quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleições 2010 - Votar Bem - CNBB.

Votar bem
Os Bispos do Regional Sul 1, da CNBB (Estado de São Paulo), no cumprimento de sua missão pastoral, oferecem as seguintes orientações aos seus fiéis para a participação consciente e responsável no processo político-eleitoral deste ano:

1. O poder político emana do povo. Votar é um exercício importante de cidadania; por isso, não deixe de participar das eleições e de exercer bem este poder. Lembre-se de que seu voto contribui para definir a vida política do País e do nosso Estado.

2. O exercício do poder é um serviço ao povo. Verifique se os candidatos estão comprometidos com as grandes questões que requerem ações decididas dos governantes e legisladores: a superação da pobreza, a promoção de uma economia voltada para a criação de postos de trabalho e melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, saúde, moradia, saneamento básico, respeito à vida e defesa do meio ambiente.

3. Governar é promover o bem comum. Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural. São valores fundamentais irrenunciáveis para o convívio social. Isso também supõe o reconhecimento à legítima posse de bens e à dimensão social da propriedade.

4. O bom governante governa para todos. Observe se os candidatos representam apenas o interesse de um grupo específico ou se pretendem promover políticas que beneficiem a sociedade como um todo, levando em conta, especialmente, as camadas sociais mais frágeis e necessitadas da atenção do Poder público.

5. O homem público deve ter idoneidade moral. Dê seu voto apenas a candidatos com “ficha limpa”, dignos de confiança, capazes de governar com prudência e equidade e de fazer leis boas e justas para o convívio social.

6. Voto não é mercadoria. Fique atento à prática da corrupção eleitoral, ao abuso do poder econômico, à compra de votos e ao uso indevido da máquina administrativa na campanha eleitoral. Fatos como esses devem ser denunciados imediatamente, com testemunhas, às autoridades competentes. Questione também se os candidatos estão dispostos a administrar ou legislar de forma transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade. Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber nosso apoio nas eleições.

7. Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados. Vote em candidatos que representem e defendam, depois de eleitos, as convicções que você também defende.

8. A religião pertence à identidade de um povo. Vote em candidatos que respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.

9. A Família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa. Ajude a promover, com seu voto, a proteção da família contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. A sociedade que descuida da família, destrói as próprias bases.

10. Votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas.

Aparecida, 29 de junho de 2010

Dom Nelson Westrupp, scj - Presidente do CONSER
Dom Benedito Beni dos Santos - Vice-Presidente
Dom Airton José dos Santos - Secretário-Geral

Publicado em 19/07/2010 - 10:21 http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5689

Feira Internacional Para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais

3ª Feira Internacional Para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais


Hoje o dia foi recheado de sonhos e utopias que estão se concretizando na prática de muitas Ongs, Cooperativas e renomadas empresas.

A Ana, autora do Projeto Metanóia, e eu fomos na 3ª FIBoPS e conversamos com homens e mulheres incomodados e “incomodadores” do Planeta Terra. Pequenas sementes deram árvores de todos os tamanhos, melhor tem sido os frutos de cada uma dessas pequenas e grandes árvores.



Visitamos o stand da ADS Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, empresa pública de direito privado, considerada o elo entre o poder público e o setor primário. O que ficou claro de seu objetivo na apresentação feita foi a valorização do povo amazonense, de sua cultura e produção das riquezas naturais. A industrialização artesanal dos bens da natureza mantém o homem na zona rural evitando que ele venha morar nas periferias das capitais amazônicas. Visite o site e conheça mais: http://www.ads.am.gov.br/.

Tivemos contato com a já conhecida REVISTA de publicação bimestral FILANTROPIA, para conhecê-la visite o site http://www.revistafilantropia.com.br/ .
Vimos os projetos do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que atua na formação profissional e promoção social do homem do campo. Visite o site e conheça: http://www.faespesenar.com.br/ . Conversamos com KINROSS Paracatu que tem o Programa de Educação Ambiental.
Vimos o projeto AMUJA Associação Mulheres Jardineiras, se desejar um contato envie e-mail para amuja.jardineiras@gmail.com . Visitamos o stand NÓS PODEMOS SÃO PAULO, vale a pena conhecer, o site é http://www.odmsp.blogspot.com/ . O Instituto de Embalagens Ensino & Pesquisa que criativamente transforma as embalagens “lixo” em belíssimas caixas para presentes e outras coisas. O site para melhor conhecer esse instituto é http://www.intitutodeembalagens.com.br/ .

 Vimos ainda o ECÓLEO conforme as fotos.



A tão querida ÁGUA também fez parte da Feira pelo projeto PEPSICO – South América Foods.



Seguem fotos diversas, de alguns dos muitos projetos expostos nessa feira que trouxe à reflexão a emergente necessidade de formar cidadãos ambientalmente responsáveis, ou seja, homens e mulheres que não causem danos ao Meio Ambiente, à sociedade e ao patrimônio da humanidade: o Planeta Terra. É preciso gerar uma consciência de preservação ambiental e de consumo consciente, esses são hábitos de cidadania e precisam ser construídos na sociedade hoje. Essa visita à 3ªfeira foi uma oportunidade de aprendizado, de desejo de promover a conscientização, de desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o consumo consciente e conseqüente respeito ao ecossistema.









   






Saí dessa feira com o seguinte desafio, nas palavras de Rogério Nora de Sá:



“RECONHECER NOSSO PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR DO PLANETA TERRA, UMA TRANSFORMAÇÃO QUE RESPEITE A NATUREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS. É PRECISO ATENDER AS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES DE SATISFAZER AS PRÓPRIAS NECESSIDADES”.

“EDUCAÇÃO PARA UMA ECONOMIA PELA VIDA - FAMILIA”

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010     /     6º Encontro – Sábado 31/07

Às 15:00 horas com a Santa Missa
Paróquia S. João Batista - Rua Cel. Marques - carrão SP


“EDUCAÇÃO PARA UMA ECONOMIA PELA VIDA - FAMILIA”

Xico Esvael,
Professor, compositor e intérprete, com formação em Teologia e Música.

E a família... como vai?
Uma das grandes preocupações que devemos ter é com a família.
Como não poderia deixar de ser, o tema “FAMÍLIA” teve e terá sempre abrangência nos estudos da Campanha da Fraternidade.

Este ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica quer nos mostrar a influência da Economia sobre a estrutura familiar.

Será que todas as famílias tem dignidade?
Tem condições de educar? Tem condições de dar moradia? Saúde?
A falta dessas condições tem afetado a forma de viver de nossas famílias?
Será que ainda nos indignamos com as injustiças de nosso sistema Econômico?
O que a mídia tem promovido sobre a família?


Para nos assessorar sobre este tema, convidamos Xico Esvael -Professor, compositor e intérprete, com formação em Teologia e Música, distingue-se pelo seu compromisso com os Direitos Humanos. Atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo do Centro Santo Dias de Direitos Humanos (Pastoral da Arquidiocese de São Paulo).
Como compositor e intérprete, também apresentará algumas de suas músicas, entre elas uma música feita para a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano.


Será uma bela experiência para nossa comunidade, pois será o primeiro Encontro da Campanha da Fraternidade efetivamente Ecumênico.

A preocupação com a família, a experiência ecumênica, a presença especial de Xico Esvael e a oportunidade de conhecer belas músicas, são os grandes atrativos para esse nosso próximo encontro.

Venha participar conosco!
Temos muito o que aprender, e esta é mais uma oportunidade!

Com amizade,


Flávio Roberto de Castro
Coordenador da Pastoral Fé e Política
Paróquia São João Batista - Setor Vila Carrão
Região Belem