segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

SEM NEGAR A GRATIDÃO. ALEGRE ESTÁ O CORAÇÃO!


SEM NEGAR A GRATIDÃO.
ALEGRE ESTÁ O CORAÇÃO.

O amor a Cristo e a sua Igreja faz superar toda reação. Minha história é de amor a Igreja e a Jesus Cristo, porém por escolhas feitas, na Igreja de Cristo sofri impiedosamente punições, restrições, discriminações. Mas o AMOR é maior e, apesar de ser pelas normas da Igreja, deixado de lado, encontrei em bispos, padres, religiosos e muitos leigos o apoio e incentivo para o testemunho de minha fé, para o serviço na Igreja e o amor a Cristo e seu evangelho.
Ouvir que Bento XVI renunciou ao Pontificado suscita um sentimento de alegria na esperança de um período novo na Igreja. Muitos teólogos tiveram pelo Papa Bento XVI uma censura na reflexão e ação evangélica, sendo impedidos do exercício da reflexão e de uma ação cristã que privilegia não o poder hierárquico, mas o poder RÉGIO, PROFÉTICO E SACERDOTAL que todos pelo Batismo fomos agraciados por Deus.  Quem não se lembra da mão de ferro do Cardeal Ratzinger ao tratar e lidar com a Teologia da Libertação? Muitos sonhos foram destruídos, muitas comunidades decepcionadas, retrocesso na caminhada da Igreja com a emancipação de movimentos reacionários, arcaicos que reforçam o poder hierárquico da Igreja e fazem dos Batizados objetos nas mãos do Clero. Com o Cardeal Ratzinger as sacristias voltaram a ser o lugar do ministro e, o espaço de celebração da VIDA em nossas vidas ganhou a subjetividade, a manifestação impessoal de uma única pessoa, o padre, que não prega o evangelho, que não organiza a comunidade, que faz o que quer da liturgia fazendo responsável por ela um leigo que não pensa; que não sabe; que não desobedece, mas reproduz o que ele quer. Quem não sofre com uma experiência litúrgica onde um canta e os outros batem palmas; quem não sofre com hinos bem executados por “fardados” cuja ação cristã está no hábito que usam? Quem não sofre com a ausência Pastoral dos sacerdotes, na mídia e nas comunidades?  Quem não sofre com celebrações shows em resposta aos cultos televisivos de curas e milagres que não levam a comprometimento político, social e religioso?
Não podemos negar que o Bento XVI em suas encíclicas foi um bom homem de Deus, sobretudo na encíclica, DEUS CARITAS EST, temos um tratado belo, temos uma manifestação de Deus e, uma provocação imensurável para que todos os cristãos vivam o Evangelho de Cristo.
Há muito que se louvar e agradecer, pelo que Bento XVI fez pela Igreja de Cristo, Entre todos os motivos de louvores e agradecimentos a Deus é de se destacar este:
no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado. Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais em 19 de abril de 2005”.
Sabemos da força política de Bento XVI nos bastidores do Vaticano, e que a nova eleição Papal estará sob sua forte influência, porém na força da Oração glorifiquemos a Deus pelo que Bento XVI fez diante da Igreja, e supliquemos que pela ação da Trindade Santa o novo Papa, venha com vigor APOSTÓLICO e abra novos horizontes para uma humanidade sedenta de compaixão, de acolhimento, de compreensão do olhar e amor de Deus. Que o novo Papa tenha o olhar de Cristo para na diversidade de escolhas que o mundo atual proporciona aos homens e mulheres e na pluralidade se ocupe com a escolha de Cristo para que todos sem distinção e discriminação sejam sob um só Pastor e tenham vida em plenitude. 

2 comentários:

  1. Galiani,

    Tomei a liberdade de postar seus bons textos sobre a renúncia do Papa no FB dos palotinos (vc conhece e frequenta lá?), um dos espaços que nós, ex-, temos para trocar umas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Prezado ValBatt longe de ser um bom texto, mas um texto que nas entrelinhas ganha em cada consciência ecos diferentes e, é exatamente por este motivo que postar alguns dos meus artigos em seu blog é uma satisfação!

    ResponderExcluir