quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA A PESQUISA

Embora a pesquisa científica esteja mais presente na universidade, é na escola que podemos viver as primeiras experiências nesse importante exercício de curiosidade e aprendizagem.

Para realizar um projeto de pesquisa é preciso estar atento a alguns passos:

* Ter uma dúvida, um problema para ser resolvido, algo que mereça o investimento de tempo para pesquisar e estimular a sua curiosidade.
* Ler, conhecer a opinião das pessoas, de estudiosos e especialistas, e outras pesquisas acerca do tema que se vai pesquisar.
* Buscar conhecer o objeto da pesquisa. No caso de uma pesquisa de campo, ir até o local; no caso de uma pesquisa bibliográfica, apronfundar-se em leituras e referências teóricas.
*Identificar as fontes de informação, que podem ser leituras, textos, pessoas ou profissionais envolvidos no tema a ser pesquisado.
* Coletar os dados, as dúvidas principais, através de instrumentos (entrevistas, questionários, conversas).
* Analisar os dados a fim de ver pontos em comum e divergentes entre as pessoas e as fontes consultadas. 
*Chegar às conclusões e buscar responder as dúvidas iniciais da pesquisa, tendo a mente aberta para novos projetos.

ATENÇÃO A DOIS ASPECTOS

1. Busque um orientador (a), que pode ser um professor ou um especialista no tema. Essa pessoa é importante para compartilhar as dúvidas e orientar os passos a seguir. 
2. Sempre que usamos alguma opinião de outra pessoa, principalmente quando extraída de um texto, devemos citar a fonte, preservando a autoria.


Fonte:  MUNDO JOVEM um Jornal de ideias. novembro 2012 - www.mundojovem.com.br

USP lança aplicativo mobile de calendário de eventos

Publicado na revista de GESTÃO EDUCACIONAL de novembro de 2012 sobre o aplicativo mobile de calendário de eventos da USP confira:

www.gestaoeducacional.com.br/blog

domingo, 2 de dezembro de 2012

Vivo dois dias intensos de oração e alegria. FELIZ ANIVERSÁRIO!


FELIZ ANIVERSÁRIO!

Vivo dois dias intensos de oração e alegria.
Duas pessoas que me ensinaram e ensinam muito fazem aniversário: IRMÃ CAETANA CAVAGLIERI CJ e IRMÃ LUIZA VANZ (Santa Marcelina). A primeira é minha mestra há mais de 20 anos, a segunda fazem 9 anos que com maestria me ensina a conduzir uma escola e a viver desafios. Ambas testemunham a Fé em Jesus e o Serviço em sua Igreja, a elas tributo estas poucas palavras.

30 de novembro, Ir. Caetana (diretora do Colégio Mary Ward), comemorou mais um ano de Vida e dessa celebração fica o reconhecimento de sua postura pró-ativa, de sua ousadia, de sua coragem em arriscar, de sua confiança inabalável naqueles a quem atribuiu tarefas. São mais de 20 anos de convivência no colégio e na vida, partilhas de história, de vida, de problemas, de soluções, de lágrimas, de dor, de alegria e de sorrisos! Me acolheu enquanto que a Igreja me rejeitava! Como professor e coordenador Pastoral no Colégio foi exemplo e exigente nas ações de presença Cristã/Católica na vida das crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Que trabalho bonito fazíamos com o apoio da Ir. Caetana. Hoje, 9 anos na Coordenação Pedagógica, continua me ensinando a enfrentar os desafios e, sobretudo, a exemplo de Santo Inácio e May Ward me ensina A AMAR e SERVIR. Quero nessa singela homenagem dizer: OBRIGADO POR PERMITIR FAZER PARTE DA SUA VIDA.


02 de dezembro, Ir. Luiza (Diretora da Escola Sophia Marchetti) faz aniversário. Irmã fica minha gratidão a Deus por ter te conhecido; enquanto professor na escola Sophia Marchetti aprendia com teu olhar, com teu caminhar, com teu sorriso, com teu abraço. Por força da história, hoje minha alegria é maior e, na Coordenação Pedagógica de nossa querida Escola Sophia Marchetti, não só aprendo com a senhora, mas vivo intensamente um movimento de reestruturação, depois de anos da escola, mudanças estruturais ocorreram e os desafios são diários, constantes e ininterruptos, quando pensamos que tudo está resolvido surgem novos e novos, e esta dinâmica no trabalho me oportuniza sonhar, acreditar, superar, vencer. A Senhora tem sido para mim e para toda a coordenação MÃE E MESTRA. Mãe porque acolhe a todos com ternura, com braços abertos, com olhar cativante, com sorriso acolhedor. Mestra porque nos ensina a perseverar na dor e na tristeza; porque nos ensina a partilhar decisões e gerenciar os desafios da escola com prudência, com persistência, com justiça e sabedoria. A você também dedico essa homenagem e AGRADEÇO POR PERMITIR FAZER PARTE DA SUA VIDA.

Ir. Caetana e Ir. Luiza, feliz aniversário. Que Deus as abençoe e proteja, hoje e sempre! Abreijos!!!!!!!!!!!

Geraldo Alckmin e Galiani celebram a Eucaristia!


NA POLÍTICA DIVERGIMOS, NA RELIGIÃO SOMOS CATÓLICOS, NA FÉ SOMOS CRISTÃOS e EM JESUS SOMOS IRMÃOS.




Hoje, o Governador Geraldo Alckmin e eu, partilhamos da mesma Eucaristia na Comunidade Santa Marcelina, capela externa do Hospital Santa Marcelina. No que divergimos e no que estamos unidos há uma única bússola, a Palavra de Deus, que no primeiro domingo do Advento exorta:

“ Farei brotar a semente da Justiça na terra... terá uma população confiante [...] O Senhor é nossa Justiça” 
(Jeremias 33, 14-16)

“ O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, [...] confirme vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus [...] Fazei progressos ainda maiores!” 
( 1 Tessalonicenses 3, 12 – 4,2)

“Levantai-vos e erguei a cabeça [...] que vossos corações não fiquem insensíveis [...] ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força.
 (Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas  21, 25-28.34-36)

Além das divergências e semelhanças, está a realização do que exatamente somos e assumimos. Deixando que a Palavra de Deus fundamente nosso Projeto de Vida ficaremos “em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36)