segunda-feira, 22 de agosto de 2016

21 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula

21 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula

Ser professor é uma tarefa que exige muito preparo. Por isso, é necessário estudar, fazer estágios, ter diploma universitário, fazer magistério e cumprir os mais vários requisitos antes de entrar em uma sala de aula. Mesmo assim, muitos professores se sentem mal preparados para dar aula, já que a teoria nem sempre cobre todas as necessidades da prática.
Por isso, temos aqui algumas que vão ajudá-lo a montar uma boa estratégia em sala de aula. O segredo está na boa relação com os alunos, em enxergá-los como seres humanos e em ajudá-los a melhorar seus potenciais. Confira!
  1. Mostre que há vários caminhos para se chegar a um mesmo objetivo. Não dê fórmulas prontas e diga que é o único jeito. Estimule-os a criar sempre novas soluções!
  2. Proponha atividades que façam sentido para os alunos. Entenda os objetivos deles e faça atividades que vão ajudá-los nisso.
  3. Faça com que o aluno veja suas notas como pequenas conquistas. As notas não devem ser o prêmio final, mas sim etapas para chegar ao prêmio maior: o conhecimento.
  4. Utilize vários recursos diferentes.Para essa geração, não há nada mais chato do que um professor que está sempre falando e escrevendo no quadro. Seja multimídia!
  5. Mantenha o diálogo aberto. Deixe que os alunos discutam com você, promova debates, escute e converse.
  6. Foque mais em competências do que em informações. Não dê informações para os seus alunos: mostre a eles como elas funcionam no dia-a-dia.
  7. Não se esqueça da prática. Em vez de passar páginas e páginas de teoria, ensine os alunos a aplicar aquilo que aprenderam.
  8. Crie uma relação de honestidade com os seus alunos. Mentir para o professor é algo comum e você só vai evitar isso se também for sincero com eles.
  9. Ajude-os a criar um espírito de equipe. Auxilie seus alunos a criarem grupos e ajudarem uns aos outros.
  10. Esteja sempre atento. Observe, escute e entenda como suas aulas estão afetando seus alunos. Pode parecer fácil, mas os professores costumam deixar isso de lado no dia-a-dia.
  11.  Reconheça os esforços dos alunos. Mesmo quando a tarefa não dá tão certo, reconheça quando seus alunos se esforçaram e tentaram.
  12. Incentive-os a fazer mais amigos. Não deixe que eles se fechem em um só grupinho. Estimule-os a conhecer todos os colegas.
  13. Respeite a individualidade de cada um. Cada aluno tem uma personalidade, uma história e um estilo de aprendizagem que deve ser levado em conta.
  14. Preze pela igualdade. Não trate seus alunos de modo diferente e mostre que é uma pessoa justa. Cobre o mesmo de todos.
  15. Dê um tempo para o descanso. Às vezes, você tem muita coisa para ensinar e pouco tempo. Mas é essencial não deixá-los esgotados com o conteúdo. Faça pausas.
  16. Dê um bom exemplo. Se você quer ser respeitado, ouvido e admirado, tem que fazer o mesmo por eles.
  17. Mostre que você não sabe tudo.Alunos costumam ver o professor como o detentor de todo o saber. Mostre que você também tem lacunas e que eles podem ensiná-lo muito.
  18. Haja como um líder e incentive a liderança. Distribua tarefas, peça que uns ajudem os outros e os estimule a fazer o mesmo.
  19. Tenha uma boa rotatividade de temas. Ficar muitas aulas no mesmo tema pode deixar os alunos cansados e diminuir a atenção.
  20. Reconheça os acertos de seus alunos. Elogios são sempre válidos. Mas jamais elogie um aluno desmerecendo os outros.
  21. Tenha paciência. Às vezes, você vai ter que explicar uma matéria quatro, cinco, seis vezes. Faz parte do seu trabalho!
Seguindo essas dicas, você vai poder preparar uma boa aula e ficar em harmonia com seus alunos. Faça um bom trabalho!

http://mundobrink.com/blog/2016/07/21-dicas-para-criar-uma-boa-estrategia-em-sala-de-aula/?utm_source=Confirma%C3%A7%C3%A3o+de+Assinatura+de+Emails+Canais+de+Vendas&utm_campaign=f37636c07e-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_711dfde1dd-f37636c07e-43813321 (acesso 22 de agosto de 2016)



terça-feira, 2 de agosto de 2016

É TEMPO DE RECOMEÇAR

É tempo de RECOMEÇAR
Meninas e meninos,
Recomeçaremos as atividades educativas em nossos colégios, estudantes e educadores, retornam das férias e, certamente todos dispostos a RECOMEÇAR, mesmo que seja para fazer qualquer coisa, porém não estamos para qualquer coisa, aliás estar para “coisa” é superficial, periférico e banal; para humanos que acreditam que pela “educação” podem mudar o mundo, não é possível recomeçar sem sonhos, sem objetivos, sem utopias.
Bem vindos, bem vindas! Vamos RECOMEÇAR no verdadeiro sentido do verbo intransitivo evocado. É tempo de COMEÇAR A SER, não ignoramos o que fomos e ou fizemos, mas olhamos para o hoje e agora e, COMEÇAMOS A SER. O EDUCADOR é exatamente isto, humano, que no recomeço PRODUZ-SE NOVAMENTE.
RECOMEÇAR após as férias é abrir-se às inúmeras possibilidades e, entre elas esta, A DE PRODUZIR-SE NOVAMENTE.
Deixe-se envolver pela fé na vida, pela fé em Deus, pela rotina diária, pelos tropeços, pelas decepções, pelas alegrias, pelas conquistas, pelo sorriso, pela esperança, pela caridade, pela misericórdia e pela certeza de que RECOMEÇANDO irás contribuir para que você e os que com você RECOMEÇAM CONSTRUAM-SE e TORNEM-SE NOVA+MENTE.
Bom semestre letivo a todos!
Professor Galiani.

01/08/2016