sábado, 6 de fevereiro de 2010

Palestra no Curso de Noivos na Paróquia S. J. Batista

"O compromisso de sermos uma Família Cristã"


Iniciemos refletindo os conceitos:
COMPROMISSO: forma pública ou não, de se comprometer = pacto, trato, acordo.
SER: natureza intima de uma pessoa / essência; ter total ou parcialmente os mesmos atributos, qualidades ou condições de.
FAMÍLIA: é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.
CRISTÃO: pessoa que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, expressos no livro sagrado a Bíblia.

O momento atual exige COMPROMISSO. Em Lucas 15, 8-10 temos a narrativa da mulher que perde, de dez moedas, uma moeda e, incansavelmente a procura. Ao encontrar a moeda faz uma festa!

Num primeiro contato, com o texto, parece que essa história não tem nada a ver com a família, porém sem a noção de compromisso esvaziamos nosso SER, perdemos referenciais básicos, valores mestres e passamos da esfera do SER para o estar. Não somos mais ESSÊNCIA e por isso, nosso COMPROMISSO é tão vulnerável como o é, o TEMPO, passa e nem percebemos. Essa dinâmica camufla valores e causa enormes estragos ao SER e consequentemente à família.

Daí a necessidade de assumirmos a postura da mulher que procura a moeda perdida. Ela poderia ter deixado a moeda lá, sabe-se Deus onde, porém não, uma única moeda a fez tomar tempo de procura, de busca, de luta, de esforço. Não somos seres derrotados, nossa essência é de superação dos limites, de força, de garra; não nos acomodamos, não desistimos... Quem não tem porquê morrer, não tem porque viver!

Entendendo a família como núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto perguntamos: SEMPRE FOI e SEMPRE SERÁ ASSIM? Somos desafiados por inúmeras situações. Vejamos aspectos que desafiam a família hoje e pede conversão:

• Ciência e tecnologia X Tradição cultural e religiosa → ñ chega a novas gerações.

• Geração do descartável = degradação do ser humano e a debilitação de seus vínculos → Fé liberta o EU do EU!

• Rotina: destrói = vida sem graça, monótona, sem expectativa de melhora e transformação. VIVER INTENSAMENTE O PRESENTE, sem perder o PASSADO e a visão do FUTURO na presença de DEUS.

• Mediocridade: pessoa não quer aprender, participar, transformar. Opta por uma vida sem sacrifício, sem lutas, sem responsabilidade, com muita indiferença e desinteresse; é inimiga da disciplina, gosta de gabar-se, de criticar e diminuir os outros. É superficial. A mediocridade é superada com a força de vontade, buscando convicções e conversão.

• Omissão: é deixar de fazer o que devemos e podemos; é fuga, escape, desinteresse, irresponsabilidade. Venceremos a omissão adquirindo o senso de justiça, a sensibilidade pelos outros, a compaixão pelo irmão. AUTENTICIDADE.

• Apego: é decorrente de nossas brigas, ciúmes, discórdias e divisões; somos possessivos e não queremos perder. O apego é superado pela liberdade interior de que nada me pertence e que eu sou de todos e para todos. Caso contrário alimentamos sentimentos de raiva, tristeza e decepção.

• Preocupação: antecipa problemas, aumenta as dificuldades, desgasta as pessoas. A superação da preocupação está na PRÉ – OCUPAÇÃO = fé na providência divina e uma ação marcada pelo bom senso e discernimento.

• Idolatria: P (poder) D (dinheiro) S (sexo); a superação do PDS se dá na adoração de um Deus vivo e verdadeiro e no cumprimento da lei do AMOR. Amor que é: paciência; generosidade; não é ciumento, não é orgulhoso, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não é injusto. (1 Cor 13).

SER FAMÍLIA CRISTÃ - (Conferência Episcopal da América Latina e Caribe – Aparecida SP 2007) = defesa e cuidado da vida desde sua concepção até seu declínio natural, a solicitude pelas novas gerações, a vida de Jesus em nossas famílias e ser discípulos missionários:

1. Viver a alegria de ser discípulo: alegria de ser Igreja.
2. Conversão pastoral: abandonar estruturas caducas – comunidades vivas.
3. Missão Permanente: audácia criatividade na missão.
4. Primado da Palavra: escuta, interiorização e anuncio da Palavra de Deus.
5. Experiência do encontro com Cristo: Jesus Cristo amigo, salvador, profeta, Filho de Deus.
6. Centralidade do Reino de Deus: promoção humana, libertação, respeito pela dignidade da pessoa (Pai nosso).
7. Ser Igreja da atração: discípula, samaritana, ecumênica, misericordiosa.
8. Prioridade da vida: no ventre materno à morte natural / meio ambiente.
9. Formação dos discípulos missionários: formação + ação bíblica = Eucaristia e outros encontros da comunidade.
10. Igreja: comunhão e participação. Integração entre fiéis, ministérios, pastorais, movimentos e comunidades, dando vez e voz a todos, imbuídos de caridade, respeito, diálogo e paz.

Concluímos que O COMPROMISSO DE SERMOS UMA FAMÍLIA CRISTÃ está em criarmos consciência de nossa condição de discípulos e missionários na família, na comunidade e na sociedade para isso, é preciso renovar nosso compromisso de sermos uma Igreja viva que colabora na construção de uma sociedade justa e solidária; fundada no amor e na verdade, que é, de fato, sinal e instrumento do Reino de Deus.

É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO ACREDITAR NAQUELE QUE PROMETEU: “Eu estarei sempre convosco...” (Mt 28,20) JESUS CRISTO


J. A. Galiani / jgaliani@uol.com.br / professorgaliani.blogspot.com
Encontro de noivos
Paróquia S. João Batista Setor Carrão/Formosa
Arquidiocese de S. Paulo / Região Belém
10h30 – 11h15 / 07/02/10

4 comentários:

  1. Belíssimo material, Galiane. Não só para encontro de noivos, mas também para o Encontro de Batismo. O compromisso de pais e padrinhos no mundo atual, a exigência do vida cristã consciente e, por consequência, do apostolado consciente, o seu material nos dá pistas importantes para reflexão com o grupo.
    Nosso grupo está muito preocupado com a formação da família como esteio para uma catequese compromissada com as promessas do batismo.

    R.Elias

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Elias a ideia foi refletir com os noivos que a vida cristã vai além de cumprir ritos, além de ir à Igreja/missa. O compromisso da família cristã passa em primeiro lugar em SER CRISTÃO com a PRÓPRIA família e consequentemente com a sociedade que se vive e com a comunidade de fé.

    Obrigado pela visita,
    Galiani

    ResponderExcluir
  3. Adorei degustar desta sábia condução desta palestra, e é isso mesmo a sociedade está tão descrente desgovernada e sem freio, que louvo essas iniciativas. Inclusive para se ter uma boa base em uma união, é realmente alicerçá-la no esteio da vida cristã, colocá-la em prática e multiplicá-la. Fazer discípulos.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito,dessa explicacao sobre a familia e os seus conceitos;pois trabalho no curso de noivos de minha paroquia,e quis buscar algo diferente para transmitir aos meus ouvintes,posso lhe afirmar professor que este pequeno trecho acima vai enriquecer muito nossa colocacao
    muito obrigado e um grande abraco
    sergio macedo
    anapolis go,27-01-2012

    ResponderExcluir