terça-feira, 29 de junho de 2010

Avaliação em Educação Física. É possível?!

PENSAR A AVALIAÇÃO É SEMPRE UMA TAREFA DIFÍCIL, MAS FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

PENSANDO A AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS) PARA UMA DAS SÉRIES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA EDUCAÇÃO FÍSICA.
A AVALIAÇÃO é um dos processos no processo de aprendizagem, principalmente em Educação Física. Sugiro que a avaliação seja cobrada como ela é, uma etapa da aprendizagem e não como algo isolado de todo processo de uma aula ou de uma sequência de aulas, quero dizer, seria melhor elaborar-mos uma aula e como está seria avaliada, e não, só elaborar uma avaliação. Para elaborar uma avaliação tenho como referência exercícios que proporcione aos alunos medir a frequência cardíaca. Para isso os alunos seriam submetidos a diferentes atividades físicas após, as quais farão a contagem da frequência cardíaca e respiratória. Os dados seriam de alguma forma registrados em uma grande tabela.

Em um processo de aprendizagem seguindo esse objetivo a avaliação seria: além de avaliar os conteúdos de procedimentos e atitudes, nas várias etapas, avaliaria a capacidade dos alunos de coletar e de organizar dados experimentas, a habilidade de interpretá-os e de relacioná-los e, por fim, de argumentar, uma vez que todos deverão propor explicações para as variações encontradas. Espera-se que as atividades de grande esforço em curto espaço de tempo (tiro, polichinelo) e esforço mediano durante algum tempo (correr) aumentem as freqüências, que deverão apresentar valores mais baixos conforme cessa a necessidade de energia, isto é, após encerramento da atividade física. Baseando-se nesses resultados, as hipóteses para explicar essas variações devem ser defendidas. Será interessante trabalhar em duplas, com um cronometrando e o outro se exercitando, e depois inverter os papéis; além disso, as trocas de opiniões podem enriquecer a proposta. A partir daí, podem se seguir aulas expositivas apresentando o funcionamento dos sistemas circulatório e respiratório. No final, pedir que os alunos confrontem seus novos conhecimentos com as hipóteses levantas, reescrevendo, se necessário, o produto inicial. Se não contar com um bom espaço, trabalhos musculares que possam ser feitos em pouco espaço (abdominais, flexões) são uma boa saída. Outra boa ampliação é pedir a elaboração de gráficos sobre recuperação, usando os valores obtidos (repouso, término da atividade, após um minuto, após três minutos). O mais importante é verificar se as hipóteses dos alunos relacionam as várias observações, inclusive a presença de suor e a vermelhidão, com argumentos lógicos, e se são capazes de reelaborar, se necessário, suas explicações.

Um comentário:

  1. Em meu e-mail particular recebi o seguinte comentário, que aqui disponibilizo. Vem do meu amigo Luiz Marcos de Porto Alegre.

    "Valeu meu irmão.

    Sigo teu blog. O artigo sobre a avaliação em Educação Física repassei para nossa coordenação pedagógica e professores de educ.física.

    Uma ótima semana. Um abração tchê.

    SC Luiz Marcos"


    Obrigado, meu irmão de luta e caminhada!!

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