domingo, 12 de setembro de 2010

Fudamentos da Avaliação Educacional

Prof. Adriana Bauer
Fundamentos da Avaliação Educacional

(Profª. Adriana Bauer USP)


No dia 11 de setembro participei de uma palestra e passo a registrar algumas das ideias que foram ventiladas na exposição. Não tenho a pretensão de expor logicamente o tema exposto, senão RECORTES do que ouvi com o intuito de fazer pensar tão necessário tema na vida escolar.





1. O tema avaliação é de extrema importância para o trabalho escolar, daí a necessidade de “limpar” os conceitos que temos de avaliação.

2. A avaliação é um processo básico do comportamento humano.

3. A essência da Avaliação está na sua forma plurirreferencial, ou seja, ela é pode ser:

- Avaliação de Sistemas.

- Avaliação de Programas.

- Avaliação Institucional.

- Avaliação da Aprendizagem – essa dimensão é a que interessa no momento.

O QUE É AVALIAR?
4. PROCESSO DE DETERMINAR O MÉRITO, O VALOR OU SIGNIFICADO DE ALGO, OU PRODUTO DAQUELE PROCESSO (Seriven, 1991)
5. O JULGAMENTO, a APRECIAÇÃO e a VALORAÇÃO exigem normas e padrões pré-definidos e isso, expressa a finalidade da educação.

6. Para Tyler (1950) avaliar é VERIFICAR a consecução de objetivos.

7. OBTER INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÕES (Alkin 1969)

8. Descrever e julgar (Stake 1967).

CONFUSÃO CONCEITUAL

9. Avaliar e examinar

10. Avaliar e medir

11. Avaliar e classificar

12. Para Hadji (2001) atribuir um número a um acontecimento a um objeto, de acordo com uma regra logicamente aceitável.

13. Avaliar não é medir.

14. A Avaliação pode ser diagnóstica / prognostica; cumulativa / processual / contínua.

AVALIAÇÃO FORMATIVA

15. A avaliação formativa não classifica não seleciona, mas busca entender onde o aluno está e define metodologias para se chegar onde se quer chegar. AVALIAR O QUE FOI ENSINADO.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA:

16. INTERPRETAR

17. AJUSTAR

18. COMUNICAR

19. O que define a avaliação praticada é a lógica de uso do seu resultado, mais do que o momento em que é praticada!! Ex.: posso ter uma avaliação cumulativa, e ao mesmo tempo, um uso formativo do resultado.

AVALIAÇÃO POR REFERÊNCIA

20. Avaliação NORMATIVA: desempenho comparativo dos indivíduos num grupo, na realização da mesma tarefa (Scriven 1991). Na avaliação normativa a referência é o grupo e o objeto é medir o desempenho de cada aluno.

A AVALIAÇÃO ALMEJADA

21. Relacionada com a aprendizagem;

22. Ser pensada, planejada e realizada de forma coerente e conseqüente com os objetivos propostos para a aprendizagem.

23. Ser contínua para acompanhar o processo de aprendizagem, até atingir os objetivos finais.

24. Estar voltada para o desempenho do aluno.

25. Incidir, também, sobre o professor e o plano de ensino.

26. Exigir observação e registro por parte do professor e aluno.

27. Conter tanto a avaliação feita por outros, como a auto-avaliação.
OPERACIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO

28. Critérios procedimentos e instrumentos de avaliação decidem o destino dos alunos.

29. A escolha de instrumentos e procedimentos de avaliação é sempre política, implica na concepção de educação, de educando, de escola, etc.

30. É importante que o professor avalie o conteúdo trabalhado durante o curso ou período letivo, de acordo com os objetivos a alcançar.

PARA AVALIAR É PRECISO

31. Desenvolver uma visão de mundo.

32. Desenvolver a criatividade.

33. Desenvolver o pensamento crítico.

34. Desenvolver e despertar o interesse.

TENTE:

35. Estabelecer a relação de conteúdos que são ensinados para satisfazer os objetivos propostos.

36. Defina um instrumento de avaliação que considera adequado para avaliar o desempenho dos alunos nesses objetivos, difícil NÃO?








Os RECORTES acima não traduzem a palestra, porém PROVOCAM a reflexão de tão sublime tema, a AVALIAÇÃO, para os educadores!!!
J.A. Galiani

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