terça-feira, 6 de julho de 2010

retiro para a Pastoral Fé e Política da paróquia S. João Batista – Setor Carrão Formosa – Região Episcopal Belém - Arquidiocese de São Paulo. “o Profeta é o coração da Igreja no mundo e o coração do mundo na Igreja”.

No dia 04 de julho de 2010 orientei um dia de retiro para a Pastoral Fé e Política da paróquia S. João Batista – Setor Carrão Formosa – Região Episcopal Belém - Arquidiocese de São Paulo.


Iniciamos com a missa das 7h30min, na própria comunidade. Após a missa nos dirigimos para Atibaia, em um sítio onde passaríamos o dia em oração. Viagem tranquila e, já fomos estreitando os laços de amizade. Fomos bem acolhidos pelo casal Toninho e Roseli que gentilmente disponibilizaram a casa e o belíssimo lugar para nosso dia de retiro. Após um bom café da manhã, reunidos em círculo apresentei a proposta de oração sobre o SER PROFETA hoje.

Pautei a proposta nos passos da oração inaciana, considerando que não são cristãos habituados com tal metodologia, mesmo assim apresentei os cinco passos para a oração como uma possibilidade de caminhada. São esses os passos:

1. DISPOR-SE: com o texto bíblico e tempo definido para a oração. Busco lugar tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa posição corporal.

2. PREPARAR-SE: faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente, suavemente. Tomo consciência de que estou na Presença de Deus. Faço com devoção o sinal da cruz.

3. SITUAR-SE: peço a Deus Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a Graça que verdadeiramente desejo receber de Deus.

4. MEDITAR: leio o texto devagar, saboreando as palavras que mais me “tocam”, reflito por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. Converso com Deus como um amigo: falo; escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração.

5. REVISAR: recordo o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.



Tendo feito essa orientação, iniciamos refletindo e rezando sobre o Deus que cremos. Ele é doador e protetor da vida e jamais abandona seu povo. Individualmente cada participante rezou textos bíblicos que mostram a origem da vida e a ação protetora de Deus. (Gênesis; Êxodo e Salmos). No segundo momento, uma vez tendo refletido que a VIDA é o motivo da ação divina tomamos contato com alguns dos profetas bíblicos. Com o profeta Elias, rezamos o profetismo contra Baal, contra a sensualidade e a idolatria; ao rezar o profeta Amós mergulhamos nos discursos contra os políticos e religiosos que fazem belos discursos, porém são indiferentes ao sofrimento do povo. Rezamos assim, a profecia pela JUSTIÇA SOCIAL. Com o profeta Isaias, saboreamos a Redenção Messiânica e nos deixamos queimar pelos lábios, para que o Senhor fale por nós assim como Jeremias  e sejamos encorajados, para denunciar a falsidade política e a religião que faz da lei de Deus um instrumento de opressão e engano do povo.

Esse momento foi forte na oração pessoal, uma vez que a mística da Pastoral Fé e Política está enraizada na dimensão profética da fé que no batismo recebemos.

No período da tarde centramos nossa reflexão sobre a realidade em que vivemos e olhamos para o modelo de Profeta: Jesus. Nos alimentamos com o desejo de transformação da realidade que aí está. Nossa oração foi traduzida em desenhos, que serviram para montar uma colcha profética de retalhos, uma dinâmica, que assim foi traduzida:

Nosso amigo Toninho iniciou dizendo: que o profeta é o que “AMA A VIDA”, não uma vida qualquer, mas a vida que se dá na “relação com DEUS, com o EU e com o OUTRO e nos coloca como iguais no serviço a todos”, afirmou a Roseli.
Frente aos desafios que o ser profeta impõe, nossa amiga Célia expressou no seu desenho sua “pequenez e insignificância” e é nessa pequenez que encontramos força para “fazer o bem e sempre com o coração aberto”. Não há outro caminho para fazer o bem e ser profeta senão o caminho de “uma corrente humana do bem” afirmou o Felipe, dizendo que cada um deve conseguir fazer um outro “fazer o bem” e assim formaremos uma grande corrente profética geradora do bem. Para isso, afirmou a Márcia “precisamos nos SITUAR diante de Deus e silenciar”. Não um silêncio qualquer, mas o silêncio do Profeta que é o silêncio de Deus que transforma a vida e as realidades que a cerca, o silêncio de Deus não quer silenciar. Para essa ação profética, acrescentou nosso amigo Renê é “preciso sensibilidade de coração para poder como Jeremias dizer: Tenho que gritar”. Assim é o profeta, o homem que grita, grita suas próprias experiências e as experiências de seu povo, “experiências dolorosas”, afirmava a Rosa. Dor que na fala da Mônica apareceu como desejo de responder ao chamado de Deus: “O que fazer? O que Ele pede?”. E as estas perguntas, a fala do Flávio ecoou, “para saber se estamos certos é preciso “querer fazer e fazer certo” e quando isso acontece? Quando o que fazemos não nos incomoda e não nos acomoda, mas nos motiva a fazer mais. Mas o profeta é o homem da realidade, daí a fala do Paulo: “Vivemos a multiculturalidade que precisa ser valorizada, respeitada e transformada para o bem de todos...é preciso caminhar como quem tem certeza”. E, nas sábias palavras do jovem André o profetismo exige “GERAR CONSCIÊNCIA”. Finalizamos parafraseando S. Vicente Pallotti: “o Profeta é o coração da Igreja no mundo e o coração do mundo na Igreja”.

4 comentários:

  1. flacastro@bol.com.br7/06/2010 8:35 AM

    Caro amigo e profeta Galiani, a felicidade de participar desse momento é algo que somente quem o viveu pode descrever. Mas você, com esse Dom de Deus, consegue, nesse belo texto, expressar o sentimento de cada um, partilhando com os que não puderam estar presentes um pouco de TUDO. Os olhos com emoção e o coração de cada um podia ser sentido nos abraços que foram trocados. Mais uma vez obrigado por nos proporcionar este momento e por fazer parte desse grupo de "loucos" que não se inquieta. Que Deus sempre o ilumine. Saúde e Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo e irmão Flávio, em minha vida de Fé/Igreja já vivi de tudo, dos movimentos mais reacionários aos mais revolucionários e sempre me identifiquei com todos, pois creio no Espírito Santo e, que ele sopra onde quer e do jeito que quer. Nunca fui desse ou daquele movimento, pois isso no meu entendimento anula o EVANGELHO de Jesus Cristo. É preciso deixar-se conduzir por Deus, mesmo quando as decisões que tomamos são contrárias ao que todo mundo acha ser o certo e a vontade de Deus, talvez por essa "loucura" sou um dos poucos que tem cravado na alma e no corpo os SETE SACRAMENTOS e isso me faz pequeno, pobre, miserável e pecador, mas assim o sou em DEUS e n´Ele está a minha força! Fico feliz com as GRAÇAS alcançadas por todos os participantes do retiro e isso não foi por mim, mas por Ele que ouve, vê e vem em socorro de seu povo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Galiani, agradeço a Deus por ter despertado em nós esse tema e o seu nome para guiar a discussão. Voltei do Retiro preenchida pelo Deus da vida, consciente de que é preciso buscá-lo constantemente e ouvir a sua voz para a partir Dele, olhar a realidade e buscar a sua transformação. O desafio de anunciar, denunciar e dar testemunho tomou uma nova dimensão em meu interior e em todo grupo presente.

    Marcou-me a sua seguinte frase: "Ser profeta é viver a experiência de Deus para trazer os outros a Deus"

    ResponderExcluir
  4. Márcia é justamente isso, o profeta não é o que fala, mas o que vive o que fala. Ele não vive qualquer vida, vive a vida de Deus nele e por isso é sua vida que fala e daí sua experiência é a que atrai os homens a Deus.

    ResponderExcluir