domingo, 28 de março de 2010

O que é e origem da Semana Santa.

Os primeiros cristãos, antes da celebração da Páscoa, passaram a reviver os principais e finais episódios da vida de Jesus, sobretudo na sexta feira e sábado. Foi pelo século IV e V que a Semana Santa, foi assim chamada. Era a “semana pascal” (Hebdomana paschalis) e logo, passou a ser chamada de “semana autêntica”. Já no Oriente, chamava-se “Semana Maior”.
Certamente foram os apóstolos que iniciaram essa experiência. A sexta feira e o sábado eram vividos sob um rigoroso jejum em preparação para o domingo de páscoa, em que se celebrava a RESSURREIÇÃO DE JESUS. Logo, foi introduzida também a quarta feira, onde lembravam o episódio em que os chefes judeus decidiram prender Jesus. Há indícios de que já em 247 tínhamos a semana toda como SEMANA SANTA. Era uma semana de vigílias e jejum intenso, em algumas igrejas os servos e escravos eram dispensados de suas funções.

Tudo indica que foi em Jerusalém que se iniciou essa tradição de celebrar a Semana Santa, isto porque os fatos ocorridos com Jesus em seus últimos dias antes de ser crucificado ficaram cravados na memória do povo.

A Igreja do Oriente foi a primeira que manteve esse costume, e a igreja do ocidente, só lá pelo século IX é que passou a celebrar a Semana Santa. Uma característica comum no oriente e no ocidente é que na sexta e sábado, não se celebrava a Eucaristia, o que ainda hoje acontece.
(não há fonte de pesquisa, porque são anotações de aulas do curso de teologia – 1987).

Nenhum comentário:

Postar um comentário