MAPER - O que é Religião ?
Objetivo geral: Proporcionar o conhecimento através da definição de Religião no contexto histórico.
Habilidades a serem desenvolvidas: Diálogo, Reverência, Conhecimento e Convivência.
Conteúdo/atividade:
As religiões vêm orientando os povos em sua relação com o Transcendente (Deus), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.
Nenhuma aventura humana pode ser comparada às experiências que constituem uma das maiores riquezas da humanidade.
A religião é parte integrante da vida dos povos, independe de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano. A religião faz parte de nossa vida. Isto não quer dizer que todas as pessoas sejam profundamente religiosas, pois como acontece com a arte, a política e outras manifestações humanas, a religião não afeta a todas as pessoas da mesma forma e com a mesma intensidade.
Procedimentos (estratégia):
Leitura do texto: O que é religião.
Realizar atividades em sala de aula de interação do texto.
Coleta de atividades realizadas.
Recursos: Texto, papel sulfite.
Avaliação: A avaliação e a fixação do conteúdo se darão pela participação dos educandos, através de todo o processo de ensino aprendizagem.
Registro da aceitabilidade e envolvimento dos educandos.
Apresentação e exposição das atividades realizadas.
Referencias :
Nauroski. Everton Araújo – Redescobrindo o Universo Religioso – Ensino Fundamental – Ed. Vozes – Petrópolis – Vol 07 – pág 09 – 19.
Logen, Maria Renato. Redescobrindo o Universo Religioso: Ensino Fundamental. Ed. Vozes, 2001. Petrópolis RJ, v 8, p. 21 – 34.
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredos: Ensino Religioso, Projeto Semente. Ed. Lemar, 2001. Contagem MG, p. 141 – 151.
Fonte: Joice da Silva - Moacir Batista da Silva - Ricardo Salamon
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1522
Gostei muito da sua colocação sobre Religião.
ResponderExcluir