quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Uma contribuição aos educadores: TEXTO DIDÁTICO MEDIACIONAL NA PRATICA !

                   Uma contribuição aos educadores: TEXTO DIDÁTICO MEDIACIONAL NA PRATICA ! *
ACÁCIA BARBOSA CUNHA
GISELE DE OLIVEIRA TACCHELLI
JOSÉ ANTONIO GALIANI

a) Distinção entre texto didático e material didático
O material didático se refere a um conjunto de componentes que podem ser físicos (apostila, livros etc.) ou digitais (vídeo-aula, mídia etc.). Segundo a professora Garcia (2011) “Materiais didáticos são mediadores entre professores, alunos e conhecimentos” os quais são produzidos em diferentes suportes e  funções, enquanto os textos didáticos são aqueles que devem “possibilitar ao aluno por meio de um processo dialógico construir o conhecimento sobre a área ou o tema em foco” (Neder, 2009, p. 17). Portanto, o material didático contém os textos didáticos (o conteúdo), que serão utilizados para o desenvolvimento do curso/disciplina.


b) Relacionar "conteúdo" e "suporte"
Os componentes pertencentes ao material didático (livros, mídia etc.) são os suportes que vão disponibilizar o conteúdo didático, ou seja, o "texto didático". Sem esses suportes físicos ou digitais não seria possível desenvolver materiais didáticos.
O conteúdo didático não é um texto meramente auto instrucional e nem recortes retirados de livros, da internet etc., e jogados de qualquer maneira num formato impresso ou digital. Ele pressupõe uma elaboração a partir  de uma finalidade didático-pedagógica de mediação humana e tecnológica que contenha em si características próprias de um texto mediacional. A escolha de um suporte depende de vários fatores como as especificidades de determinado curso na modalidade EaD, o perfil do público-alvo que se quer atingir e as condições institucionais e seu plano estratégico.
Sendo assim, é importante sabermos quais os objetivos que pretendemos atingir ao escolher um ou outro suporte, de modo que independente da escolha em que o conteúdo seja veiculado, o suporte deve servir de recurso mediador e facilitador de ensino-aprendizagem.

c) Explicar por que a construção de conteúdos instrucionais implica uma discussão sobre o que é educação e como esta se configura num mundo globalizado.
No contexto da globalização, a construção de conteúdos instrucionais requer rebobinar a mente às diferentes fases históricas das sociedades que aos poucos foram geradoras e geradas por ela. O momento atual da globalização aponta para diversos desafios, sendo um deles e o de maior relevância a educação.
O atual processo de desenvolvimento econômico e social expõe as sociedades ao desemprego emergindo novas ocupações e, para atender a essa demanda a educação passa a ser prioridade na era pós-industrial.
Não falamos aqui de uma educação qualquer, estamos falando de um educação mediada por um “texto” que seja relevante no processo ensino-aprendizagem e com especificidades em EaD. Assim, o mundo globalizado exige uma educação que requer, conforme Toffler “homens que sejam capazes de fazer julgamentos críticos, abrir caminhos por meio de ambientes novos; agir com rapidez para identificar novos relacionamentos numa sociedade em mutação permanente”.
Portanto, a construção de conteúdos instrucionais, ajudados por Torres e Fialho (2009, p. 460) no contexto da globalização  sob o olhar da EaD exige do “construtor” uma autonomia, ambos referem-se a Paulo Freire, Gutierrez e Prieto que desafiam a educação na globalização a:
“Educar para assumir a incerteza;
Educar para gozar a vida;
Educar para a significação;
Educar para a expressão;
Educar para a convivência;
Educar para se apropriar da história e da cultura”.
Dessa maneira a construção de conteúdos instrucionais no contexto globalizado exige um processo de ensino-aprendizagem que brilhe aos olhos e faça brilhar o conjunto de todo o olhar: o homem.

*Estudantes do CEUCLAR no Curso de Especialização em GESTÃO E IMPLANTAÇÃO de EAD 

Referências

CLARETIANO. Unidade 1 - concepção de texto didático mediacional. Disponível em: http://cg.claretiano.edu.br/ex/texdidmed/texto-didatico-mediacional/#texto-didatico-conceito  Acesso em: 24 ago. 2015.
LUCCI, Elian Alabi. A Educação no Contexto da Globalização. http://www.hottopos.com/mirandum/globali.htm. Acesso em: 12 ago. 2015.
NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Planejando o texto didático específico ou o guia didático para a ead. In POSSARI, Lucia Helena Vendrúsculo; NEDER, Maria Lucia Cavalli
Material Didático para a EaD: Processo de Produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009 Disponivel em Acesso em: 25 ago. 2015.
ROCHA,Wellington. Materiais didáticos são mediadores entre professor, alunos e o conhecimento. Envolverde Portal de Sustentabilidade do Brasil (Entrevista). 16 jun 2011
TOFFLER, A. Future shock. Nova York: Bantam Books, 1970.

TORRES e FIALHO, In LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (orgs.) Educação a distância: o estado da arte.  São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

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