domingo, 18 de outubro de 2015

CULTURA

Tomando a leitura de Marlene Marchiori faço algumas provocações para a reflexão sobre a Cultura.

Turma Enfermagem 2º Semestre - Fasm 2015
A reflexão sobre a cultura exige um olhar sobre vários e diversos aspectos que caracterizam a vida humana hoje, no século XXI. Temas como identidade, questões de gênero, subjetividade, sexualidade, transformações sociais, impacto da tecnologia, conhecimento e inovação tornam a vida do homem um constante buscar de paradigmas que possam sustentá-lo na liquidificação de seu significante existir. Assim a Cultura é uma riqueza humana de busca constante de caminhos para tornar essas características compreensíveis e aceitáveis no dia a dia.
A capacidade intelectual é requisito para que a cultura possa ser aprendida e dar ao homem um padrão de conhecimento. O homem como ser histórico e social gera a cultura dentro de um processo histórico específico e nele a cultura se torna única, na dinâmica histórica de ser homem e cultura se constroem. Há que se considerar também, que a cultura é um fenômeno que tem vida própria, não necessariamente depende e interdepende da sociedade, porém é compartilhável.
A reflexão sobre a cultura exige olhar para o que se pensa e o que se faz, então o estudo da cultura recria situações a partir de uma realidade concreta, isto é, do conflito entre o indivíduo e a própria cultura, nascido dos hábitos, pensamentos e funções sociais do indivíduo.
Há que se considerar que desde a infância fomos sendo formados culturalmente, formando assim nossa personalidade e consequentemente a essência da sociedade. As respostas aos desafios surgidos ao longo de nossa vida são dadas pelo que somos e pelo que a sociedade é.  
Forte expressão do que seja a cultura é a linguagem. A linguagem como expressão verbal/gráfica e como ação é constituída e constituidora da cultura. Diferentes são as sociedades, nelas há diferentes tipos de linguagem e culturas distintas.
O fator econômico é gerador de constantes mudanças na vida social, sobretudo na vida do trabalho humano, o que altera significativa compreensão da cultura a partir da divisão do trabalho e por ela, o homem necessita adaptar-se às condições impostas. Assim, a cultura passa a ser algo necessário para a satisfação do homem. A cultura é resposta à estrutura social que torna o homem um ser útil ou inútil, que o faz ser um ser funcional ligado e interligado por uma rede complexa de relações sociais. Assim a cultura refletida com os olhos do século XXI é a análise dela própria nas relações humanas, onde as pessoas se engajam em práticas que não somente reproduzem os repertórios culturais, mas também são capazes de modifica-los e adaptá-los conforme passam pelos fatos ou eventos que constituem a vida humana. Cultura é pois, crise; é provocadora de análises do antes, do agora e do depois de existir humano social.



Cap. 3 p. 63- Marchiori, Marlene
 Cultura e comunicação organizacional: um olhar sobre a organização.
São Caetano, SP: Difusão Editora, 2008