sábado, 9 de abril de 2011

A Vaca Leiteira

A Vaca Leiteira


Fazia alguns meses que eu não ia à Presidente Epitácio. Fui e voltei com a sensação de que fui roubado. Se roubada é uma palavra muito forte, talvez, lesado em meus direitos de cidadão cumpridor de meus deveres cívicos e tudo que me é exigido pelo Estado da Republica.

Muitas coisas se explicam quando o meu/nosso direito de ir e vir não é atrativo cívico e consequência de minhas necessidades elementares. Pois não devemos nada ao Estado quando somos cumpridores de direitos e de deveres; a função do Estado é de proteger seus pares.

É uma somatória de responsabilidades do cidadão com o Estado. Seríamos uma síntese de valores e de reconhecimento pelas autoridades daquilo que o povo paga e deveria vir em seu retorno.

No entanto não é bem isso que vislumbramos ao se viajar pelas nossas rodovias que, já não são nossas, mas foi outorgada ou entregue para outrem administrar aquilo que é um bem público sem a devida consideração ao cidadão de bem e cumpridor de seus deveres.

Certamente que o leitor está me entendendo. Para se ir à Presidente Epitácio se gasta dezesseis reais em/de pedágios. Para quem? A fim de que? Por quê? A gosto de quem? De interesse para quem? Com certeza não é para a população nem para os motoristas que trafegam pela rodovia. Além do incomodo da polícia rodoviária e dos olhometros a vigiar mais alguns motoristas desavisados.

Como cidadão, fico pensando sobre o que fizeram/fazem nossos Prefeitos, Deputados, Vereadores e Autoridades outras que não dão ou deram a mínima de atenção para nós paulistas sem direito a nada. Apenas pagar pelas regalias e interesses políticos. Fazendo a vaca leiteira cada vez mais rentável aos bolsos particulares daquilo que é (deveria ser) do povo.

A esta altura a administradora não tem o que reclamar, zangar se ou se justificar já que o problema é uma questão política de primeira necessidade. Se os políticos olhassem para o povo a vaca leiteira seria menos produtiva em função do curral de alguns poucos! O leite seria distribuído para todos...

Fonte : Pe. Jeronimo Gasques

VISITE e saborei:  http://www.sãojosepp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário