sexta-feira, 5 de março de 2010

Avaliação na educação infantil: o portfólio

Avaliação na educação infantil: o portfólio


O portfólio na educação infantil possibilita identificar quais os reais objetivos da aprendizagem, quais foram cumpridos e quais não foram alcançados. Ele se apresenta em três modelos: particular, aprendizagem e demonstrativo.

O particular é aquele que guarda informações pessoais do educando, incluindo dados sigilosos, e fica reservado na secretaria da instituição. O de aprendizagem (processo-fólio) é aquele que apresenta toda a coleção de atividades do educando, sua trajetória bimestral, o resultado da construção de conhecimento, realizado e analisado em três vias a cada bimestre. Já o demonstrativo se refere às atividades catalogadas, de grande relevância para o processo de transição do educando, e encaminhadas para o educador que vai trabalhar com o educando no ano seguinte.

Este portfólio é construído (armazenado) em uma pasta, com plástico transparente, cujo objetivo é anexar as atividades diversas, como recortes, colagens e fotos, desenvolvidas através da linguagem oral, escrita e pictórico. Todas comprometidas com o tema que está sendo trabalhado no bimestre.

As autoras Elizabeth Shores e Cathy Grase apresentam um processo de montagem na construção do portfólio em dez passos. São eles:

Estabelecer uma política para o portfólio.

Coletar amostras de trabalhos.

Tirar fotografias.

Conduzir consultas aos diários de aprendizagem.

Fazer entrevistas.

Efetuar registros sistemáticos.

Realizar registros de casos.

Preparar relatórios narrativos.

Conduzir reuniões de análise de portfólio em três vias.

Usar portfólios em situações de transição.

A proposta de apresentar o portfólio em três vias, ou seja, o encontro entre o educador, o educando e a família em reunião de análise e reflexão do portfólio, é um momento pedagógico que caracteriza o passo de maior relevância para o desenvolvimento cognitivo do educando. A apresentação dessa forma tem um objetivo maior: a apreciação da produção do educando, com atividades construídas e reconstruídas, demonstrando o crescimento pedagógico alcançado por ele de forma gradativa, dando início ao compromisso de autonomia do educando.

O educador também terá a oportunidade de refletir sobre sua prática pedagógica, fazendo uma autoavaliação sobre em que momento deverá retomar as atividades de insucesso que surgirem no seu grupo de trabalho.

A observação é fundamental na avaliação da educação infantil, ou seja, em qualquer processo avaliativo. A observação individual ou do grupo vai possibilitar ao educador um amplo conhecimento do educando, o que, atrelado à reflexão e análise deste, trará uma grande riqueza de informações que vão diagnosticar as questões de aprendizagem que poderão interferir de ordem positiva ou negativa, permitindo uma intervenção qualitativa no processo de ensino-aprendizagem.

Registrar todas as ocorrências, resgatar o que foi perdido, repensar o que não foi compreendido pelo educando e encontrar estratégias de aprendizagem são questões que, só por meio do registro diário, possibilitarão ao educador refazer sua prática pedagógica, definindo o perfil do educando de acordo com o registro de suas habilidades nas atividades solicitadas. O registro é a fonte, é o seu arquivo, é a base de um processo que permitirá a escrita de um relatório final, fiel à produção do portfólio.

A reflexão e a interpretação das abordagens em sala de aula, e a percepção analítica, irão identificar como o educando está elaborando e construindo o seu conhecimento. O portfólio ainda é um recurso de maior fidelidade avaliativa. O educador que vivencia a avaliação enquanto processo, com certeza, fará desse recurso mais um aprendizado.

Sendo o construtivismo coadjuvante neste artigo, cabe acrescentar que o conhecimento se dá a partir de uma construção, é na ação-reflexão que desenvolvemos o processo de ensino-aprendizagem, com metodologias favoráveis ao contexto do cotidiano escolar, gestando competência e exacerbando o desejo de criar e produzir nas atividades escolares.

Texto de Rosa Costa, educadora, pedagoga, mestranda e especialista em Recursos Humanos, enviado ao Jornal Virtual. E-mail: rosacostaf@ig.com.br.

http://www.profissaomestre.com.br/

internet gratuita

Primeira cidade a oferecer internet gratuita, Piraí terá laptops para todos os alunos

Agência Brasil Publicação: 02/03/2010 10:06

A primeira cidade a distribuir internet banda larga gratuita aos moradores, a pequena Piraí, no sul fluminense, terá, até o final do mês de março, todos os 6,2 mil alunos da rede pública equipados com computadores portáteis. Segundo a prefeitura, será uma das únicas cidades brasileiras onde cada aluno terá um laptop.
A distribuição gratuita dos computadores portáteis – com conexão à rede mundial de computadores – aos estudantes amplia o programa de inclusão digital da cidade, que já disponibilizava internet grátis em todas as escolas e em todos os prédios públicos. A rede de 520 quilômetros quadrados cobre praticamente todo o município, que tem cerca de 22 mil habitantes.
A decisão de investir em inclusão digital já começou a mostrar os resultados. A escola pública Professora Rosa Conceição Guedes, onde os alunos já dispõem de laptops com internet há quase três anos, subiu no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Saiu da nota 2,6 para 4,2 na última avaliação (2007). O resultado era previsto para 2015.
Além dos efeitos positivos na educação, o município inicia agora o uso do sistema digital na área da saúde. Todos os agendamentos de consulta, marcações, resultados de exames e diagnósticos, por exemplo, são incluídos num banco de dados centralizado que pode ser aberto pelos médicos de qualquer localidade. Os problemas mais graves são debatidos pelos médicos locais com professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em teleconferências via internet.
“Isso facilita até para a pessoa não ficar pegando remédio duas vezes, para ficar pedindo exame duas vezes”, explica o coordenador-geral do projeto Piraí Digital, Gustavo Tutuca.
Piraí ficou conhecida no final dos anos 90 por ser a primeira cidade do país a enfrentar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para poder distribuir internet aos moradores. O município, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, não tinha então nenhum provedor banda larga. A prefeitura obteve autorização para disponibilizar a conexão aos moradores, desde que fosse gratuita.
Sem poder cobrar pelo uso da internet, nem mesmo uma “taxa social”, a prefeitura teve de arcar com os custos e diminuir a abrangência do projeto. Agora, espera que, com o Plano Nacional de Banda Larga, os preços dos pontos de internet comprados pelo município diminuam.
“A procura por serviços aumentaram muito, a ouvidoria municipal, o serviço de impostos, a questão da utilização de e-mail, das reclamações via e-mail para a prefeitura, as solicitações via e-mail. Tudo isso tem ajudado muito na comunicação e na integração”, ressalta o coordenador.
 
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia

dia Internacional da Mulher, CRB-SP promove debate sobre Tráfico de Seres Humanos

No dia Internacional da Mulher, CRB-SP promove debate sobre Tráfico de Seres Humanos
Vamos fazer deste evento uma ocasião para celebrar juntas o Dia Internacional da Mulher. Participe!
A Conferência dos Religiosos do Brasil - (CRB), Regional São Paulo vai realizar no dia 8 de março, a partir das 19h00 em São Paulo (SP), “Celebração e Reflexão do dia Internacional da Mulher”. O evento vai tratar sobre a problemática do tráfico de seres humanos, além de promover um debate sobre esta realidade que fere a dignidade de milhares de crianças, adolescentes e jovens mulheres.
O debate é organizado pela Rede "Um grito pela Vida", uma iniciativa de mulheres articuladas pelo resgate da dignidade feminina e com apoio da CRB - Regional São Paulo.

O evento é gratuito e será no auditório das Paulinas, que fica na Rua Domingos de Moraes, 660, Vila Mariana, SP (próximo ao Metrô Ana Rosa.



Publicado em 04/03/2010 - 03:22 http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5509

4o. Ato Público em Defesa da Vida

Comunicado sobre o 4o. Ato Público em Defesa da Vida

Às Coordenações de Pastorais e Movimentos e Organismos e Associações do Regional Sul 1

Santo André, 1º de março de 2010
Caríssimos Coordenadores e Coordenadoras,

O Comitê Estadual do “Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto”, movimento suprapartidário, que já organizou os três primeiros Atos Públicos em Defesa da Vida e contra o Aborto, está convidando a todas as Pastorais, Movimentos, Organismos e Associações do Regional Sul 1 para o 4º Ato Público, a ser realizado no sábado, dia 20 de março de 2010, das 10 horas às 13 horas, com saída do Viaduto Jacareí e chegada à Praça da Sé, em São Paulo.
Considerando a importância desse evento no momento político atual, em que o Congresso, em breve, será chamado a votar a favor ou contra o PL 1135 / 91, que possibilita o aborto até o nono mês de gravidez e por qualquer motivo, solicitamos uma entusiasta participação de nosso Regional no 4º Ato Público para defender a vida humana, inestimável dom de Deus, cujo respeito e fundamento é garantia da convivência democrática e exigência inalienável da missão evangelizadora da Igreja.
Pedimos insistentemente que o evento seja amplamente divulgado e, no dia 20 de março, nenhuma outra atividade anteponha-se ou seja mais prioritária do que participar do 4º Ato Público em Defesa da Vida. Contamos com a força e o entusiasmo de todos e de todas.

Votos de todo bem e um grande abraço amigo.
Dom Nelson Westrupp, scj

Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 – CNBB
Publicado em 05/03/2010 - 11:23

http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5510

Dom Pedro Luiz Stringhini sofre infarto e é internado

Da redação FC


O bispo de Franca, Dom Pedro Luiz Stringhini, está internado no Hospital do Coração do município. Ele sofreu um infarto do miocárdio na tarde desta quinta-feira.


Segundo a assessoria do hospital, o religioso está na UTI - Unidade de Terapia Intensiva da unidade coronariana, onde vai permacener por pelo menos 24 horas. Ainda segundo o hospital, o bispo passou por uma angioplastia (desobstrução da artéria).


O estado dele é considerado grave, mas no momento estável.


Stringhini era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e foi nomeado bispo de Franca pelo Papa Bento XVI em dezembro.

O bispo tem 56 anos e nasceu em Laranjal Paulista. Ele foi ordenado bispo em março de 2001. Foi Bispo auxiliar de São Paulo, na região Episcopal Belém, em São Paulo e recentemente assumiu a Diocese de Franca (SP).


Fonte: O Globo Online
http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5511
Publicado em 05/03/2010 - 02:36