sábado, 7 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS

O dia dos pais tem sua origem nos Estados Unidos. A ideia partiu de Harry Meek, presidente do Lions Club de Chicago. Foi a partir de 1910 quando a Sra. John Bruce Dood homenageou seu próprio pai, no segundo domingo de agosto que o então presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, recomendou a comemoração em todo país e mais tarde se espalhou pelos outros países. A figura do pai tem importância relevante no processo de desenvolvimento dos filhos: a segurança psicológica, a confiança, a generosidade, o senso de cooperação e a responsabilidade são aprendidos em casa e o pai tem papel essencial. Ao pai compete, assim como à mãe, estabelecer normas que irão orientar o desenvolvimento dos filhos. Quando se há coerência entre os princípios afirmados e os atos manifestados pelo pai (mãe), a criança tem um solo fértil e sólido para desenvolver sua personalidade. A presença amiga e companheira do pai supre a necessidade de segurança, própria da criança.

 

 
Se passou pelo blog e leu essa ideia faça seu comentário a partir da pergunta:

O QUE É SER UM BOM PAI?

 

2 comentários:

  1. Parabens amigo Galiani. Curto e objetivo. Fico pensando o que a sociedade contemporanêa cobra e espera do papel de pai? O que ele considera como bom pai? Partindo da ótica de Schopenhauer, que via o mundo como vontade e representação, somos atores sociais, e por conseguinte o mundo é um enorme palco. Conheço mães que no aniversário de seus adolescentes filhos(as), os presentearam com preservativos e anticoncepcionais. Penso que se eu hoje fosse casar, aplicando os ensinamentos e valores que meus pais me transmitiram, certamente meu script e vestimentas iria fazer muitas crianças sorrir. Tempos modernos? Em tempo: O que é ser pai moderno?

    ResponderExcluir
  2. Renê entre tantos conceitos de ser pai hoje... me parece que um deles e o mais comum para pais que conheço (de meus alunos) é o do pai ausente. Ausência proposital, para que ele o Pai pense que seu filho já é o que deve ser e o que a sociedade espera dele, e para o pai essa ausência é uma forma de dizer que o filho dele já é autonômo, dono do nariz, livre e etc.... oxála fosse isso mesmo os meninos e meninas....

    ResponderExcluir