domingo, 16 de maio de 2010

Ajudar nossos alunos a escolherem bem

Jornal Virtual 165 - 14/05/2010
Olá amigos,
O Jornal Virtual traz um artigo para ajudar os professores na hora de orientarem seus alunos quanto às carreiras que os mesmos pretendem seguir.

Falando sobre a escolha da carreira com seus alunos

Professor, você já parou para pensar em como somos referência para os nossos alunos, ao discutirmos sobre a importância da escolha da carreira? Este é um dos fatores mais determinantes na vida de uma pessoa. Você já pensou nisso? Para falar nesse assunto tão polêmico, escolhi fazer as perguntas a vocês, em nome de seus alunos e... também vou respondê-las. Vamos a elas:

Quais os principais critérios que as pessoas devem levar em conta na hora de definir a carreira?

O processo de começar a pensar na carreira normalmente ocorre entre os 17 ou 18 anos de idade, período em que o aluno passa por transformações hormonais, psicológicas e comportamentais. Podemos afirmar que este não é o melhor momento dessa escolha, correto? Corretíssimo! Minha indicação é que, nesta fase a que me refiro, o estudante busque informações sobre os mais variados cursos, procurando conversar com profissionais que admira, saber do dia a dia das tarefas e atividades desse profissional, fazer consultas em sites ou livros sobre profissões do momento e até aquelas quase esquecidas... Enfim, fazer um trabalho organizado para elaborar, desenvolver e escolher a melhor opção que possa conduzi-lo a uma profissão que, por vezes, poderá não ser a definitiva, pois a cada dia novos desafios lhes serão apresentados e o aprendizado continuado será cada vez mais exigido.

Quais são as áreas mais promissoras atualmente?
A mídia impressa e os noticiários recentemente têm investido em entrevistas e matérias relevantes frente a esta questão e apontado um crescimento cada vez maior dos cursos técnicos, os quais podemos citar aqui alguns: Mecatrônica, Elétrica, Eletrônica, Logística, Mecânica, CNC (Comando Numérico por Computação), Segurança do Trabalho, Sistemas de Informações, entre outros. Cabe a cada aluno escolher a melhor opção, levando em conta o conhecimento que tem das disciplinas constantes no currículo dos cursos (e para isso é preciso pesquisar!); saber que a prática é uma parte importante e essencial nos cursos técnicos, o que facilita sobremaneira a consolidação do profissional na carreira que irá abraçar.

Qual seria o perfil do profissional do futuro? Quais características passam a ser fundamentais para o sucesso profissional?


Sem dúvida alguma, o perfil ideal do profissional atual e do futuro é a capacidade que o indivíduo tem de aprender sempre, ter flexibilidade, ser pró-ativo, comprometido com seus processos, sua carreira e sua vida, e ter, principalmente, o hábito de leitura. Este último item o tornará mais informado, mais crítico, com maior capacidade de argumentação e com um grande poder de escolha.

Podemos dizer aos nossos alunos: não existe receita pronta para o sucesso, porém, posso afirmar com bastante tranquilidade que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário.... Por isso, é preciso se planejar, dedicar-se, ser organizado e criativo para estar pronto às exigências do mercado. Então? Mãos à obra?

Texto de Valéria Júlia Patriani, pedagoga pós-Graduada em Educação e Recursos Humanos, enviado ao Jornal Virtual.
E-mail: vjpess@yahoo.com.br .


www.humanaeditorial.com.br. – acesso 16/05/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário