terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PALAVRA DE VIDA - FEVEREIRO DE 2011

PV 02 2011 “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14).


Essa frase encontra-se no hino em que São Paulo canta à beleza da vida cristã, à sua novidade e liberdade. Tudo isso efeito do Batismo e da fé em Jesus Cristo que nos inserem plenamente Nele e, por Ele, no dinamismo da vida da Santíssima Trindade. Assim tornamo-nos uma única pessoa com Cristo, compartilhamos com Ele o Espírito e todos os seus frutos; e o primeiro desses frutos é que somos filhos de Deus.

Paulo fala em “adoção” (cf. Rm 8,15; Gl 4,5), mas somente para distingui-la da posição de filho natural, que cabe somente ao Filho único de Deus.

Nossa relação com o Pai não é meramente jurídica, como no caso dos filhos adotivos, mas é substancial, muda nossa própria natureza, como que por um novo nascimento. Pois toda a nossa vida passa a ser animada por um princípio novo, por um espírito novo, que é o próprio Espírito de Deus.

E vem o desejo de cantar incessantemente, com Paulo, o milagre da morte e da ressurreição que a graça do Batismo realiza em nós. Se deixarmos o Espírito Santo, que habita em nossos corações, mais livre, Ele poderá nos conceder seus dons com mais abundância e nos guiar nos caminhos da vida.

“Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus

são filhos de Deus”.

Uma coisa é clara: quem é filho de Deus deve também viver como um filho de Deus. Se agirmos assim, o Espírito Santo nos guiará, dando à nossa vida cristã aquele sabor, aquele vigor, aquela força de atração, aquela luminosidade que ela não pode deixar de ter se for autêntica.

Sugestões para nossa vivência

1ª. SEMANA: Tomar consciência da presença do Espírito Santo em nós:

Antes de tudo, conscientizando-nos cada vez mais da presença do Espírito Santo em nós. Chiara Lubich nos diz: “Carregamos em nosso íntimo um tesouro imenso, mas não nos damos suficientemente conta disso. Possuímos uma riqueza extraordinária, que geralmente não utilizamos”.



2ª. SEMANA: Deixar-nos guiar pelo Espírito de Deus:

Isto significa, antes de tudo, escutar a sua voz, escutar “aquela voz”. Deus fala muito discretamente. Vicente Pallotti dizia: “Deus fala, quando o homem cala! Deus cala, quando o homem fala!” Por isso procuremos evitar encher-nos dia e noite com barulhos desnecessários, e reservar para nós momentos de silêncio.



3ª. SEMANA: Corresponder:

Sabemos que o Espírito Santo só poderá agir se correspondermos. São Paulo, ao escrever essa frase, pensava, sobretudo, naquele dever dos seguidores de Cristo que é justamente renegar-se a si mesmo, lutar contra o egoísmo, nas suas mais variadas formas, com a lei do amor, ou melhor, com o próprio Amor que foi derramado em nossos corações (cf. Rm. 5,5). Pensemos, portanto, nestes dias: “Onde estão ainda as diversas formas do meu egoísmo: meus apegos, minhas infidelidades nas coisas pequenas, minhas faltas de amor?” Essa luta e essa morte a nós mesmos produz vida; por isso, cada corte, cada poda, cada não ao nosso eu egoísta é fonte de nova luz, de paz, de alegria, de amor, de liberdade interior; é porta aberta ao Espírito.

.

4ª. SEMANA: Fazer a vontade de Deus:

Um caminho seguro para deixar-nos guiar pelo Espírito Santo é fazer fielmente a vontade de Deus, momento por momento. Ser pontual às suas inspirações! Devemos dizer não a tudo o que é contrário à vontade de Deus e sim a tudo aquilo que é sua vontade: não às tentações, cortando sem hesitar o que elas sugerem; sim às tarefas que Deus nos confiou; sim ao amor para com todos os próximos; sim às provações e dificuldades que encontramos…

8 comentários:

  1. Galiani,

    Adorei esse convite à reflexão e aceitei.
    Passei a semana procurando tomar consciência da presença do Espírito Santo em nós.
    É extremamente profunda esta proposta!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Márcia realmente a proposta de reflexão e oração diária que a PALAVRA DE VIDA gera é uma benção. Na verdade a PALAVRA DE VIDA faz refletir, orar mas, sobretudo TORNAR JESUS VIVO em nós! Fazem 30 anos que faço esse exercício com a PALAVRA DE VIDA, confesso que em alguns anos não fui tão fiel. Essa proposta é do movimento dos FOCOLARES e a conheci através de um grande amigo e irmão o Pe. José Schwind SAC (um palotino). Sempre que recebê-la estarei publicando no blog. Todo mês há uma PALAVRA DE VIDA para viver e orar.

    Abreijos,

    ResponderExcluir
  3. Galiani, nesta semana procurei silenciar e deixar que Ele falasse. Percebi que falo demais e escuto pouco. Vou continuar tentando ouví-lo.

    ResponderExcluir
  4. Ouvir no silêncio!
    Ouvir no outro!
    Ouvir na ação!
    Ouvir no perdão!
    Ouvir no coração!
    Ouvir é o ato mais corajoso do ser humano!
    Abreijos,

    ResponderExcluir
  5. Que exigente e doloroso se questionar sobre:
    meu egoísmo, meus apegos, minhas infidelidades nas coisas pequenas, minhas faltas de amor! Quão distante estou do amor misericordioso!

    ResponderExcluir
  6. Nesse final de semana participei de um Retiro em Itapecerica da Serra na Casa de Retiros Mary Ward, foi um retiro para professores e funcionários dos colégios de Mary Ward... foi muito bom... o orientador Canísio Maier definiu o amor assim:

    "meus pais levantam cedo.... sentam-se na varanda de casa.... tomam chimarrão juntos um do lado do outro.... e não trocam uma palavra.... só vivem intensamente aquele momento" gostei dessa definição de amor.... às vezes precisamos fazer isso "SÓ CONTEMPLAR" O objeto de nosso amor, seja alguém ou o próprio Deus.

    abreijos,

    ResponderExcluir
  7. Dizer SIM as tarefas e às provações.
    Como?
    Penso que é exercitando a mansidão ativa (Oração - contemplação - cultura de paz - ética cristã).

    ResponderExcluir
  8. Dizer SIM as tarefas e às provações. COMO?

    Veja que bela sugestão a PALAVRA DE VIDA de março nos dá!

    ResponderExcluir