segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sinto um alívio!

 

Sinto um alívio! O dia, após as Eleições Gerais, amanheceu em meu País:

1.       O resultado da Eleição me impõe fazer um tributo a dois amigos, entre tantos, que foram mortos pelo Covid-19. Trago à memória o Líder Flávio Castro e o Padre Francisco Pio Dantas, SAC e com eles todos os mortos pela omissão e negacionismo imperado pelo Governante em nosso país!

2.       Lembro-me de todos os professores, sofremos todos! Se ter professores “atrapalha” um governo, digo: TENHO ORGULHO DE SER UM PROFESSOR. Durante a pandemia nós professores não ficamos em casa para não trabalhar ou para atrapalhar o aprendizado das crianças, ficamos em casa para proteger e por defendermos a VIDA!

3.       Estou satisfeito com o resultado das eleições, ao menos não terei que ouvir do Presidente do meu País, absurdos em relação ao GRANDE EDUCADOR Brasileiro: PAULO FREIRE!

4.       Sinto um alívio, como cristão Católico, de ver derrotado os grupos e movimentos nascidos para defender um Catolicismo desconexo do tempo que está, um Catolicismo reacionário, um Catolicismo moralista contra os próprios Católicos. Que vergonha ver “lideres católicos” defendendo e propagando mentiras em defesa de “falsos políticos e cristãos”.

5.       Meus irmãos cristãos Evangélicos, sempre os admirei pela assídua leitura da Palavra de Deus, mesmo os fundamentalistas, mas me envergonha ver vossos “líderes” se candidatando, não preocupados com o bem de todos, mas preocupados em compor bancadas e defender interesses econômicos. Tenho vergonha de vê-los manchando a Fé em Jesus Cristo pela troca de barras de ouro.

6.       Estou aliviado pelo basta dado aos MORALISTAS, homens e mulheres de bem, defendendo princípios sem princípios. Defendem a Vida, são contra o aborto, mas apoiam uma política armamentista. Armas matam!!!

7.       Quantas novenas à Nossa Senhora pela Pátria. Quantos terços rezados pedindo a proteção do Brasil. Só se esqueceram que Maria, a Nossa Senhora, está do lado dos humildes, por que o “fiat voluntas tua” dela, é para o Deus que derruba dos tronos os poderosos e exalta os humildes. O Deus dela é o EMANUEL, Ele está no meio de nós e não “acima de todos”.

8.       Quantos Católicos de joelhos dobrados diante do Santíssimo Sacramento Eucarístico, não para adorá-lo, mas para usá-lo politicamente. Que vergonha ver freis, freiras, padres, bispos percorrendo as Igrejas com o ostensório e os fiéis pedindo a cura do Brasil, na verdade pediam que o “Dragão” vencesse esquecendo-se que a Eucaristia é o “Pão Vivo descido do Céu para dar Vida ao Mundo”. Que vergonha ver a profanação do Círio de Nazaré e a Casa da Mãe Aparecida; vergonha maior é ver Católicos “cegos e surdos”, porém não “mudos” falando e defendendo uma política excludente, preconceituosa, desrespeitosa, fascista!

9.       Sinto um alívio por ver que o País pode renascer, não pelo líder eleito, mas pela oportunidade que teremos de exercer a cidadania, de termos acesso à cultura, ao lazer. A eleição de um NOVO PRESIDENTE, coloca o Brasil num patamar de diálogo internacional jamais visto, voltaremos a ter crédito, voltaremos a dar crédito com nossa riqueza científica, cultural, econômica e natural, sem necessariamente privatizar nossas riquezas. Alegria em ter um Governo que governa para os menos favorecidos, o que não exclui os que tem mais.

10.   Envergonhava-me ouvir, referências aos venezuelanos e outros que encontraram aqui uma alternativa para aliviar seu sofrimento, que o Brasil caminha para a mesma situação destes países. Sim, caminharíamos se o fascismo continuasse a frente do Brasil. Como sinto vergonha de eleitores do derrotado, dizer que o melhor é sair do Brasil, tentar a vida lá fora, perderam o amor pela camisa amarelinha? Ou nunca vestiram esta camisa?

 

                Passaria horas escrevendo pontos de vista que me fazem feliz no amanhecer de hoje, um dia após a eleição geral no meu país; mas vou parando, até porque ideias e palavras são como palhas ao vento e minhas opiniões podem ser bem lidas, vistas e interpretadas, mas conforme o vento serão objetos de desrespeito, de preconceito e taxação.  

                Termino fazendo uso da Declaração da minha Igreja na voz da CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL:

“Todos possam caminhar unidos para a construção da política melhor, aquela que está a serviço do bem comum, conforme define o nosso amado Papa Francisco. São os votos da CNBB. É o que suplicamos em preces para o nosso país”.

(https://www.cnbb.org.br/presidencia-da-cnbb-o-exercicio-da-cidadania-nao-se-esgota-com-o-fim-do-processo-eleitoral/; acesso em 31/10/22)

 

31/10/2022

José Antonio Galiani

(Professor Galiani)