Cidadania Cristã na Economia... Renê Roldan... ética, antropologia, psicologia.... meu Deus, meu Deus o que é isto?

Meu Deus, meu Deus o que é isto?
Assim termino uma semana, o sábado é coroado com uma reflexão profunda feita por um grande amigo, Renê Roldan, no grupo Fé e Política na Paróquia S. João Batista – V. Carrão SP.

Mergulhado nos afazeres profissionais a semana foi tragada sem ao menos me dar conta de que a semana já havia começado. Tudo muito rápido! Entre decisões pedagógicas de orientações disciplinares de adolescentes estudantes, sem vontade de estudar e apoio pedagógico, a educadores com o desejo de “educar”, escolhas acertadas ou não, fizeram parte do agito profissional de todos os dias e dos dias todos. Como se não bastasse a semana foi uma semana de professorar também.

Nas aulas de ética, com alunos do curso Técnico em Radiologia Médica o princípio foi: “o todo é maior que a soma das partes”. Há meu Deus, meu Deus o que é isto? Como é difícil pensar e fazer pensar que o que vale não é a vontade pessoal, mas o que é bom para todos, para a vida de todos. Professorando pelo curso Técnico de Enfermagem na aula de Antropologia Religiosa o desafio foi compreender e viver a tolerância religiosa. A teia tecida pelas religiões em nosso país faz com que homens e mulheres digladiem em nome de uma fé que parece tudo, menos Fé. Ainda, com outra turma do curso Técnico de Enfermagem assistimos ao filme Batman Begins com o objetivo de refletir o que é o homem na pós-modernidade: “não sou que sou por dentro, mas sou o que faço”. E como se não bastasse professorei aulas de Psicologia para o curso Técnico de Radiologia Médica na sexta feira à noite, que maravilha fazer ser e pensar o que se quer ser e não se é. Meu Deus, meu Deus, o que é isto?

Pra não fugir à trivialidade da vida, dois fatos sensacionalistas marcaram minha mente e semana. O primeiro foi ver imagens de Palmeiras Imperiais cortadas em uma praça. Disse a reportagem que as palmeiras foram cortadas por ordem do padre, que foi preso e pagou fiança, já está solto. Quem não erra! Atire a primeira pedra! Meu Deus, meu Deus o que é isto? Padres vocês não tem o que fazer?

O outro fato foi hoje pela manhã. Na instituição de ensino fazíamos o Conselho de Classe, educadores reunidos avaliando o processo ensino aprendizagem de crianças e adolescentes. Sonhos, conquistas, vitórias! O silêncio da manhã fria e discussões pedagógicas de como oferecer metodologias que oportunizem o aprendizado foi rompido por estalos, sabe-se de onde e para onde, e minutos depois, o anúncio: “tirem seus carros... foi assassinado o motorista de uma lotação aqui em frente”. Ver o jovem motorista da lotação sentado no seu trono de ganha pão tombado para o lado, com o rosto contra a janela, já desfalecido... policiais.... colegas de profissão.... jornalistas... populares... comentários..... Meu Deus, meu Deus o que é isto? O que é a vida? O que é viver?

A Ética descontrói toda regra que não tem a VIDA como valor supremo, por isso o ato covarde de tirar a vida do motorista da lotação e, o de cortar as palmeiras imperiais seja quais forem os motivos dos protagonistas dessas ações, não justifica tais práticas.

Mas como, mas como fazer diferente, pensar diferente se tudo e todos são tão diferentes. Nem psicologia, nem filosofia, nem antropologia, nem sociologia e tantas outras ias..... muito menos livros, como o livro recentemente lançado pela AMEBA, que já está entre os seis mais vendidos no país, que eu soube hoje, que não foi ela que escreveu...verdade ou mentira....sabe-se Deus! O que se sabe é que seu programa, graças ao loro José é entre os piores o pior, isso é óbvio não pela opinião pública. O que esperar de uma país leitor de livros como esse? A espera não poderia dar em outra coisa senão: esperar o domínio da máfia das lotações! Esperar o descaso do governo com o transporte público! Esperar o domínio dos traficantes! Esperar alunos literalmente “a – lunos” = SEM LUZ! Esperar professores que não professam! Esperar estalos sem saber de onde e para onde! Esperar! Esperar! Meu Deus, meu Deus o que é isto?

Caro amigo Renê, muito obrigado você salvou meu sábado e semana. Querida comunidade S. João Batista, você perdeu uma grande oportunidade! Irmãos do grupo Fé e Política, vocês são verdadeiros heróis que semeiam em terra árida, que esperam contra toda esperança. Que lutam com toda confiança na certeza da vitória por uma comunidade viva e atuante, geradora de Vida Plena, como a Vida trazida por Jesus. Meu Deus, meu Deus o que é isto?

Só uma centelha na escuridão, de mais de 18 milhões de vida, de nossa metrópole paulistana para salvar a semana. Você Renê foi isso! Foi o sinal de Deus para mim hoje, e certamente, para os que te ouviram falar sobre “Cidadania Cristã na Economia”, palestra feita dentro da proposta da Campanha da Fraternidade de 2010 = Economia e Vida – “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).