domingo, 30 de maio de 2010

Cidadania Cristã na Economia... Renê Roldan... ética, antropologia, psicologia.... meu Deus, meu Deus o que é isto?

Meu Deus, meu Deus o que é isto?
Assim termino uma semana, o sábado é coroado com uma reflexão profunda feita por um grande amigo, Renê Roldan, no grupo Fé e Política na Paróquia S. João Batista – V. Carrão SP.

Mergulhado nos afazeres profissionais a semana foi tragada sem ao menos me dar conta de que a semana já havia começado. Tudo muito rápido! Entre decisões pedagógicas de orientações disciplinares de adolescentes estudantes, sem vontade de estudar e apoio pedagógico, a educadores com o desejo de “educar”, escolhas acertadas ou não, fizeram parte do agito profissional de todos os dias e dos dias todos. Como se não bastasse a semana foi uma semana de professorar também.

Nas aulas de ética, com alunos do curso Técnico em Radiologia Médica o princípio foi: “o todo é maior que a soma das partes”. Há meu Deus, meu Deus o que é isto? Como é difícil pensar e fazer pensar que o que vale não é a vontade pessoal, mas o que é bom para todos, para a vida de todos. Professorando pelo curso Técnico de Enfermagem na aula de Antropologia Religiosa o desafio foi compreender e viver a tolerância religiosa. A teia tecida pelas religiões em nosso país faz com que homens e mulheres digladiem em nome de uma fé que parece tudo, menos Fé. Ainda, com outra turma do curso Técnico de Enfermagem assistimos ao filme Batman Begins com o objetivo de refletir o que é o homem na pós-modernidade: “não sou que sou por dentro, mas sou o que faço”. E como se não bastasse professorei aulas de Psicologia para o curso Técnico de Radiologia Médica na sexta feira à noite, que maravilha fazer ser e pensar o que se quer ser e não se é. Meu Deus, meu Deus, o que é isto?

Pra não fugir à trivialidade da vida, dois fatos sensacionalistas marcaram minha mente e semana. O primeiro foi ver imagens de Palmeiras Imperiais cortadas em uma praça. Disse a reportagem que as palmeiras foram cortadas por ordem do padre, que foi preso e pagou fiança, já está solto. Quem não erra! Atire a primeira pedra! Meu Deus, meu Deus o que é isto? Padres vocês não tem o que fazer?

O outro fato foi hoje pela manhã. Na instituição de ensino fazíamos o Conselho de Classe, educadores reunidos avaliando o processo ensino aprendizagem de crianças e adolescentes. Sonhos, conquistas, vitórias! O silêncio da manhã fria e discussões pedagógicas de como oferecer metodologias que oportunizem o aprendizado foi rompido por estalos, sabe-se de onde e para onde, e minutos depois, o anúncio: “tirem seus carros... foi assassinado o motorista de uma lotação aqui em frente”. Ver o jovem motorista da lotação sentado no seu trono de ganha pão tombado para o lado, com o rosto contra a janela, já desfalecido... policiais.... colegas de profissão.... jornalistas... populares... comentários..... Meu Deus, meu Deus o que é isto? O que é a vida? O que é viver?

A Ética descontrói toda regra que não tem a VIDA como valor supremo, por isso o ato covarde de tirar a vida do motorista da lotação e, o de cortar as palmeiras imperiais seja quais forem os motivos dos protagonistas dessas ações, não justifica tais práticas.

Mas como, mas como fazer diferente, pensar diferente se tudo e todos são tão diferentes. Nem psicologia, nem filosofia, nem antropologia, nem sociologia e tantas outras ias..... muito menos livros, como o livro recentemente lançado pela AMEBA, que já está entre os seis mais vendidos no país, que eu soube hoje, que não foi ela que escreveu...verdade ou mentira....sabe-se Deus! O que se sabe é que seu programa, graças ao loro José é entre os piores o pior, isso é óbvio não pela opinião pública. O que esperar de uma país leitor de livros como esse? A espera não poderia dar em outra coisa senão: esperar o domínio da máfia das lotações! Esperar o descaso do governo com o transporte público! Esperar o domínio dos traficantes! Esperar alunos literalmente “a – lunos” = SEM LUZ! Esperar professores que não professam! Esperar estalos sem saber de onde e para onde! Esperar! Esperar! Meu Deus, meu Deus o que é isto?

Caro amigo Renê, muito obrigado você salvou meu sábado e semana. Querida comunidade S. João Batista, você perdeu uma grande oportunidade! Irmãos do grupo Fé e Política, vocês são verdadeiros heróis que semeiam em terra árida, que esperam contra toda esperança. Que lutam com toda confiança na certeza da vitória por uma comunidade viva e atuante, geradora de Vida Plena, como a Vida trazida por Jesus. Meu Deus, meu Deus o que é isto?

Só uma centelha na escuridão, de mais de 18 milhões de vida, de nossa metrópole paulistana para salvar a semana. Você Renê foi isso! Foi o sinal de Deus para mim hoje, e certamente, para os que te ouviram falar sobre “Cidadania Cristã na Economia”, palestra feita dentro da proposta da Campanha da Fraternidade de 2010 = Economia e Vida – “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).

Um comentário:

  1. Obrigada Galiani pelo incentivo ao nosso trabalho, que muitas vezes se enfraquece pelos desafios da caminhada.
    "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca." (Dom Hélder Câmara)

    ResponderExcluir