21 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula
Ser professor é uma tarefa que exige muito preparo. Por isso, é necessário estudar, fazer estágios, ter diploma universitário, fazer magistério e cumprir os mais vários requisitos antes de entrar em uma sala de aula. Mesmo assim, muitos professores se sentem mal preparados para dar aula, já que a teoria nem sempre cobre todas as necessidades da prática.
Por isso, temos aqui algumas que vão ajudá-lo a montar uma boa estratégia em sala de aula. O segredo está na boa relação com os alunos, em enxergá-los como seres humanos e em ajudá-los a melhorar seus potenciais. Confira!
- Mostre que há vários caminhos para se chegar a um mesmo objetivo. Não dê fórmulas prontas e diga que é o único jeito. Estimule-os a criar sempre novas soluções!
- Proponha atividades que façam sentido para os alunos. Entenda os objetivos deles e faça atividades que vão ajudá-los nisso.
- Faça com que o aluno veja suas notas como pequenas conquistas. As notas não devem ser o prêmio final, mas sim etapas para chegar ao prêmio maior: o conhecimento.
- Utilize vários recursos diferentes.Para essa geração, não há nada mais chato do que um professor que está sempre falando e escrevendo no quadro. Seja multimídia!
- Mantenha o diálogo aberto. Deixe que os alunos discutam com você, promova debates, escute e converse.
- Foque mais em competências do que em informações. Não dê informações para os seus alunos: mostre a eles como elas funcionam no dia-a-dia.
- Não se esqueça da prática. Em vez de passar páginas e páginas de teoria, ensine os alunos a aplicar aquilo que aprenderam.
- Crie uma relação de honestidade com os seus alunos. Mentir para o professor é algo comum e você só vai evitar isso se também for sincero com eles.
- Ajude-os a criar um espírito de equipe. Auxilie seus alunos a criarem grupos e ajudarem uns aos outros.
- Esteja sempre atento. Observe, escute e entenda como suas aulas estão afetando seus alunos. Pode parecer fácil, mas os professores costumam deixar isso de lado no dia-a-dia.
- Reconheça os esforços dos alunos. Mesmo quando a tarefa não dá tão certo, reconheça quando seus alunos se esforçaram e tentaram.
- Incentive-os a fazer mais amigos. Não deixe que eles se fechem em um só grupinho. Estimule-os a conhecer todos os colegas.
- Respeite a individualidade de cada um. Cada aluno tem uma personalidade, uma história e um estilo de aprendizagem que deve ser levado em conta.
- Preze pela igualdade. Não trate seus alunos de modo diferente e mostre que é uma pessoa justa. Cobre o mesmo de todos.
- Dê um tempo para o descanso. Às vezes, você tem muita coisa para ensinar e pouco tempo. Mas é essencial não deixá-los esgotados com o conteúdo. Faça pausas.
- Dê um bom exemplo. Se você quer ser respeitado, ouvido e admirado, tem que fazer o mesmo por eles.
- Mostre que você não sabe tudo.Alunos costumam ver o professor como o detentor de todo o saber. Mostre que você também tem lacunas e que eles podem ensiná-lo muito.
- Haja como um líder e incentive a liderança. Distribua tarefas, peça que uns ajudem os outros e os estimule a fazer o mesmo.
- Tenha uma boa rotatividade de temas. Ficar muitas aulas no mesmo tema pode deixar os alunos cansados e diminuir a atenção.
- Reconheça os acertos de seus alunos. Elogios são sempre válidos. Mas jamais elogie um aluno desmerecendo os outros.
- Tenha paciência. Às vezes, você vai ter que explicar uma matéria quatro, cinco, seis vezes. Faz parte do seu trabalho!
Seguindo essas dicas, você vai poder preparar uma boa aula e ficar em harmonia com seus alunos. Faça um bom trabalho!
http://mundobrink.com/blog/2016/07/21-dicas-para-criar-uma-boa-estrategia-em-sala-de-aula/?utm_source=Confirma%C3%A7%C3%A3o+de+Assinatura+de+Emails+Canais+de+Vendas&utm_campaign=f37636c07e-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_711dfde1dd-f37636c07e-43813321 (acesso 22 de agosto de 2016)
Nenhum comentário:
Postar um comentário