sexta-feira, 20 de agosto de 2010

IBGE saiba responder qual sua religião

Sou católico, apostólico, romano  - Padre Cido Pereira

Pode parecer preciosismo, preocupação desnecessária, mas não é. Quando o agente do censo do IBGE bater em nossa porta e nos perguntar sobre nossa religião é preciso ser claro e dizer todos os adjetivos da mesma para que não fiquem dúvidas.
Nossa Igreja não é apenas “católica”. Ela é católica, apostólica, romana.
É “católica” isto é universal. Este é o sentido da palavra católica: universal. Está presente em todo o mundo. Ela anuncia a salvação da humanidade realizada por Jesus Cristo a toda a humanidade. Alguém traduziu o adjetivo “católica” de nossa Igreja por “universal” e criou uma nova Igreja. Nós permanecemos com este título bonito de “católica”. Ele nos distingue, marca nossa identidade.
Nossa Igreja é “apostólica”. Eis aqui outro adjetivo fundamental. Nossa amada Igreja nasceu da pregação dos apóstolos. Emociona-nos saber que Pedro, no dia de Pentecostes, iluminado pelo Espírito Santo, fez o primeiro anúncio de Jesus Cristo na Jerusalém lotada de visitantes de vários pontos do mundo conhecido. E ali nasceu a Igreja, com três mil pessoas aceitando Jesus Cristo. E após Pentecostes os apóstolos correram mundo proclamando que Deus amou o mundo em seu Filho morto e ressuscitado.

Enfim, nossa Igreja é “romana”. Sim, porque Jesus nasceu quando os “césares” romanos dominavam o mundo, quando Roma era a capital do mundo, razão – quem sabe? – porque Pedro se estabeleceu nela para que de lá os evangelizadores saíssem pelo mundo afora para anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho. Nossa Igreja é romana porque em Roma estão os túmulos de Pedro e Paulo. Pedro, a quem Jesus colocou como “fundamento” de sua Igreja. Paulo, que entendeu que o Evangelho deveria chegar a todos os cantos do mundo. Em Roma está o sucessor de Pedro, sinal de nossa unidade.
Por isso, irmão, irmã de fé, neste tempo em que o Brasil faz o censo de sua população, sejamos bem claros ao responder sobre nossa religião: “Sou católico, apostólico, romano”.
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/noticias/2010/noticias_100816_catolico.htm

2 comentários:

  1. Pra mim será fácil designar a minha religiosidade.
    Direi simplesmente: ATEU.
    Desculpe. Obrigado.
    Alfredo Bernacchi

    ResponderExcluir
  2. Prezado Alfredo quem bom ter alguém com uma perspectiva diferente da que o artigo se refere. Obrigado por visitar meu blog. Apareça sempre! Aliás, que tal nos ajudar a refletir sobre a morte. Na verdade a discussão se dá para ajudar profissionais da saúde (Enfermagem) a lidar com o sofrimento do paciente, dos familiares e do próprio profissional.

    ResponderExcluir