quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleições 2010 - Votar Bem - CNBB.

Votar bem
Os Bispos do Regional Sul 1, da CNBB (Estado de São Paulo), no cumprimento de sua missão pastoral, oferecem as seguintes orientações aos seus fiéis para a participação consciente e responsável no processo político-eleitoral deste ano:

1. O poder político emana do povo. Votar é um exercício importante de cidadania; por isso, não deixe de participar das eleições e de exercer bem este poder. Lembre-se de que seu voto contribui para definir a vida política do País e do nosso Estado.

2. O exercício do poder é um serviço ao povo. Verifique se os candidatos estão comprometidos com as grandes questões que requerem ações decididas dos governantes e legisladores: a superação da pobreza, a promoção de uma economia voltada para a criação de postos de trabalho e melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, saúde, moradia, saneamento básico, respeito à vida e defesa do meio ambiente.

3. Governar é promover o bem comum. Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural. São valores fundamentais irrenunciáveis para o convívio social. Isso também supõe o reconhecimento à legítima posse de bens e à dimensão social da propriedade.

4. O bom governante governa para todos. Observe se os candidatos representam apenas o interesse de um grupo específico ou se pretendem promover políticas que beneficiem a sociedade como um todo, levando em conta, especialmente, as camadas sociais mais frágeis e necessitadas da atenção do Poder público.

5. O homem público deve ter idoneidade moral. Dê seu voto apenas a candidatos com “ficha limpa”, dignos de confiança, capazes de governar com prudência e equidade e de fazer leis boas e justas para o convívio social.

6. Voto não é mercadoria. Fique atento à prática da corrupção eleitoral, ao abuso do poder econômico, à compra de votos e ao uso indevido da máquina administrativa na campanha eleitoral. Fatos como esses devem ser denunciados imediatamente, com testemunhas, às autoridades competentes. Questione também se os candidatos estão dispostos a administrar ou legislar de forma transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade. Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber nosso apoio nas eleições.

7. Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados. Vote em candidatos que representem e defendam, depois de eleitos, as convicções que você também defende.

8. A religião pertence à identidade de um povo. Vote em candidatos que respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.

9. A Família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa. Ajude a promover, com seu voto, a proteção da família contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. A sociedade que descuida da família, destrói as próprias bases.

10. Votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas.

Aparecida, 29 de junho de 2010

Dom Nelson Westrupp, scj - Presidente do CONSER
Dom Benedito Beni dos Santos - Vice-Presidente
Dom Airton José dos Santos - Secretário-Geral

Publicado em 19/07/2010 - 10:21 http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5689

6 comentários:

  1. Inquieta-me saber que boa parte da sociedade passa indiferente diante da importância que tem uma eleição - especialmente a que vem por ai - para a vida de cada um e de todos que nela vive. Inquieta-me a postura passiva por parte daqueles e daquelas que lideram grande parte dos movimentos paroquiais. Inquieta-me ver recomendações tão profundas como as do texto destinarem-se às prateleiras, quando não no lixo, a exemplo de tantos outros que foram produzidos ao longo da história da igreja. Que nunca falte inquietude e folego para gritar, naqueles e naquelas que acreditam que um outro mundo é possível e que todos caibam.

    ResponderExcluir
  2. Caro Renê somos parceiros de longa data na construção de uma comunidade crítica, consciente e cidadã. Comungo com sua inquietude e complemento com a DECEPÇÃO. Mas, não nos esqueçamos da ESPERANÇA! Creio que um dia o que sonhamos para nós seja para todos!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. VOTE BEM - OS DEZ NÃOS

    1º - Não deixe de votar, valorize o seu voto
    2º - Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto
    3º - Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato
    4º - Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha
    5º - Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano
    6º - Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato
    7º - Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato
    8º - Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito
    9º - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza
    10º - Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

    ESCOLHA BEM NA HORA DE VOTAR
    www.monav.com.br

    Divulgação das mensagens
    Citando a fonte, fica autorizada pelo Movimento Nacional Pela Valorização do Voto - MONAV- para todos os meios de comunicação, desde que se respeitem as leis do País, a divulgação de todas as suas mensagens dirigidas aos eleitores.

    ResponderExcluir
  4. Monsueto, obrigado por visitar meu blog e postar tão preciosa contribuição. Muito obrigado, apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Minha reflexão é o seguinte: realmente nós Cristãos temos o dever de participar, não de dever partidos políticos mas sim o poder popular organizando e formando opinião de cidadania, nosso trabalho não deve ser só nos momento de campanha, temos que acompanhar as demandas e reivindicando que os direitos sejam garantidos.
    Sobre compra de voto, venham fazer uma pesquisa nas periferias e constatar que isto é freqüente, até mesmo em algumas igrejas, os favores também é comum, tenho questionado os gasos que alguns candidatos tem praticado, chegam os gastos mais do que ganharam nos quatro anos nas igrejas tenho dito que aceitar ajuda de candidato , mesmo sendo ele, aspa bom, estamos contribuído com o caixa dois e também tirando a oportunidade de candidato popular, sendo pobre nunca terá sucesso.

    Antonio Lopes
    Membro: CEBs Diocese São Miguel, das Past. Sociais e do mov. Fé e Política

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo e irmão Antonio Lopes obrigado pela visita no blog e partilha de ideias apareça sempre!

    Concordo com você! É doloroso ver nossa Igreja prostituida por padres amigos de políticos que financiam as festas das comunidades, os grupos de terceira idade.... etc.... isso acabará, acabará...

    Abraços,

    ResponderExcluir