Prof. Adriana Bauer |
Fundamentos da Avaliação Educacional
(Profª. Adriana Bauer USP)
No dia 11 de setembro participei de uma palestra e passo a registrar algumas das ideias que foram ventiladas na exposição. Não tenho a pretensão de expor logicamente o tema exposto, senão RECORTES do que ouvi com o intuito de fazer pensar tão necessário tema na vida escolar.
1. O tema avaliação é de extrema importância para o trabalho escolar, daí a necessidade de “limpar” os conceitos que temos de avaliação.
2. A avaliação é um processo básico do comportamento humano.
3. A essência da Avaliação está na sua forma plurirreferencial, ou seja, ela é pode ser:
- Avaliação de Sistemas.
- Avaliação de Programas.
- Avaliação Institucional.
- Avaliação da Aprendizagem – essa dimensão é a que interessa no momento.
O QUE É AVALIAR?
4. PROCESSO DE DETERMINAR O MÉRITO, O VALOR OU SIGNIFICADO DE ALGO, OU PRODUTO DAQUELE PROCESSO (Seriven, 1991)
5. O JULGAMENTO, a APRECIAÇÃO e a VALORAÇÃO exigem normas e padrões pré-definidos e isso, expressa a finalidade da educação.
6. Para Tyler (1950) avaliar é VERIFICAR a consecução de objetivos.
7. OBTER INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES (Alkin 1969)
8. Descrever e julgar (Stake 1967).
CONFUSÃO CONCEITUAL
9. Avaliar e examinar
10. Avaliar e medir
11. Avaliar e classificar
12. Para Hadji (2001) atribuir um número a um acontecimento a um objeto, de acordo com uma regra logicamente aceitável.
13. Avaliar não é medir.
14. A Avaliação pode ser diagnóstica / prognostica; cumulativa / processual / contínua.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
15. A avaliação formativa não classifica não seleciona, mas busca entender onde o aluno está e define metodologias para se chegar onde se quer chegar. AVALIAR O QUE FOI ENSINADO.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA:
16. INTERPRETAR
17. AJUSTAR
18. COMUNICAR
19. O que define a avaliação praticada é a lógica de uso do seu resultado, mais do que o momento em que é praticada!! Ex.: posso ter uma avaliação cumulativa, e ao mesmo tempo, um uso formativo do resultado.
AVALIAÇÃO POR REFERÊNCIA
20. Avaliação NORMATIVA: desempenho comparativo dos indivíduos num grupo, na realização da mesma tarefa (Scriven 1991). Na avaliação normativa a referência é o grupo e o objeto é medir o desempenho de cada aluno.
A AVALIAÇÃO ALMEJADA
21. Relacionada com a aprendizagem;
22. Ser pensada, planejada e realizada de forma coerente e conseqüente com os objetivos propostos para a aprendizagem.
23. Ser contínua para acompanhar o processo de aprendizagem, até atingir os objetivos finais.
24. Estar voltada para o desempenho do aluno.
25. Incidir, também, sobre o professor e o plano de ensino.
26. Exigir observação e registro por parte do professor e aluno.
27. Conter tanto a avaliação feita por outros, como a auto-avaliação.
OPERACIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO
28. Critérios procedimentos e instrumentos de avaliação decidem o destino dos alunos.
29. A escolha de instrumentos e procedimentos de avaliação é sempre política, implica na concepção de educação, de educando, de escola, etc.
30. É importante que o professor avalie o conteúdo trabalhado durante o curso ou período letivo, de acordo com os objetivos a alcançar.
PARA AVALIAR É PRECISO
31. Desenvolver uma visão de mundo.
32. Desenvolver a criatividade.
33. Desenvolver o pensamento crítico.
34. Desenvolver e despertar o interesse.
TENTE:
35. Estabelecer a relação de conteúdos que são ensinados para satisfazer os objetivos propostos.
36. Defina um instrumento de avaliação que considera adequado para avaliar o desempenho dos alunos nesses objetivos, difícil NÃO?
Os RECORTES acima não traduzem a palestra, porém PROVOCAM a reflexão de tão sublime tema, a AVALIAÇÃO, para os educadores!!!
J.A. Galiani
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