quinta-feira, 29 de julho de 2010

Feira Internacional Para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais

3ª Feira Internacional Para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais


Hoje o dia foi recheado de sonhos e utopias que estão se concretizando na prática de muitas Ongs, Cooperativas e renomadas empresas.

A Ana, autora do Projeto Metanóia, e eu fomos na 3ª FIBoPS e conversamos com homens e mulheres incomodados e “incomodadores” do Planeta Terra. Pequenas sementes deram árvores de todos os tamanhos, melhor tem sido os frutos de cada uma dessas pequenas e grandes árvores.



Visitamos o stand da ADS Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, empresa pública de direito privado, considerada o elo entre o poder público e o setor primário. O que ficou claro de seu objetivo na apresentação feita foi a valorização do povo amazonense, de sua cultura e produção das riquezas naturais. A industrialização artesanal dos bens da natureza mantém o homem na zona rural evitando que ele venha morar nas periferias das capitais amazônicas. Visite o site e conheça mais: http://www.ads.am.gov.br/.

Tivemos contato com a já conhecida REVISTA de publicação bimestral FILANTROPIA, para conhecê-la visite o site http://www.revistafilantropia.com.br/ .
Vimos os projetos do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que atua na formação profissional e promoção social do homem do campo. Visite o site e conheça: http://www.faespesenar.com.br/ . Conversamos com KINROSS Paracatu que tem o Programa de Educação Ambiental.
Vimos o projeto AMUJA Associação Mulheres Jardineiras, se desejar um contato envie e-mail para amuja.jardineiras@gmail.com . Visitamos o stand NÓS PODEMOS SÃO PAULO, vale a pena conhecer, o site é http://www.odmsp.blogspot.com/ . O Instituto de Embalagens Ensino & Pesquisa que criativamente transforma as embalagens “lixo” em belíssimas caixas para presentes e outras coisas. O site para melhor conhecer esse instituto é http://www.intitutodeembalagens.com.br/ .

 Vimos ainda o ECÓLEO conforme as fotos.



A tão querida ÁGUA também fez parte da Feira pelo projeto PEPSICO – South América Foods.



Seguem fotos diversas, de alguns dos muitos projetos expostos nessa feira que trouxe à reflexão a emergente necessidade de formar cidadãos ambientalmente responsáveis, ou seja, homens e mulheres que não causem danos ao Meio Ambiente, à sociedade e ao patrimônio da humanidade: o Planeta Terra. É preciso gerar uma consciência de preservação ambiental e de consumo consciente, esses são hábitos de cidadania e precisam ser construídos na sociedade hoje. Essa visita à 3ªfeira foi uma oportunidade de aprendizado, de desejo de promover a conscientização, de desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o consumo consciente e conseqüente respeito ao ecossistema.









   






Saí dessa feira com o seguinte desafio, nas palavras de Rogério Nora de Sá:



“RECONHECER NOSSO PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADOR DO PLANETA TERRA, UMA TRANSFORMAÇÃO QUE RESPEITE A NATUREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS. É PRECISO ATENDER AS NECESSIDADES DO PRESENTE SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES DE SATISFAZER AS PRÓPRIAS NECESSIDADES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário