segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Escola Católica.

No Documento da Congregação para a Educação Católica nº 23 publicado pelas Paulinas, na pág 13 lemos:

"A escola católica, que se caracteriza principalmente como comunidade educadora, configura-se como escola para a pessoa e das pessoas. De fato, ela tem por finalidade formar a pessoa na unidade integral do seu ser, intervindo com os instrumentos do ensino e da aprendizagem em que se formam "os critérios de juízo, os valores determinantes, os pontos de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida". Mas sobretudo envolvendo-a na dinâmica das relações interpessoais que constituem e vivificam a comunidade escolar".

A ESCOLA DE SUCESSO

No livro OS EDUCADORES E O COTIDIANO ESCOLAR, organizado por Jair Miltão da Silva e publicado pela  Papirus Editora encontramos:

"escolas eficazes possuem uma cultura de sucesso, mas... essa cultura não pode ser construída a partir de receitas nem de normativas formais e, o mais importante, ... implica também um conjunto  de valores e atitudes que não sabemos bem como se desenvolvem"

Das questões formuladas as soluções

A revista nova escola publicada em janeiro/fevereiro 2010 na pág 90 tem um artigo de Luis Carlos de Menezes intitulado AS PERGUNTAS QUE GERAM PROJETOS.....merece leitura!!!!


"Teremos uma Educação com mais qualidade quando enfrentarmos, com determinação, os problemas reais surgidos no dia a dia"

Felicidade

"A Felicidade começa quando deixamos de exigir ao outro que nos torne felizes" (p79)

Leia o Livro O ESSENCIAL NO AMOR - As diferenças faces da experiência amorosa de Catherine Bensaid e Jean-Yves Leloup VOZES.