sábado, 30 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

O carisma do "papa peregrino"


Primeiro papa não italiano em mais de quatro séculos, o polonês Karol Wojtyla é lembrado por seu carisma. Evitando a pompa que cercou seus antecessores, buscou com sucesso maior contato com pessoas comuns e reuniu multidões em vários cantos do planeta: da praça da Revolução em Havana, até a malgaxe Antananarivo, passando pelo Maracanã do Rio de Janeiro.

"Era um missionário. Em suas viagens, fazia sempre contato com outras religiões, organizações da sociedade, com o governo", comenta o cardeal Odilo Pedro Scherer, representante da CNBB na beatificação do papa João Paulo 2º.

Nenhum outro papa realizou tantos encontros: aproximadamente 18 milhões de peregrinos participaram de uma de suas 1.160 audiências. O pontífice visitou 125 países e realizou 982 encontros com chefes de Estado.

Em 1982, João Paulo disse que suas viagens eram um exercício de "carisma de Pedro em escala universal" e se justificou: "Se viajo e vou até as pessoas, encontro-me com muitas delas, tanto pessoas simples quanto políticos. E elas me ouvem. Senão, jamais viriam até mim".

site da UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário